Qual melhor framework para desenvolvimento mobile?

Olá! Bom dia!

Quero desenvolver uma aplicação mobile para portifólio próprio. Quero fazer um app de controle financeiro em conjunto com um banco de dados local (SQLite por exemplo) e estou na dúvida sobre qual framework usar.
Já trabalhei com projeto em React Native e achei bem estranho, não pela sintaxe mas muito pela performance, além de toda a parafernalha para funcionar (Expo por exemplo) e também trabalhei com o flutter.

Gostaria de saber se tem algum framework interessante e que esteja em alta para desenvolver a aplicação. Não me importo muito com a dificuldade.

1 curtida

Não existe o melhor, existe o que resolve o teu problema. Logo a resposta é depende.

Dependendo do caso, uma aplicação com Kotlin é melhor, em outros terá que usar JNI para integrar C e C++ com sua aplicação.

Faz tempo que você começou a programar? Ficar pulando de linguagens e frameworks não é o ideal se estiver iniciando.

1 curtida

Faz 2 anos que estou estudando. Já trabalhei com React Native, flutter, com o próprio Kotlin, com Swift… No geral me dei bem com todas, tirando react native onde eu quase não consegui terminar um projeto por causa do Expo.

Já tentou o Jetpack Compose? Ele é multiplataforma também.

1 curtida

Não conheço, é um kit gráfico para desenvolvimento android?

Ele é da Google.

É relativamente fácil de utilizar, e facilmente portável de plataforma. Tenho um amigo que usa para desenvolver para Desktop, mas serve para android e Ios também.

Ah, vou estudar um pouco esse, parece bem interessante. Obrigado!

1 curtida

@guixsilva Por que você não faz em kotlin é a melhor linguagem para mobile, os frameworks é complicado da muito trabalho, frameworks foram feitos para trabalho em equipes ou empresa grande, tem muita coisa que tem que ser atualizado a cade 2 meses, é um saco.

Você acha mais fácil? Só eu trabalharia nesse projeto. Tenho medo que seja meio limitante.

Pensando em velocidade de desenvolvimento, multiplataforma, embora uma linguagem diferente, acredito que seja Flutter mesmo, é o que estou estudando pelo menos. Sou programador web, trabalho com Laravel, desenvolvo minhas próprias APIs e a capacidade de desenvolver aplicativos seria muito bem-vinda pra fazer uns freelas.