Semana passada inventei de fazer DualBoot no meu Pop!_OS com Windows 10 pra poder jogar um Valorant (maldito Vanguard), mas depois de poucos dias começou a dar problema e decidi refazer tudo hoje. Agora acabei de instalar e atualizar o Win10 e vou pra parte de instalar o Pop!_OS, que vai ser meu sistema primário, mas estou precisando de dicas porque vi várias infos diferentes por aí…
Atualmente, meu SSD tá particionado assim:
Separei 75GB pra instalação do Windows, que ele separou automaticamente em boot, restauration e disco C, e mais 75GB de disco livre pra pôr o Valorant.
Agora, com os 326GB livres, vou instalar o Pop!_OS, mas fico na dúvida de qual o melhor cenário de partição tendo em conta que vou usar o systemd-boot pro dual boot (gosto mais dele do que do GRUB). Antes, eu tinha feito:
60GB para /
8GB para /root
1GB para /boot
O restante para /home
(Não lembro de cabeça, mas era algo assim.)
Só que depois vi alguns posts dizendo que não deveria separar o /boot do / e outros dizendo que, pro dual boot, eu deveria fazer o /boot do Linux no /boot do Windows ou algo assim. Afinal, qual o cenário ideal de particionamento pra ter o menor nível de dor de cabeça possível?
Obs: o Windows 10, e não 11, é pra poder rodar Valorant com o Secure Boot desligado sem estresse. O systemd-boot, como disse, é porque acho melhor que o GRUB pela troca de sistema direto pelo terminal…
Basicamente é só seguir a instruções do particionador manual. Além das partições do windows, crie no espaço livre:
Uma partição de 1GB com ponto de montagem /boot/efi
Uma partição para o raiz. Se quiser de 60GB parece ser um bom tamanho.
Opcional, mas recomendado: criar uma partição swap (uns 4G tá bom)
Opcional: criar uma partição /home
O bafafá é sobre a partição efi. O grub ocupa cerca de 10 MB, então ele se instala sem problema na partição de 100 MB padrão que o Windows cria. Já o systemd-boot recomenda 1 GB para a partição, então vc precisa criar outra só pra ele. O ponto de montagem dele é /boot/efi.
Um ponto de montagem /boot é necessário somente em situações especiais como raiz criptografada e/ou com sistema de arquivos maluco não suportado pelo grub. Já o systemd-boot salva o kernel na partição efi, então é ZERO a necessidade de partição separada pro /boot.
So nao ficou claro pra mim essa parte onde diz que o efi do win e do pop devem ficar no mesmo fat32, eu deveria instalar um em cima do outro? Porque acabei criando um efi novo de 1gb pro pop, nesse caso eh so copiar o boot do win pra ca, certo?
Vale a pena instalar o boot do pop dentro do fat32 do win ou nao tem muita diferença? Se for o caso eu reinstalo o pop sem problemas mas nao tenho certeza de como mesclar isso