Qual melhor Distro para usuário de macOS/Windows 10?

Oi pessoal!

Tenho seguido o Diolinux há tempos e sempre achei Linux fascinante. Sou user de macOS, mas por anos também usei Windows.
Atualmente tenho um MBP como hardware principal e um Notebook Acer como backup com Windows 10. Com o suporte pela Microsoft encerrando em Outubro de 2025, vi uma ótima oportunidade para instalar o Linux nesse PC. Com isso vem a pergunta: Qual distro usar?

Confesso que tenho cogitado as que o Dio mais recomenda para iniciantes do Linux (sendo elas: Pop_OS, Zorin OS e Linux Mint) – entretanto, cogitei também a instalação do Ubuntu e Debian por recomendação de terceiros.

Preciso de um sistema que tenha mais estabilidade e que possa ter uma produtividade ok, uma vez que utilizo o PC para fins de trabalho e não pretento atualizar o PC para Windows 11.

Abs!

1 curtida
Ranking Distro Motivo principal
:1st_place_medal: 1 Linux Mint Simples, estável, pronto pra uso
:2nd_place_medal: 2 Zorin OS Bonito, familiar, leve
:3rd_place_medal: 3 Pop!_OS Workflow moderno, bom para produtividade
4 Ubuntu LTS Padrão confiável e com suporte amplo
5 Debian Ultra estável, mas menos amigável

Se quiser testar antes de instalar, você pode criar um pendrive bootável com o Ventoy ou o Rufus e rodar as distros em modo live. Assim, você vê qual delas “encaixa” melhor no seu hardware e gosto pessoal antes de fazer qualquer mudança no notebook.

4 curtidas

Qualquer uma das três que o Dio recomenda (Pop!_OS, Mint e ZorinOS) te atenderia bem. São distros bem confiáveis, e por serem baseadas no Ubuntu LTS, elas tem uma estabilidade boa.

1 curtida

Boa noite rapaz.
Muitos perguntaram o mesmo que você, recomendando distro x e distro y
Na verdade não existe “qual melhor distro” o que realmente faz uma distro ser melhor é o seu objetivo e intenção ao usá-la.
Muitos aqui possuem distros diferentes que possuem recursos diferentes, alguns usam o plasma, outros gnome, aqueles usam wayland. Entende que não há um consenso de saber quais é o melhor porque sim “todos são os melhores.”

3 curtidas

Acredito que seja realmente uma questão de experiência. Instalar, utilizar e ver o que falta p vc. Verificar se outro te atenderia. Sou ex-usuário de windows 10. Eu tentei o Mint (desktop cinnamon) e não me adaptei, apesar de toda recomendação. Então tentei o GNOME (ainda tenho instalado em dual boot). Hoje, utilizo o Kubuntu (!!!). Sério, aquele KDE que muitas vezes não é recomendado para iniciantes. Me adaptei demais.

Acho que vai por aí… testar e descobrir qual é o “melhor” p vc!

2 curtidas

Também sou usuário iniciante do Linux. Minha experiência com o Zorin OS é excelente. Fácil, leve e robusto !

1 curtida

Leve não da pra defender, mas realmente o resto é verdade.

2 curtidas
2 curtidas

Instalei o Pop!_OS. Já configurei no terminal para Dual Boot com o WIndows para ir testando e me adaptando aos poucos.

A instalação dele tem pontos a melhorar (uma vez que não possui opção direta para dual boot, mas sim apenas uma custom e você precisa fazer tudo na mão).

Sou iniciante de Linux, mas não sou um user que não sabe o que tá fazendo.
Obrigado pela resposta!

1 curtida

Pop!_OS utiliza o systemd-boot (ao invés do GRUB, usado por muitas distribuições). O systemd-boot é mais simples, mas não detecta automaticamente sistemas operacionais como o Windows. Como resultado, o Windows pode não aparecer na lista de boot após instalar o Pop!_OS.

Disponha, fórum é pra isso mesmo!

1 curtida

Fantástico! Mais uma informação para o repertório! rs

Na minha primeira tentativa ele já identificou o Windows. Tá funcionando bem.

Mas tô sentindo o Pop!_OS um pouco pesado (em relação ao Windows 10 que tem funcionado muito bem)

Ótimo!
O Mint e o Debian foram duas distros que já usei, mas não como meu “daily driver”.

Agora estou no Pop. Confesso que ainda não tive um fator “wow” com o sistema. Mas já consegui instalar tudo que preciso para meu trabalho diário.

Pena que não tem integração com o iCloud Drives =(

Não sei se o Pop tá usando o Cosmic, não é a coisa mais leve do mundo realmente.
Outro que é famoso por ser pesado é a Gnome, então evite. Leve é XFCE, LXDE, para a parte gráfica. Um sistema pode muito bem ser extremamente leve no gráfico e pesar na CPU, depende muito.

1 curtida

Obrigado pela resposta.

Acabei por instalar o Pop OS. Tenho sentido que ele não está tão “rápido” quanto imaginei. Fiz um Dual Boot com o Windows 10.

Vamos ver se me adapto bem.

Qualquer coisa, minha alternativa pode ser o Mint. Tenho receio do Zorin porque vi muitos reports de bugs.

Podemos tirar um pouco esse peso com essas dicas; Fala Ubuntu, mas serve para Pop!_OS.

1 curtida

Estou iniciando com o Pop OS.
Tem sido, de forma geral, positiva a experiência.

Encontrei alguns bugs e tenho achado o sistema pesado (em relação ao Windows 10 que tá rodando lisinho).

Fiquei um pouco receoso do Zorin OS por ter visto alguns relatos de bugs… Por isso não inclui na lista de prioridade.

Experimente expandir sua lista. Acrescente, por exemplo, Fedora e Opensuse, você irá se surpreender. :wink:
Outra coisa, pra você que usa MacOS, creio que o KDE Plasma irá agradar.

1 curtida

@msteles

O problema do opensuse que há um bloqueio em algumas modificações.

Simplesmente não te permite.

Evo tempo que utilizei tinha um número excessivo de atualizações em uma semana.

De resto não tenho que reclamar.

2 curtidas

O Tumbleweed, que é Rolling Release, realmente tem bastante atualizações, mas você não precisa atualizar direto, pode fazer uma vez por mês, ou mais, sem nenhum problema. Já o Leap, é até monótono, igual ao Debian, ótimo pra quem quer estabilidade e poucas atualizações.
Quanto a não poder fazer alterações, não sei. Mexo muito pouco nisso. Pra mim o KDE Plasma é ótimo como vem. Consigo fazer tudo o que preciso com muita tranquilidade.

1 curtida