Tenho seguido o Diolinux há tempos e sempre achei Linux fascinante. Sou user de macOS, mas por anos também usei Windows.
Atualmente tenho um MBP como hardware principal e um Notebook Acer como backup com Windows 10. Com o suporte pela Microsoft encerrando em Outubro de 2025, vi uma ótima oportunidade para instalar o Linux nesse PC. Com isso vem a pergunta: Qual distro usar?
Confesso que tenho cogitado as que o Dio mais recomenda para iniciantes do Linux (sendo elas: Pop_OS, Zorin OS e Linux Mint) – entretanto, cogitei também a instalação do Ubuntu e Debian por recomendação de terceiros.
Preciso de um sistema que tenha mais estabilidade e que possa ter uma produtividade ok, uma vez que utilizo o PC para fins de trabalho e não pretento atualizar o PC para Windows 11.
Se quiser testar antes de instalar, você pode criar um pendrive bootável com o Ventoy ou o Rufus e rodar as distros em modo live. Assim, você vê qual delas “encaixa” melhor no seu hardware e gosto pessoal antes de fazer qualquer mudança no notebook.
Qualquer uma das três que o Dio recomenda (Pop!_OS, Mint e ZorinOS) te atenderia bem. São distros bem confiáveis, e por serem baseadas no Ubuntu LTS, elas tem uma estabilidade boa.
Boa noite rapaz.
Muitos perguntaram o mesmo que você, recomendando distro x e distro y
Na verdade não existe “qual melhor distro” o que realmente faz uma distro ser melhor é o seu objetivo e intenção ao usá-la.
Muitos aqui possuem distros diferentes que possuem recursos diferentes, alguns usam o plasma, outros gnome, aqueles usam wayland. Entende que não há um consenso de saber quais é o melhor porque sim “todos são os melhores.”
Acredito que seja realmente uma questão de experiência. Instalar, utilizar e ver o que falta p vc. Verificar se outro te atenderia. Sou ex-usuário de windows 10. Eu tentei o Mint (desktop cinnamon) e não me adaptei, apesar de toda recomendação. Então tentei o GNOME (ainda tenho instalado em dual boot). Hoje, utilizo o Kubuntu (!!!). Sério, aquele KDE que muitas vezes não é recomendado para iniciantes. Me adaptei demais.
Acho que vai por aí… testar e descobrir qual é o “melhor” p vc!
Instalei o Pop!_OS. Já configurei no terminal para Dual Boot com o WIndows para ir testando e me adaptando aos poucos.
A instalação dele tem pontos a melhorar (uma vez que não possui opção direta para dual boot, mas sim apenas uma custom e você precisa fazer tudo na mão).
Sou iniciante de Linux, mas não sou um user que não sabe o que tá fazendo.
Obrigado pela resposta!
Pop!_OS utiliza o systemd-boot (ao invés do GRUB, usado por muitas distribuições). O systemd-boot é mais simples, mas não detecta automaticamente sistemas operacionais como o Windows. Como resultado, o Windows pode não aparecer na lista de boot após instalar o Pop!_OS.
Não sei se o Pop tá usando o Cosmic, não é a coisa mais leve do mundo realmente.
Outro que é famoso por ser pesado é a Gnome, então evite. Leve é XFCE, LXDE, para a parte gráfica. Um sistema pode muito bem ser extremamente leve no gráfico e pesar na CPU, depende muito.
Experimente expandir sua lista. Acrescente, por exemplo, Fedora e Opensuse, você irá se surpreender.
Outra coisa, pra você que usa MacOS, creio que o KDE Plasma irá agradar.
O Tumbleweed, que é Rolling Release, realmente tem bastante atualizações, mas você não precisa atualizar direto, pode fazer uma vez por mês, ou mais, sem nenhum problema. Já o Leap, é até monótono, igual ao Debian, ótimo pra quem quer estabilidade e poucas atualizações.
Quanto a não poder fazer alterações, não sei. Mexo muito pouco nisso. Pra mim o KDE Plasma é ótimo como vem. Consigo fazer tudo o que preciso com muita tranquilidade.