Qual melhor distro para mim?

Sou iniciante nesse mundo linux, mas pesquisei bastante e vi que para meu uso (jogar, navegar e emuladores) o PopOS e o Bazzite são as melhores opções. Instalei o PopOS e gostei, porém não ainda não consegui testar ao máximo e estou em dúvida porque não quero mais depender do windows. Qual vocês mais indiciam entre essas duas opções? Ou tem alguma outra opção melhor?

O Linux Mint é muito melhor para iniciantes que o popos tambem tem a segunda melhor opção ZorinOS.
O PopOS que saiu recentemente não ta bom nem para usuario avançado ja que eles estão criando a sua DE nova do zero esta cheio de bugs, Bazzite se não me engano é bom so para jogar ele usa sistema imutavel e tudo funciona diferente se precisar de um software especifico vai passar horas estudando como instalar, acho que o Fedora kde seria bem mais amigavel que o bazzite para um iniciante que não tem preguiça de ler e desiste na primeira dificuldade.

tenho uma rtx 5060 ti. Ela tem boa compatibilidade com o Zorin e o Fedora KDE?

Sim, tem que instalar os drivers da Nvidia, mas é para funcionar tranquilamente. Se eu fosse você, instalaria o Linux Mint e depois de ficar mais familiarizado com o sistema, pensaria em mudar para outras.

Bazzite é um sistema melhor pra fazer um PC pra jogos, não acho que seja muito prático no dia a dia. Já o Linux Mint geralmente é o go-to pra quem quer começar com Linux.

Sobre a nvidia, você precisa instalar os drivers (nvidia-open ou nvidia-open-dkms) pra funcionar bem. Acho que num geral não existe incompatibilidade entre distros, mas eu sei que bazzite com nvidia tem grandes chances de não funcionar. O Bazzite depende de um compositor chamado gamescope que é bem bugado com driver da nvidia, mas a valve já esta trabalhando com a nvidia pra resolver.

Agora uma dica que pode te ajudar no futuro, é que a maioria das distros são systemd e no fundo são praticamente a mesma coisa. Muda o gerenciador de pacote, muda a estratégia de atualização, mas no final das contas são GNU/Linux com pacotes pré instalados. Então nada te impede de instalar, por exemplo, um Fedora KDE, aí desinstalar o KDE Plasma e colocar Gnome no lugar. Então você pode pegar uma distro qualquer pra aprender o básico, experimentar com o DE e com outras configurações sem precisar ficar reinstalando toda hora.

Entendi que você não teve problemas com o PopOS, apenas quer saber se te mais alguma coisa “legal” por aí. E tem, muitos. Você está beirando a um novo hobby que é conhecido como “Distro Hopping”, ou seja, aquele novo usuário que sai instalando todas as distros que viu pela frente para simplesmente ver como é.

Acho que vai ser bem inevitável você viver isso, pois a maioria aqui já fez ou anda fazendo isso.

No final você vai aprender que, existem distros “bases” e o que muda é algo muito particular do criador. Por exemplo, eu uso Mint.

O Mint vem do Ubuntu, o Ubuntu vem do Debian. Isso aconteceu porque o Debian é extremamente fiel a sua própria ideologia de manter softwares que estão na sua melhor versão de estabilidade. Também é muito complicado personalizar e mudar a distro, colocar um app diferente ou drivers proprietários.

Com isso nasce as distros baseadas, que no caso veio o Ubuntu, aí a fabricante começou a adotar ou fazer coisas que não agradaram tanto os usuários que esses que saíram, resolveram criar o Mint que é o melhor de cada coisa. (Coisas boas do Debian e coisas boas do Ubuntu) Removendo tudo aquilo que a maioria concorda que não é legal.

E adivinha, o PopOS é baseado no Ubuntu. rs – Então em resumo, se você instalou o PopOS, rodou seus programinhas, vai ser feliz. Não fica perdendo tempo testando distro, a não ser que você queria ter um novo hobby.

Caso você queira sair instalando tudo, é melhor separar um pendrive, um SDD e café. rs

Abraço.

Seja muito bem-vindo ao maravilhoso mundo do Linux.

Minha resposta clássica. Só você pode avaliar uma coisa dessas, pois, não é você que vai usar o computador?

Teste, teste muito, teste até chegar na distro que melhor lhe atende e que mexe com o seu coração. :grin:

Não tente abreviar essa missão nem terceirizar uma coisa que só a você interessa.

Depois que escolher, se aprofunde, se dedique em conhecer ao máximo a distro de sua escolha.

Tem muito material aqui no fórum e pela internet afora para conhecer o básico e as características das distros, isso pode te ajudar bastante dando um certo rumo para sua missão. Portanto, pesquise. Sem preguiça. :wink:

Muito obrigado pelas dicas, não só a você mas a todos. Instalei o Zorin OS como uma dica de um amigo la de cima, e cara, que sensacional! Extremamente fluído, bonito e usual. Estou apaixonado por esse mundo linux, quem sabe mais pra frente não sou eu dando essas dicas para um novo iniciante rsrs

Olha eu to usando o Bazzite pro meu dia a dia no meu desktop e tá bom. No meu note estou usando o Cachy OS.

Bem, Como você é iniciante, pode ser que o Cachy não seja a melhor indicação. Já o Bazzite deve funcionar muito bem ai.

Agora tem uma outra distro, e essa é brasileira, que eu testei e me surpreendeu. Até pra jogo ela parece bem boa. Me refiro ao Policorp Linux 13, baseado no Debian 13 com Kernel 7.0.6.

Outra opção, também, muito boa e que deve te servir bem também, é o Zorin OS 18. Já testei ele, funciona bem e achei muito completo.

O que não me agrada muito no Policorp e no Zorin OS é o fato de usarem uma DE Gnome modificada ao estilo Windows. No mais, quando usei eles, funcionaram bem aqui.

Bom, como disse, eu estou usando o Bazzite e o Cachy OS, ambos com KDE Plasma e estou bem satisfeito no geral. Meus dois computadores são Intel da mesma geração e antigos. Um tem GPU Nvidia e o outro tem uma IGPU Intel HD Graphics.

Descreva aqui seu computador que fica melhor de indicar distros. Contudo, saliento, que você precisa testar e ver qual a distro te atende melhor.