Sou iniciante nesse mundo linux, mas pesquisei bastante e vi que para meu uso (jogar, navegar e emuladores) o PopOS e o Bazzite são as melhores opções. Instalei o PopOS e gostei, porém não ainda não consegui testar ao máximo e estou em dúvida porque não quero mais depender do windows. Qual vocês mais indiciam entre essas duas opções? Ou tem alguma outra opção melhor?
O Linux Mint é muito melhor para iniciantes que o popos tambem tem a segunda melhor opção ZorinOS.
O PopOS que saiu recentemente não ta bom nem para usuario avançado ja que eles estão criando a sua DE nova do zero esta cheio de bugs, Bazzite se não me engano é bom so para jogar ele usa sistema imutavel e tudo funciona diferente se precisar de um software especifico vai passar horas estudando como instalar, acho que o Fedora kde seria bem mais amigavel que o bazzite para um iniciante que não tem preguiça de ler e desiste na primeira dificuldade.
tenho uma rtx 5060 ti. Ela tem boa compatibilidade com o Zorin e o Fedora KDE?
Sim, tem que instalar os drivers da Nvidia, mas é para funcionar tranquilamente. Se eu fosse você, instalaria o Linux Mint e depois de ficar mais familiarizado com o sistema, pensaria em mudar para outras.
Bazzite é um sistema melhor pra fazer um PC pra jogos, não acho que seja muito prático no dia a dia. Já o Linux Mint geralmente é o go-to pra quem quer começar com Linux.
Sobre a nvidia, você precisa instalar os drivers (nvidia-open ou nvidia-open-dkms) pra funcionar bem. Acho que num geral não existe incompatibilidade entre distros, mas eu sei que bazzite com nvidia tem grandes chances de não funcionar. O Bazzite depende de um compositor chamado gamescope que é bem bugado com driver da nvidia, mas a valve já esta trabalhando com a nvidia pra resolver.
Agora uma dica que pode te ajudar no futuro, é que a maioria das distros são systemd e no fundo são praticamente a mesma coisa. Muda o gerenciador de pacote, muda a estratégia de atualização, mas no final das contas são GNU/Linux com pacotes pré instalados. Então nada te impede de instalar, por exemplo, um Fedora KDE, aí desinstalar o KDE Plasma e colocar Gnome no lugar. Então você pode pegar uma distro qualquer pra aprender o básico, experimentar com o DE e com outras configurações sem precisar ficar reinstalando toda hora.