Qual melhor antivírus/removedor de vírus gratuito?

Qual o melhor antivírus gratuito pra reconhecer e remover todo tipo de vírus?

Conheço o Kaspersky, Bitdefender, Malwarebytes e Avira. Qual o melhor pra celular?

1 curtida

O melhor no momento é o Kaspersky

1 curtida

Olha só amigo, mandei o link de download de um apk de versão antiga pro virustotal (o arquivo APK estava upado no one drive e compartilhei o link pra por no virustotal) e de todos os negócios só um tal de Lumu detectou malware. Passei o Kaspersky, Malwarebytes e Bitdefender no celular, não os tinha instalado tive que instalar, usei um de cada vez, instalando e desinstalado pra instalar o outro sem dar conflitos, e todos não detectaram nada, porém depois passei o Avira e detectou riskware que pelo que eu entendi era falha de segurança no app pq era versão de 2017, daí por ele apaguei o apk. Já passei o Avira mais duas vezes e diz que agora está protegido tudo ok.

Mas ainda estou em dúvida se realmente tenho algo no celular ou não.

Leve em consideração que pode ser um alarme falso.
O avira tem muito disso, informa um vírus que não existe.

O próprio celular já vem com um antivírus dependendo da marca.

2 curtidas

:wave:t2: Quando eu usava o Wndows para tudo meu antivirus era o Avast. No meu smartphone que eu usava bastante no trabalho, também usava o Avast. Nunca tive problemas com este antivirus. Quando montei meu PC Gamer com Windows 10, como o computador era apenas e exclusivamente para jogos, então o Windows Defender trabalhava muito bem e não interferia em nada. Hoje uso Android mais puro possível Motorola G7 Play e o laptop com o Arch não tem antivirus.

Antivirus é uma questão talvez pessoal e de acordo com o tipo de uso. Mas independente se é Windows, Sistemas Operacionais da Apple, distros Linux based, home, servidor, se tiver dados de outras pessoas e $$$ envolvido é de suma importancia ter antivirus(anti malware) instalado e também um conhecimento para não sair clicando em tudo que ve pela frente. Lembre-se não existe antivirus para Seres Humanos…

Para o meu tipo de uso no laptop não preciso de antivirus e no smartphone que é bem minimalistico eu passo todos os dias o Play Protect que fica na Play Store da Google onde atualizamos os aplicativos. Tenta passar o Play Protect para ver se ele acha algo. :pray:t2:

4 curtidas

É meu receio ficou pelo tal do Lumu Technologies no virustotal ter detectado malware, foi o único no virustotal que detectou algo. Será que foi falso então?

Não sei…

Mas leve em consideração que pode ser falso, até porque foi o único…

Tem uma empresa que faz testes e é confiável

Não entendi bem o site que vc deu o link amigo, mas pesquisei por Lumu nele e não mostrou nada.

No virustotal mostra assim

Você pode usar o virus total online como uma segunda proteção .

Ele limpou o arquivo

Este é um teste que fizeram em março.

O lumu não encontrei nada sobre ele em uma rápida pesquisa que fiz.

A melhor proteção é clicar somente em link confiável.

Email
Se receber email de bancos e etc…, veja o email de origem e se bate com a url do banco

A url é do meu one drive, eu tinha upado o apk pra não perder já que é uma versão antiga. Daí peguei o link pra compartilhar o apk e botei no virustotal

Esse lumu é um link, como mostra no virustotal.

Limpando o navegador já resolve o problema.

Mas mesmo se eu usar o virustotal na aba anonima aparece o Lumu identificando como malware, desculpa tô bem confusa :blush:

Você está falando do celular…

Entre no navegador que vc usa, vá em configuração, procure por privacidade e pede para limpar, mas atenção, pede para lumpar tudo e não só os mais recentes…

Limpará tudo

Cache
Histórico
E etc…

Fechevo navegador e faça este processi de novo com virustotal

Eu tô vendo o virustotal pelo notebook, não cheguei a ver pelo celular. Vi em outro sistema também, e aparece a mesma coisa. Pelo que vi a empresa Lumus é de segurança, será que detectou o mesmo riskware que o Avira detectou no celular?

Já tentou limpar o navegador do note?

Limpe tudo, não só recentes…

Dos listados, ficaria com o BitDefender. É o mais rápido e o que consome menos recursos, além de estar entre os mais eficientes.
O VirusTotal é um site muito bom para isso que você fez. Mas tem que ter certa “interpretação” com ele.
No seu caso, como foi apenas uma ferramenta que identificou o arquivo como malware e, ainda por cima, uma ferramenta não muito conhecida (ou melhor, totalmente desconhecida - :slight_smile: ), EU não levaria em consideração.

Mas concordo com quem disse aí em cima que “não existem antivírus para seres humanos”. O melhor antivírus é o seu comportamento. Não instalar nada de fontes desconhecidas, não clicar em links recebidos (SEJA DE ONDE FOR), sempre desconfiar de qualquer arquivo desconhecido.
Tomando cuidados básicos, dificilmente será infectada.

2 curtidas

Será que eu fiz certo de por a url de compartilhamento do apk do one drive ou eu deveria ter feito de outra forma? Acho que tem como botar o arquivo ali mas eu não tenho mais o arquivo baixado e já desinstalei o apk.

Pois é, e eu passei vários antivirus no celular e não detectaram nada, só o Avira que detectou riskware que acho que é pelo app ser uma versão de 2017. Acho que ou é falso positivo ou identificou o riskware também mas não diz que é riskware.

Quando você coloca o link, o que está fazendo é compartilhando aquele arquivo com quem tem o link. No caso, você não sabe se vão tornar este link público ou não.
Mas você pode “revogar” o acesso pelo Onedrive, definindo uma data de validade, uma senha ou alterando as configurações do link.

Acredito que tenha sido isso.

Nisso tá tudo bem, quem pegasse o link de compartilhamento do apk só teria acesso a ele, certo? A minha duvida era se o virustotal lia melhor se eu enviasse o arquivo ou a leitura também é boa se ele ler a url de compartilhamento :blush:

Certo, mas dependendo do tipo de compartilhamento (com permissões de edição é o padrão no Onedrive), a pessoa poderia “modificar” esse arquivo. :slight_smile:

Dá no mesmo. Ele vai “pegar” o arquivo para analisar. :slight_smile: