Qual me indicam neste caso?

Pessoal, estou com um notebook antigo, um Inspiron i14 R da Dell. Specs:

Intel i5 2430M 2.4Ghz
Ram: 4GB
Video: Intel HD Graphics 3000 + AMD Radeon 6470M
HD: 500GBs

Atualmente, ele está com Windows 10 e está MUITO lento. O Mint Cinnamon daria certo nesse note? Ou teria de usar uma flavor mais leve do Mint?
Sobre indicações, quero os mais tranquilos de usar.
Grato.

1 curtida

Pode usar qualquer versão do Linux Mint, ele só oferece versões leves.
O site de download do Linux Mint oficial é este:

2 curtidas

Grato pela resposta. Qualquer flavor daria certo com o hardware que coloquei acima?

O mais leve dos 3 é o XFCE, mas a diferença é muito pouca.

1 curtida

Linux Mint com XFCE é o que eu mais gosto.
O Zorin até roda mas roda sofrendo.
Se quiser extrair até a última gota do Hardware, você pode apelar para AntiX Linux ou então Bodhi Linux.

2 curtidas

Sim, a maioria das distros rodam em hardwares modestos

Eu até pensei em dar um upgrade pra SSD, mas preciso aprender a montar o SSD nele pra querer fazer upgrade(e tem pra esse note).

Renato, colocar um ssd ajuda sim, principalmente no inicio do sistema e ao abrir programas.

Zorin Lite se quiser excelente perfôrmance ainda mantendo um visual aceitável.

1 curtida

Eu percebi. Meu Windows 11 no desktop roda sob SSD, uma melhora tremenda de desempenho.

E sim, também me importo com o visual do sistema. Mas gosto do visual bonito do Mint. Também pensei no BigLinux, mas não sei se daria certo. BigLinux tem um visual muito bonito.

Segue a lista de sugestões (risos):

• OpenSuse Leap
  • Tiger OS
  • Fedora

Sugestões para PC fraco, mas sem muita possibilidade de customização da hora:

• Bodhi Linux
  • LocOS
  • Lite OS

Arch Linux

1 curtida

Parceiro, independente do sistema que usar, na hora que abrir 3 abas no navegador vai estourar essa RAM. Até pra celular 4GB é pouco hoje em dia. Coloque mais RAM nele, é super barato porque as memórias DDR3 que eles usa estão super baratas hoje em dia.

Quanto ao sistema, o Mint ou Ubuntu vão funcionar bem, mas se for realmente usar com 4GB recomendo o Mint com XFCE ou Xubuntu. Mas aí volta o problema do navegador…

Uso computadores com 4Gb de RAM há muitos anos, com três ou quatro abas abertas no navegador, seja em distro Linux, seja em Windows, e o sistema operacional se entende com o hardware, entregando um funcionamento adequado.

Já que a máquina em questão vem com HD, uma boa opção de swap na distro Linux é a ZRam, pois vai direcionar o swap para um segmento compactado na memória RAM, garantindo velocidade.

Pode ir de Linux Mint sem receios. É leve, completo e prático. O projeto do Mint já tem tradição no Mundo Linux, e continua bem ativo. Para o computador em questão eu optaria pela versão em MATE, quase tão leve quanto a versão em Xfce, só que mais bem trabalhada.

3 curtidas

Qualquer distro roda nesse hardware. Até início desse ano eu estava com meu note rodando Zorin OS 17. Muito similar ao seu, um i3-3110M com 8GB de RAM. Porém era com SSD, então nesse caso recomendo alguma distro leve só por causa do HD.
Xubuntu ou Linux Lite são boas opções.

Olá rapaz.
Vá de xfce
Lembre-se que você tem 4GB de ram e parte dessa ram será compartilhada com o vídeo onboard do note, então vá de distro xfce.
Você tem inúmeras opções:
MX linux xfce
Lubuntu xfce
Linux lite xfce
Fedora xfce
Cali linux xfce
Peppermint xfce
MiniOS

Achei que só a Intel que puxava RAM pra VRAM. a 6470M era marketada como tendo 1GB de VRAM na época que comprei esse note.
Tem algum XFCE com visual bom?

Você pode visitar o site das distros que a galera te recomendou e verificar quais delas te atende melhor.

2 curtidas

Muita gente respondeu muita coisa, recomendaram até Arch pra um iniciante kkkkk que isso rapaziada, tão loucos de pó?

(Certamente ficaria leve, mas não é pra iniciante, sejamos sensatos galera)

Amigão, vai de mint cinnamon, é o suficiente, depois q se acostumar pode trocar pra outras coisas mais leves caso o cinnamon nao consiga deixar o sistema responsivo o quanto vc gostaria, de resto acho que vc ta no caminho certo.

3 curtidas