Qual marca de placa de vídeo vale a pena?

Pelo preço e suporte, qual vale a pena comprar?

Nvidia, amd ou intel?

Nvidia se voce quer as tecnologias da Nvidia, pra IA e tudo que AMD ainda é precário. AMD é bom pra quem usa Linux e quer apenas jogar e gasta menos. Intel é boa também mas tem que ter um hardaware moderno para usar, em hardaware antigo sem resizable bar fica muito limitada, além de que já escutei muito que drivers da Intel não são tão maduros quanto da Nvidia e AMD, mas se voce quiser paga barato e ter um pouco mais de VRAM que as outras 2 oferecem, pode valer apena. Enfim, tem que analisar os pós e contra de cada um e ver qual vale mais apena.

Estava pensando intel.

Não quero nada excelente. Mas que tenha suporte para alguns jogos e etc…

Se seu maior interesse é jogar e ter uma boa experiência geral, AMD é o melhor investimento - DESDE QUE - o que você quer jogar não dependa de tecnologias da NVIDIA.

Intel está melhorando, mas todo mundo que eu conheço que comprou uma ARC fez o possível para migrar assim que consiguiram.

:vulcan_salute:

Ok.

Vou começar a pesquisar.

O problema da nvidia, além de ser mais cara. Tem tempo de uso curto.

Pelo menos é o que vejo.

Praticamente todos os fabricantes dão em média 10 anos de suporte, então, se você pegar uma série recente como a 40 ou 50 provavelmente não terá preocupações por um bom tempo. Não recomendo se aventurar em NVIDIA mais antigas como séria 16xx ou 20xx porque provavelmente a vida útil será mais curta.

O principal ponto fraco da AMD é que existem ao menos 3 drivers “oficiais” que não são compatíveis entre si em termos de recursos, já foi divulgado que seria criado um quarto driver que iria aposentar os demais, mas que eu saiba nada usável foi liberado ainda.

É a 3050?

Hoje é melhor no mínimo 12G?

O que vai ditar a placa são seus jogos, uma 3050 pode funcionar bem para jogar em 1080p com algumas concessões nos gráficos, se estivermos falando de jogos AAA.

Minha sugestão é dar uma verificada na lista de jogos que você curte e fazer uma média das configurações recomendadas.

Usei durante muito tempo uma 3060ti de 8Gb e ela tocava muito bem jogos em 1080p e alguns em WQHD fazendo ajustes. Quando peguei um monitor 4k dava para ver que era sofrido para ela. Mas, eu costumo jogar títulos pesados, mesmo que não sejam lançamentos.

Tirando por essa base e depois de estudar sua lista, acredito que você já vai ter maís informações para decidir.