Salve, @mobostar0101
a única vez que eu tentei criar um Live Pendrive com Persistência, foi com o Knoppix, uns 10 anos atrás. – O Knoppix é uma distro feita exatamente para uso Live, inclusive é feita para não receber atualizações. – Não recomendo. O método de “instalação” dele em Pendrive é trabalhoso.
Falo dele, apenas para citar minha decepção com persistência, na época. – Me pareceu útil para quem trabalha com manutenção de PCs, pois a vantagem de ter um Pendrive de uso quase diário, durante meses seguidos, acaba “pagando” o esforço de criá-lo. – Ou então, para quem viaja muito (a maior parte do tempo, ou durante longos períodos), e prefere carregar um Pendrive, em vez de um PC portátil. Mas tenho dúvidas sobre isso, pois hoje em dia os portáteis são muito mais leves e práticos, do que antigamente.
Usei meia-dúzia de vezes, e nunca mais. Valeu pela experiência, só isso. – Ter várias distros em dualboot, substitui perfeitamente – pois cada distro já está completa, configurada com tudo que eu preciso… para fazer qualquer manutenção nas outras distros, como se fosse uma sessão Live (“externa”, “de fora”, em relação às outras).
Agora, uma dica que eu (quase) não cheguei a usar, são as “ferramentas Refracta”, que vêm na ISO do Devuan Xfce: – Refracta Snapshot, Refracta Installer, Refracta2USB:
Usei só 1 vez, por poucas horas, ao instalar o Devuan Xfce – e nunca mais pensei nisso.
Existe também o Refracta OS, baseado no Devuan, mas eu nunca experimentei:
Ultimamente, tenho lidado mais com o MX Linux. – Ele tem uma pá de ferramentas e recursos específicos para facilitar “Live Pendrive com persistência” – mas nunca mexi com esse lado da força, por isso não posso recomendar nem deixar de recomendar. Só posso dizer que o MX Linux é bacana… no PC de mesa (com KDE, claro).
Tudo que você alterar na sessão Live (inclusive, softwares que vc adicionar), é automaticamente incluído na “instalação” – sendo que você pode “instalar” num Pendrive, em vez de num SSD do PC. – Por isso, é preciso fechar todos os aplicativos, ao iniciar a “instalação”.
A parte de “persistência” é definida durante o processo – mas essa parte eu não experimentei.
Infelizmente, a turma do antiX / MX Linux tomou uma medida drástica. – Todos os sites, blogs, fóruns, estão sofrendo ataques, e usam uma etapa de verificação antes de permitir o acesso. – Mas eles optaram por algo mais radical (baniram o Brasil inteiro). Quem é do Brasil, deve enviar um email, para receber uma permissão individual. Ainda estou procrastinando.
Não foi isso que você pediu – mas talvez possa ser de alguma utilidade.