Qual linux é a melhor opção para meu notebook

Boa tarde pessoal, meu velho notebook guerreiro não esta aguentando o windows de forma nenhuma, so roda liso com o windows 7, o que fica inviável nos das de hoje.

seguindo algumas recomendações do youtube, instalei o Zorin OS, mais a versão lite dele não existe no site, acabei instalando a versão core, que e por onde estou digitando no momento, ela ate roda bem, mais trava constantemente para abrir aplicações, e quando abro a terceira aba do navegador

por ultimo, pode parecer obvio, mais é bom mencionar, que não pretendo jogar ou editar videos e fotos nesse pc, o uso vai para coisas basicas do dia-a-dia.

peço por favor que me ajudem, humildemente peço

3 curtidas

O ZorinOS Lite será descontinuado após a versão 17 após a versão 18, por isso talvez não esteja aparecedo no site para você. Você pode testar o Linux Mint com Xfce. Só um adendo, existem vários tópicos no fórum com o mesmo tema “Recomendação de distro para PC fraco”, ou títulos similares. Recomendo a pesquisa para evitar de triplicar postagens e ajudar a mater o fórum organizado :vulcan_salute:

3 curtidas

O Zorin Lite será descontinuado após a versão 18, com atualizações e suporte até junho de 2029.

O Zorin Lite 17 pode ser baixado no link acima ou, mais diretamente, neste link.

4 curtidas

Tenho um laptop similar, ele roda o Linux Mint padrão sem problemas, se quiser uma alternativa mais leve, tem o Mint XFCE. Entretanto, independente do sistema operacional, alguns sites mais pesados ficarão meio travados.

2 curtidas

Cara, tenta o Mint ou o Loc-OS, ambos são rápidos e leves. Se caso opte pelo Loc, a versão KDE é meio “abandonada”, cabendo ao usuário cuidar de qualquer inconsistência… Outra opção que acho que pode ajudar é o Tiger OS, mas esse acho que pode travar um pouco.

Qualquer um. A resposta para essa pergunta somente você poderá responder. Comece se perguntando para que você vai usar esse computador. É para navegar na internet? Jogar? Assistir filmes? Rodar um servidor 24/7? Todas as distros são iguais, só muda o repositório, package manager e wallpapers que vem pré-instalados com outros programas.

Linux mint ou Peppermint

Sua cpu é de dual-core 2.30ghz e 6 de ram tá ótimo, além do recomendado.

1 curtida

Recomendo o Linux Lite.
cpu de 1ghz, 768m de ram e 8gb de espaço

Minha sugestão é que tópicos como este e outros na mesma linha tenham seu título genérico alterado para algo como “Distro para computador com (nome do processador) e (quantidade de RAM)”.

No mais, esse computador com T4500 e 6 Giga de RAM aceita bem qualquer distro atual. Até porque, pelo que vejo, está com um SSD. O Zorin Core nem deveria estar com travamentos.

Tenho um laptop que foi lançado na mesma época do computador em questão, e testei sistemas de base Linux nele sem grandes problemas, mesmo instalando-os num HD. Fiz uso básico desse notebook até ano passado com o Xubuntu 22.04, sem queixas quanto ao desempenho do navegador.

1 curtida

Experimente o Linux Mint. Já rodei ele em notebooks piores e ele rodava liso.

Obs: Verifique se o sistema não ta travando por estar usando um HD em vez de um SSD. Se for isso vai travar em praticamente todas as distros.