Qual linguagem escolher para automatizar tarefas?

Pessoal, estou estudando Linux e com ele quero aprender uma linguagem para automatizar tarefas e criar softwares. Então, queria saber qual é melhor entre Python e Shell para fazer. Meu objetivo é criar softwares via linha de comando e mais pra frente com interface gráfica. Agradeço desde já a dica de todos.

2 curtidas

@llofyy shell script serve para automatizar tarefas do sistema operacional Gnu/Linux e até permite criar alguns tipos de aplicações novas para o sistema. Porém, comparando com o Python, shell script para programar novas aplicações é bem limitado. Se seu objetivo é automatizar tarefas do sistema, use o shell script, se é criar softwares, use Python. Inclusive dá pra combinar ambos as linguagens em uma única aplicação, sinceramente só vejo vantagem nisso para tornar uma automatização de tarefa + “user-friendly” para o usuário.

5 curtidas

Vi várias pessoas automatizando tarefas com Python, se consigo usar ele para fazer isso, e como ele é melhor pra criar aplicações, acho que nesse contexto ele seria a melhor escolha, não?

@llofyy provavelmente usaram uma combinação de ambos, o Python pra fazer a chamada de uma tarefa do sistema utiliza sintaxe própria que interage com o shell do sistema.

2 curtidas

Sim, provavelmente fizeram isso. Vou dar uma pesquisada a fundo e ver se vai ser uma boa.

1 curtida

Olá @llofyy, tudo bem contigo? Eu não acredito que exista uma linguagem “melhor”, existe sim, aquela que atende a sua necessidade e em que você consegue se aprimorar.

Dificilmente você vai fazer algo em 100% Python para o tipo de tarefa que você citou, porque estará muitas vezes chamando funções do sistema ou se aproveitando de funções já implementadas para que você não tenha que codificar tudo do zero.