Qual Kde mais leve e estável para notebook com 4gb ram?

De brinde, recomendo a leitura do tópico criado pelo @Natanael.755

3 curtidas

Bem vindo! Você chegou a testar alguma distribuição utilizando uma máquina virtual?
Eu sempre recomendo a pessoa mesmo testar as distribuições antes de instalar na sua máquina de trabalho, inclusive é o que eu faço.
Isso é importante para garantir que os programas que você usa vão funcionar corretamente e se você se agrada com a distribuição. Como você parece que gostou do KDE como interface eu também recomendaria testar o Kubuntu. Mas tem outras opções bem amigáveis pra quem está começando, como o Linux Mint (que usa a interface do Cinamonn) ou o Zorin (que usa uma versão customizada da interface do Gnome).
Estas três distribuições tem boas lojas e facilitam para instalar e remover aplicativos do sistema.

6 curtidas

Como você trabalha com audio e eu não sei se esses programas que você citou tem versão para Linux, eu recomendaria você dar uma olhada também no canal do Vartroy Tecnologia. Ele usa o Kubuntu e o KDE Neon como distribuições e trabalha com produção de audio e música só com Linux, quem sabe te ajude.

3 curtidas

Obrigado pelas dúvidas tiradas. Me deu um bom norte pra decidir qual vou escolher. Vou dar uma lida nesse tópico sim!

1 curtida

Verdade, bem lembrado. Vou rodar na máquina virtual antes pra ver se vai funcionar esses programas mesmo. Que bom que achou alguém que trabalha com produção de áudio também, vou ver o canal lá. Valeu!

1 curtida

Estou usando o Debian 11, com KDE Plasma 5.20 e estou gostando bastante. Não é a última versão do Plasma, mas não tem muita diferença. O workflow da interface é praticamente o mesmo, independentemente da distro. Mas eu decidi mudar para o Debian por causa da estabilidade (estava usando o Arch com KDE antes).

Porém, o Debian não é tão recomendado para iniciantes. Não é difícil instalar ele, mas configurá-lo pode ser um pouquinho chato. Mas se quiser tentar ele, esse tópico aqui tem umas dicas muito boas de instalação e configuração do Debian. O que você faria diferente ali seria escolher instalar o KDE, em vez do GNOME.

Uma outra opção seria o Kubuntu 20.04 LTS, ou o KDE Neon. A vantagem do KDE Neon é usar a base sólida do Ubuntu LTS, mas com a última versão do Plasma, sendo um sistema meio rolling release.

3 curtidas

Eu tenho um PC com 4 GB de RAM, e qualquer ambiente plasma roda tranquilamente aqui.

Tenho uma placa de vídeo NVIDIA, e já usei tanto com e sem os drivers e o desempenho foi praticamente nulo.

Mas eu não faço edição de vídeos, sou (infelizmente) quase um programador por fazer uma faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, então o que eu tenho me atende perfeitamente.

2 curtidas

Valeu, vou testar esse também! Tentei procurar aqui e não achei a iso dessa versão. Você tem o link pra me mandar?

Po, bacana! bom saber disso, vou ver se comigo roda bem também. Valeu!

Olá, @bittenco, como vai? Eu tbm trabalho com produção de conteúdo e minhas recomendações, além da acima, são:
1. Mantenha o dual boot: nem tudo que vc está acostumado vai ter seu equivalente na mesma potência numa distro Linux. Ao mesmo tempo, force-se a usar a distro, assim vc vai se habituando às novas ferramentas, sem perder seu ritmo de produção
2. Há substitutos para praticamente tudo o que você usa: alguns aí eu não conheço, mas para cada um deles vale a pesquisa no alternativeto.net. Faça a busca e teste. Para o Traktor, há o MIXX, que reconhece controladoras de DJ (no entanto, é um pouco enjoado de usar com HD externo); para edição de vídeo, há o Kdenlive; para baixar músicas, o Transmission funciona bem como cliente de Torrent
3. Teste programas no Windows: praticamente todas as alternativas que vc encontrar que sejam opensource costumam ter versões Windows. Vc pode instalá-las, examiná-las em busca de diferenças e aí se acostumar a elas previamente. Ajuda na migração
4. Escolha a interface correta ao hardware: 4 GB é suficiente, mas longe do ideal para criar conteúdo. Eu ocasionalmente sofro com meus 8 GB, já que tem uns apps que puxam bastante RAM e processamento (abrir Kdenlive, múltiplas Inkscape - para criar artes vetoriais - e o Fontbase - para gerenciar minhas fontes - costuma dar travadas pelo uso no arquivo de paginação - no Linux se chama swap e pode ser uma partição, como meu caso). Considere usar uma interface gráfica bem leve e que não use o tal Snap (Linux Mint XFCE é uma boa sim, mas há outras opções como Zorin OS Lite - espere sair a nova versão, se der tempo - e Manjaro XFCE) e pense se pode colocar mais 4 GB de RAM. Vai ajudar!

É isso, complementando as dicas acima - essa do canal Vartroy é excelente, superrecomendo vc olhar o que tem lá

4 curtidas

A única desvantagem que eu acho do Debian é que a instalação padrão dele vem com muito bloatware. Eu particularmente instalo apenas o sistema, sem interface grafica, e depois eu instalo manualmente o pacote kde-plasma-desktop e o sddm, pra ter uma instalação mais enxuta, e depois vou instalando o que preciso.

1 curtida

Ah sim entendi. É um pouco mais complexo pra mim que to começando agora, mas vou deixar salvo essa versão pra testar mais pra frente.

1 curtida

Ótimas dicas pra minha migração realmente, eu nem estava pensando nisso antes de decidir colocar o Linux, vai ajudar bastante. Sobre os 4GB eu realmente quero colocar mais 4GB pelo menos, mas por enquanto não consigo. Eu tenho um SSD que está rodando o sistema do Windows aqui, isso ajudou bem.

2 curtidas

O SSD ajuda muito no boot e na hora de abrir os programas, mas com o uso eles vão ocupando RAM e lerdam. Uma coisa que te recomendo tbm é usar uma swap grande, pq algumas dessas coisas puxam bastante memória mesmo

1 curtida

Série de bons conselhos e boas recomendações! Esta comunidade brilha!

Meu pitaco é recomendar distros “montadas” para trabalhos em áudio e vídeo:

. Ubuntu Studio
. AV Linux

3 curtidas

Seja bem-vindo, o KDE Plasma mais leve por padrão que conheço é o do Q4OS:
https://q4os.org/
Mas, todos os Plasmas serão mais ou menos a mesma coisa à parte características dos próprios sistemas operacionais e a customização do usuário.

2 curtidas

Concorrente forte de “o KDE mais leve” é o tipo Performance do BigLinux!

4 curtidas

Fazem muitos anos que não o testo.

Regata OS também é bastante otimizado, mas não sei se é “mais leve”.

1 curtida

No meu notebook o RegataOS carrega com uns 450 Mb de RAM ocupada. O que é muito bom.

2 curtidas