Qual interface gráfica devo escolher e por quê? Estou fazendo a instalação do Debian 12. Meu PC é fraquinho, já testei o KDE e não gostei, parece lento. Queria ter um desktop básico, tipo um windows, que tenha uma perfomance boa e seja moderno e simples, minimalista. Obrigado!
XFCE talvez seja uma boa escolha.
Não sei como anda o Mate no Debian, mas com alguns ajustes e personalização creio que fique mais “cara de Windows” que o XFCE. Outras DE’s mais modernas são mais “pesadas” que o KDE, então não acho que um Budgie, Gnome e afins rode melhor. Se o Mate não lhe agradar, arrisca um Cinnamon.
Ta tudo bem, só que o Windows não serve de base para minimalismo, o Windows vem entupido de bagulhos, ele tem ate assistente virtual a Cortana. Sim a Cortana faz parte da DE do MS Windows e tudo o resto que vem junto.
Tem DE como o I3 que é somente janela de tão minimalista.
Vai de XFCE, ele puro é meio feio (no inicio eu tive um certo preconceito kkkk), mas a liberdade de personalização é absurda.
Deixo aqui o meu de exemplo:
Tem o Ubuntu MATE 22.04, que tem como configurar para se parecer com o Windows. E ele fica mais ou menos assim:
Claro que eu aqui tinha dado uma mudada em algumas coisas (como adicionar a data no indicador de Hora e a Porcentagem da Bateria junto com o tempo restante). Mas no geral é assim que esse leiaute se parece.
Mas claro, tem outras opções como o Mint com o MATE ou o XFCE que são mais leves também.
Teste Xfce, LXDE/LXQt, Mate ou Enlightenment
Pô, xfce é muito bom. É leve e simples. E como você mesmo falou, é bastante personalizável.
Aqui o meu exemplo:
O LXQt é consideravelmente mais leve e simples que o KDE Plasma, mas fica na mesma linha de produção deste, o Qt toolkit. É comum que sistemas em LXQt usem programas desenvolvidos para o Plasma, como o gestor de pacotes Múon e a loja de aplicativos Discover.
Entre os ambientes de desktop menos exigentes de recursos gráficos e de processamente eu prefiro o Xfce, que dá mais opções de configuração que o LXQt.
Pessoal, fui para o Cinnamon! Até demorei para responder pois me afundei nas personalizações. Gostei bastante, o meu Desktop ficou assim ;D
Aprendi a baixar Flatpaks! Minha jornada no Linux começa aqui.
Dá uma conferida nesse meu projeto, clicando AQUI
Nem sei qual interface é essa kkkkk
Cinnamon também.
É boa, né? Leve e bonita.
Creio que a melhor equilibrada nesse sentido.
Que top!
Gostei
Verdade. Está usando qual os?
Arch Linux.