Qual IA usar para aprender sobre Linux?

Que IA decente tu usa?

Tô testando o Gemini e ele vive inventando informações falsas, não entendendo sobre o que estou falando ou usando informações antigas.

E várias vezes ele decide ignorar que eu tô falando em português com ele.

Não é nem de longe uma opção minimamente decente pra encontrar soluções pra problemas.

1 curtida

Tem um vídeo bem recente sobre o Gemini que o Canaltech fez, recomendo dar uma caçada a respeito.

Eu honestamente não tive problema algum com o Gemini deixando a desejar nos pontos que você citou. Mas uso a versão paga. O GPT já me colocou em muita enrascada, dando voltas e voltas pra soluções que deveriam ser simples.

O Gemini não faz isso comigo. Me condiciono a elaborar bons prompts sempre que posso, mas mesmo com uma sintase ruim, ele me dá resultados excelentes e me ajuda a fazer tudo de que preciso.

Você está utilizando na plataforma própria ou via assistente em algum outro lugar? A API pode até ser a mesma, mas pelo que já estudei sobre, não é exatamente a mesma coisa nessas diferentes plataformas de acesso.

Ainda assim, pode ser que uma última atualização recente só tenha metido um downgrade que eu ainda não notei, o pessoal do Canaltech fala bastante sobre isso no vídeo que citei, inclusive.

Deepseek como alternativa gratuita provavelmente vai ser sua melhor pedida. Lá no Canaltech também tem outro vídeo que fala sobre “Qual I.A assinar?”.

Se não me engano a que eles recomendam pra noções de programação é o Claude. Mas posso estar falando bobagem, eu precisaria reassistir.

Usei o Gemini pelo site dele, frequentemente inventava informações, ou só conseguia me dar alguma informação recente se eu falasse pra ele que a informação que ele me deu está desatualizada.

O que tira o sentido de perguntar algo pra IA, já que o usuário que tá com dúvidas mas é a IA que precisa ser corrigida.

Eu entrei agora pra fazer uma simples pergunta, “Como instalar o Lutris no Ubuntu?”

O Gemini citou o Lutris Snap, que nem está disponível, e não citou a existência da versão Flatpak.

Fora que também não citou sobre as dependências 32 bits que são necessárias pro Lutris funcionar.

Basicamente uma pergunta extremamente simples é respondida da maneira mais rasa e burra possível, e aliás, ele me deu só instruções usando o terminal, sendo que distros focadas em usuários comuns geralmente tentam evitar que o terminal precise ser usado.

1 curtida

Nenhuma, não se deve usar LLMs para aprender sobre assuntos que não se domina ou pelo menos ter uma boa noção a não ser por entretenimento, elas não foram feitas pra isso e sua arquitetura as tornam péssimas pra isso

7 curtidas

Como o amigo disse, eu também não recomendo usar nenhum tipo de IA para se aprender algo novo. Sou estudante e recentemente resgatei a promoção do Google que dá acesso grátis ao Gemini PRO e, mesmo com o modelo mais parrudo que oferecem, ele costuma passar muita informação errada.
Você quer aprender a usar Linux em que sentido? Seria buscar formas de migrar para algum SO do zero, ou você já usa e quer aprender mais sobre como usar melhor a linha de comando?
Se for o primeiro caso recomendo fazer assim como eu: apenas baixe e vá usando normalmente no dia a dia. Você naturalmente vai aprendendo como o sistema funciona e, quando surgirem dúvidas (que vão ser várias), procure em fóruns e sites sobre o assunto, ou até mesmo na documentação da própria distro que estiver usando. Pode ter certeza de que qualquer dúvida que você tiver, vai conseguir achar algum post de alguém que teve a mesma dúvida que você e já está respondida, isso é o que não falta.
Se for o caso de aprender a usar melhor o terminal, recomendo bastante este livro gratuito que eu estou lendo atualmente, que ensina desde os comandos mais básicos até a criação de scripts pra automatizar tarefas.

2 curtidas

Estou usando AI também. Mas também tenho livro e leio fóruns, blogs, assisto vídeos e vejo canais. Acho que pode ajudar a medida que vc tenta entender o que a AI está sugerindo. Só uso o ChatGPT gratuito, mas não tento fazer algo complexo ou que não entendo o que está sendo feito. Procuro as referências daquilo que está sendo ensinado também. As vezes não tem nada haver com meu objetivo. Diante coisas simples, que não alteram configurações significativas, obtive êxito e rapidez. Diante questões mais complexas, os fóruns foram mais precisos, e muita coisa sugerida pelo chat estavam erradas, com potencial de causar problemas (por exemplo quando ele me sugeriu alterar configurações do kernel para resolver um problema simples com o microfone).

2 curtidas

vale lembrar que NAO se deve usar IA em horarios de pico, isso geralmente acontece a tarde, mesmo a IA respondendo que esta tudo bem, nao esta, em horarios de pico tem reset inesperado fazendo a IA perder o historico do chat, etc,etc,
e realmente, algumas IAs estao “desatualizadas”.

2 curtidas

Já uso Linux há muito tempo. No começo era muito difícil encontrar documentação mesmo em inglês, mas devagar fui aprendendo e hoje me viro bem. Grande parte do meu aprendizado foi por meio de livros. Uso IA para me auxiliar em algumas coisas e ganhar tempo, sempre sabendo o que estou fazendo e conferindo as coisas. Gosto de usar IA para criar meus scripts, ganho um tempo enorme, além de aprender algumas coisas novas. Uso o ChatGPT.

3 curtidas

Nenhuma IA você deve usar para aprender sobre absolutamente nada. Não há atalho!!!

Pegue um bom vídeo do básico e avançado sobre Linux no Youtube, abra o bloco de notas ou Papel e Caneta e anote tudo. Coloque em prática.

E quando precisar, procure nas suas anotações.

3 curtidas

Eu uso principalmente a busca do Google – com palavras-chave relevantes – e limitando “último ano” para evitar coisas ultrapassadas – ou “última semana”, “último mês”, quando se trata de problema causado por alguma atualização. – Neste caso, incluo o nome da distro, sem espaço; exemplo: “ArchLinux”, “MXLinux” etc.

Em geral, o Google coloca as melhores respostas no topo dos resultados, mas isso pode falhar. – Dou preferência a resultados da Arch Wiki, fóruns das distros, blogs e sites conhecidos, fóruns conhecidos.

Mesmo assim, nunca copiar / colar comandos malucos, sem examinar os respectivos Help, Manual – e verificar o quê ele vai fazer.

Só uso IA, quando ela aparece por livre e espontânea vontade, no topo das buscas no Google – mas mesmo aí, precisa passar pelo crivo da Inteligência Natural. – Exemplo:

Pesquisei “libreoffice kdialog” – a IA do Google disse que eu teria de instalar o pacote libreoffice-kde – mas o que encontrei no Mageia foi libreoffice-kf6

Mas isso é coisa +/- recente.

No começo dos anos 2000, comprei mil revistinhas – cheias de comandos assustadores (compilação, chroot, o escambau). – A primeira coisa que consegui entender, foi a separação de partições root, /home, Swap… que apliquei inicialmente no Windows, com o sistema em C:\, Swap em D:\, Meus Documentos em E:\, F:\ etc.:

Testei vários CDs que vinham nas revistinhas – mas só mais tarde, consegui instalar uma distro – o Kurumin:

Aprendi muito com o Guia do Hardware, que tinha tutoriais muito bem escritos, do Morimoto (Kurumin), e de outros cobras da época – e cujo fórum tinha um bom sistema de pesquisa interna. – Em geral, eu encontrava a resposta, sem precisar perguntar.

Também comprei o Guia do Hardware, do Morimoto, quando resolvi montar um PC em 2009. – Mais tarde, comprei o equivalente em PDF (Gabriel Torres), para montar meu PC atual, em 2020:

Quando o Kurumin acabou, adotei o Kubuntu – a alternativa mais “parecida”, segundo inúmeras opiniões nos fóruns, para aproveitar o pouco que eu já tinha aprendido. – Daí pra frente, mantive sempre uma 2ª distro, em dualboot com Windows e Kubuntu, de modo que fui experimentando Debian, Mint etc.

E fui anotando tudo que fazia – o que dava certo e o que dava errado, para poder desfazer, sem precisar “formatar e reinstalar do zero”. Atualmente estou no 5º “caderno de informática”:

Esses cadernos foram perdendo velocidade, quando passei a fazer prints, registrar tudo em TXT, e organizar relatos mais bem estruturados, no blog.

Em casos específicos, mergulhei na documentação de instalação do Arch ou do Void

Um detalhe: – Nunca usei “lojinhas” ou “atualizadores” que escondem mil pacotes por trás de 1 “nome-de-aplicativo”. – Continuo usando o Synaptic, que mostra todos os “pacotes ocultos” – e vou anotando o histórico em TXT.

Nas outras distros, uso pacman, zypper, dnf, urpmi, xbps etc. – e continuo anotando o histórico completo dos pacotes, problemas, soluções. – O TXT do Fedora, por exemplo, já está com mais de 100 mil linhas, desde a instalação em 2020:

Aprendi muito, instalando KDE em distros que vieram com Cinnamon, Xfce, LXDE, MATE etc. – Sempre, anotando quais pacotes foram necessários para cada função. – Por exemplo, as pré-visualizações de arquivos no Dolphin.

Ainda falta aprender uns 99%. – Isso não acaba nunca.

3 curtidas

Perfeita a colocação dos colegas: IA ajuda quem já sabe, mas pode ser empecilho para aprendizagem.

Sei que tem gente que gosta de aprender com base nas dificuldades e ir resolvendo problemas a medida que aparecem, mas isso não deve ser usado para aprendizagem básica.

O início da aprendizagem deve ser feito com pedagogia, conteúdo programático e escalonamento dos conceitos simples e essenciais aos mais complexos.

Se você é do tipo de gosta de vídeo aula, recomendo a playlist aprendendo GNU/Linux do Kretcheu, https://www.youtube.com/watch?v=SZMIL87CyVE&list=PLuf64C8sPVT9L452PqdyYCNslctvCMs_n que vai do básico ao avançado. Não esqueça de também digitar os comandos e fazer a parte prática, que fixa o conteúdo no cérebro (local correto pra armazenar o conhecimento).

Dúvidas vão surgir. No caso de dúvidas bem específicas, a IA pode realmente ajudar desde que a informação seja verificada nos manuais dos comandos. Então a aprendizagem é um trabalho conjunto de professor, aluno e leitura, e a IA é um ator auxiliar, jamais o principal.

2 curtidas

Os vídeos do Kretcheu realmente são ótimos. Apesar de preferir ler, já assisti vários vídeos dele. :grin:

1 curtida

Cara, eu tô migrando de vez pro Linux, já usei há alguns anos atrás e tô tirando muitas dúvidas com o ChatGPT mesmo. Tô me habituando as novas distros e aos ambientes gráficos mais recentes e tenho muita curiosidade sobre a integração das distros com os hardwares mais atuais, então, tudo que eu vejo que “não é do meu tempo” (quando comecei há anos), eu vou lá e pergunto e até agora tem sido tudo bem fiel ao o que realmente é. Mas o forte mesmo ta no Youtube, aqui no Dio Plus e no Reddit!

2 curtidas

Eu sugiro começar usar a IN - Inteligência Natural, pode até contar com IA - Inteligência Artificial, mas como apoio.

2 curtidas

Aqui está o video do Canaltech que eu te recomendei; em suma ele fala sobre como as empresas de IA vão acabar diminuindo a “potencia” das suas APIs sempre que eleas estiverem boas demais, porque não existem recursos o suficiente pra manter esses serviços rodando pra tantas pessoas ao mesmo tempo. Ou seja; acaba não restando muita escolha se não “emburrecer” a IA.

Esse primeiro video deles, paralelo ao segundo que também te recomendei; chegam a conclusão final de que não vai existir uma IA perfeita por um longo periodo de tempo. Ou você monitora o mercado saltando de um serviço pro outro com base nos feedbacks da comunidade, ou investe em um equipamento que consiga rodar uma IA local sem explodir.

Mas com relação aos apontamentos que você fez do Gemini; novamente, eu não lidei com essas problematicas, pelo menos não da forma que você descreve. De novo, talvez seja porque uso a versão paga.

Ele nunca alucinou comigo, por exemplo. Algo que o GPT faz com uma constancia assustadora, mesmo na versão paga. Também nunca inventou informações falsas por aqui, mas sim, ele da informações desatualizadas. O ponto é que a correção dessas informações é muito simples uma vez que ele consegue fazer buscas na web por causa do próprio Google, algo que o GPT faz com certa dificuldade.

Então não, não é um serviço perfeito. Ele vai deixar a desejar em muita coisa e você como operador do prompt vai ter de ficar em cima. Novamente; ele vai dar sim informações desatualizadas, mas a via de correção é sempre muito simples (pelo menos por aqui sempre foi).

Onde estou querendo chegar: nenhuma IA vai ser perfeita, e vai te por em maus bucados as vezes; todavia é melhor do que não ter IA nenhuma pra te auxiliar. Acaba sendo uma perda de tempo depender estritamente do pessoal da comunidade.

Perceba; você enquanto usuario intermediario (não sei se avançado, mas claramente não iniciante), possui as noções necessarias pra corrigir as informações desatualizadas e equivocadas. O ponto todo acaba sendo justamente esse; até porque essas correções dos usuarios acabam sendo usadas pro proprio treinamento da LLM.

De novo, eu não tive por aqui os mesmos problemas que você apontou, pelo menos não todos. E os que tive, foram facilmente contornaveis. Assista ao video do Canaltech recomendando as diferentes IAs e por fim teste o Deepseek, que hoje é provavelmente sua melhor alternativa gratuita.

1 curtida

Eu nunca fui muito fâ de inteligência artificial por ter um gosto de plástico kk
Mas depois de conhecer a I.A. do peppermint usando o servidor DuckDuckGO eu já me apaixonei.