Qual foi a maior besteira que você já ouviu sobre Windows?

“O Windows 10 é mais pesado porque usa mais memória RAM que o sistema x”. Essa eu vejo frequentemente no Fórum onde sou moderador. Um sistema que usa mais memória RAM não necessariamente é mais pesado ou funcionará menos fluido que outro que usa menos. Eu, por sinal, tive ótima experiência com o Windows 10 x86 em um tablet com Atom Z3775 e 2GB de memória.

“Windows não serve para programar”. Essa é uma constante.

“Windows é um vírus”. Frase de fanboy de GNU/Linux. Tive o desprazer de conhecer alguns. Embora eu tenha deixado de usar o Windows 10 e começado a usar o Ubuntu (por opção própria e simplesmente por gostar mais), detesto ver esses extremistas. Eles acabam espantando possíveis novos usuários de GNU/Linux também.

3 curtidas

Algumas pessoas terem problemas não significa que o Windows é ruim. Eu usei o Windows 10 e suas previews desde cedo. Não tive problemas com atualizações corrompendo, internet lenta e problemas com o NTFS. É claro que seus problemas tornam a experiencia ruim pra você, mas não torna o sistema ruim. Windows 10 roda em 1 bilhão de computadores, óbvio que erros vão existir, mas algumas pessoas tendo experiencias ruins com ele vão existir.

Pare de mexer o mouse! Você está consumindo recursos do download…

Isso enquanto esperava o download de um programa pra ajudar a pessoa…

6 curtidas

essa é jeniau!

Exatamente, da mesma forma que existem erros em qualquer distribuição Linux como o Ubuntu por exemplo, e nem é todo mundo que quer entrar no sistema a fundo para corrigir, só quer fazer o feijão com arroz dentro do sistema mesmo.

Hein? Acho que a pessoa era leiga mesmo.

Olha… geralmente eu não responderia mas mesmo finalmente tendo um hardware bom eu tive uma péssima experiência com o Windows 10

Não é questão de não saber usar, é que o sistema é uma verdadeira bagunça, principalmente pra quem tem TDAH, o shell do Windows 10 parece ser uma remasterização bem tosca de alguma distro com KDE, especialmente o menu iniciar que é completamente desorganizado e foge completamente a lógica, por exemplo um dos menores problemas de organização do Windows:

o Windows tem uma barra de pesquisa na barra de tarefas e uma barra de pesquisa no menu iniciar, se eu pesquiso no menu iniciar, logo se presume que eu quero filtrar programas, mas não, o Windows me ativa a barra de tarefas e exibe resultados do mundo e meu hd inteiro, menos o filtro de programas que era minha intenção desde o início, se ao menos separasse os apps por categorias, eu entenderia mas não, cada software fica dentro de uma pasta que fica dentro de um grupo, se eu quiseser o mínimo de usabilidade eu teria que fixar os apps…

E isso é um exemplo extremamente simples, eu poderia fazer uma lista gigante

Embora isso melhorou com o PowerShell… sério, ainda está muito atrás, além de não prover ferramentas básicas como um apt like, um sed, ou um awk, muitos apesar de possuir uma sintaxe verbosa, possui parâmetros contra intuitivos como /L Pra extrair, sim, é culpa do DOS mas a MS podia ter evoluído, não integraram o tar e o gz?

Olha, isso não é lenda nem besteira, se não acontece com você é sorte, principalmente se estiver o skype instalado by default. Sem contar que o disco 100 ainda existe em builds recentes e pior, afeta ssd, pra saber mais:

Você claramente não domina o uso do sistema. Assim como Linux alguém pouco íntimo se bate, não entende ou simplesmente não sabe configurar.

Sem mais.


Dropei o resto, não vale a pena. Lado bom que tem uma quantidade besteiras aí pro tópico que está uma delícia.

1 curtida

Filosoficamente toda besteira é falada por um leigo, até porque um expert que fala uma besteira não é um expert. A realidade é que o usuário médio do windows sabe bem menos do próprio sistema operacional do que o usuário médio de um linux, até mesmo porque o usuário que não quer se importar de saber como funciona acaba preferindo a facilidade do windows.

“Windows XP é o melhor sistema da microsoft”

Bora responder o tópico do ponto de vista de alguém com TDA/Asperger, ninguém vai ler mas vou postar mesmo assim:

  • Windows 10 é tem uma interface simples e intuitiva
  • Windows 10 é o melhor windows

Windows tem uma interface simples e intuitiva

A parte “simples”

Pra começar, sim, eu domino o sistema e sei configurar (veja abaixo o verdadeiro menu iniciar):

No entanto olha a bagunça do visual padrão:

Barra de ações vertical, 3 Listas (Recentes, Mais usados [que não funciona diga se de passagem], lista de apps) empilhadas e a área de blocos

O problema? Simples, informações desnecessárias, isso faz com que se tenha perca de atenção, especialmente se você tem TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) isso é um desastre na UX, se você se distrai com pensamento imagina com tanta informação desnecessária… (afinal os apps “comece aqui” são os blocos) e não o resto.

A parte “intuitivo”

Se eu digito “gimp”, no menu iniciar, eu obviamente estou querendo isso:

Isso é fácil de entender, se eu estou no menu de aplicativos, eu estou procurando Apps, não tem complicação

Mas o que o Windows me retorna?

Isso é problemático, primeiro porque o usuário é exposto a muita (mais do que no começo) informação desnecessária, segundo que entra numa quebra de expectativa muito desconfortante, afinal, o Windows Search buscou em literalmente todos os lugares, menos no lugar mais óbvios, é complicado explicar pra uma pessoa neurotípica o motivo de isso ser um problema tão grande, mas seria como jogar uma bola numa cesta de basquete nos últimos minutos de jogo e ao invés da bola cair no chão ela subisse e grudasse no teto, dá pra tirar ela de lá, mas leva tempo e exige uma ação não programada


Windows N é a melhor versão

Isso é uma besteira por 3 motivos:

É algo subjetivo

Algo que envolve UX nunca vai possuir uma formula matemática que permita dizer que algo é melhor ou pior, porque cada pessoa vai priorizar uma coisa

Geralmente se usa ad populum pra justificar

Ad populum, é você justificar que algo é melhor/certo porque a maioria aprova ou porque tem mais recursos, é errado simplesmente porque a maioria pode não ter uma alternativa ou sequer saber saber que existe alternativas e os recursos a mais podem ser inúteis ou nem funcionar

Não é uma experiência universal

Eu por exemplo tive o disco 100% com SSD e uso abusivo de memória (o que somados ferravam o desempenho) e sim, o PC é bem atual no quesito recursos, já que os recursos são muito mais que os recomendados pela MS

5 curtidas

Eu não sei se é correto falar que esse é “o verdadeiro menu iniciar”, até porque o que é produtivo pra você pode não ser tão produtivo para as outras pessoas, eu por exemplo gosto de deixar o menu Iniciar só com o que interessa, que são os botões de sessão e os aplicativos:

De qualquer jeito o visual padrão do menu Iniciar continua sendo esquisito, mas pelo menos vai ficar com um visual um pouco mais consistente na próxima versão do Windows:

2 curtidas

De toda forma você também retirou 2 das 3 informações, na prática só ficou um layout diferentes, eu me expressei mal, mas com “verdadeiro menu iniciar” eu quis dizer que é um menu de início mesmo, sem informações desnecessárias/duplicadas

Só de retirar o multicolorido já ajuda bastante

4 curtidas

Um pouco off topic o que comentarei, mas meu pai comprou um notebook com 12gb ram e um ryzen 3500u (4c/8t) e o bichino demorou horrores no primeiro boot (depois reduziu o tempo, mas mesmo assim demorava a ligar e até mesmo para acessar a internet). Um dos maiores problemas que vejo no Windows atualmente é a questão de bloatware e os updates forçados… Parece androids costumizados da Samsung uns anos atrás hshshshs
(E sim, sei que existem scripts para remover esses lixos todos…)
Obs: fora os bloatwares que vem nas versões “costumizadas” para certas empresas. Ex: acer

3 curtidas

Quando eu usava ele pegava 70% dos meu 4 de RAM com todos os efeitos desligados na Área de trabalho. Com KDE cheio de animação e transparência usa apenas 40%

OBS:Meu notebook ja veio com ele ativado originalmente

2 curtidas

Sim o sistema da Microsoft e cheio (tipo mt cheio) de Bloatware. E também lembro que depois de uma atualização do Windows minha pasta Documentos foi completamente apagada

2 curtidas

Windows Milenium era um bom sistema…

Acho que foi o pior sistema que eu utilizei até hoje

Pra quem ta afim de ver as coisas funcionando com pouca interação o sistema da Microsoft não tem bloatware… Ate pq o produto e completo referente a EULA
A gente substituie os softwares que ja vem por costume
Alias se vc teve os documentos apagados por uma “atualização” pq vc não recorreu aos seus direitos como consumidor?

Sinceramente, o seu comentário sobre o ponto dele não possui nenhuma base e é o mesmo tipo de comentário que elitistas que usam um Arch (ou alguma outra distribuição de difícil acesso) fazem. @Natanael.755 pontuou algo válido, um comportamento de UX que é esperado levando em consideração o workflow apresentado, mas que o Windows acaba deturpando em prol de um sistema de buscas centralizado, algo que poderia ser melhor abordado caso a função de pesquisa via digitação fosse desabilitado quando o menu de aplicativos estivesse aberto, deixando claro que a função de pesquisas por Apps, dentre outros itens, só é possível através do menu de buscas. Não é algo difícil de entender, nem mesmo motivo para “pegar ar”.

4 curtidas

Cara eu tenho 14 anos não sou um advogado e nem tenho dinheiro para contratar um e ainda fazer um processo para a Microsoft.

Então… Nesse caso é bem complicado por causa desse trecho:

Esta garantia limitada não abrange problemas causados por você, decorrentes da não observância das instruções ou causados por eventos além do controle razoável do fabricante, do instalador ou da Microsoft.

Pra alguém inocente pode significar, “Ah, foi um update da Microsoft então a culpada é dela, logo é simples de se resolver, só falar que foi o update”, juridicamente significa sua palavra contra a maior empresa de software da história, tentar provar isso vai custar no mínimo uns 4-8 K fácil e o MP não subsidia esses casos… é inviável pra maioria das pessoas

3 curtidas