Na opinião de vocês, para um usuário que está estudando cibersegurança e pretende profissionalizar na área, existe algum sistema Linux que pode contribuir para este aprendizado em relação ao Windows? se sim e se não, por qual razão?
Coincidência vc perguntar isso, pois eu estava conversando ontem com um amigo que está no SERPRO. Eles usam muito mais as ferramentas de cyber segurança do que o sistema em si. Os servidores que ele trabalha, rodam linux em sua maioria quase absoluta. Mas são as ferramentas que promovem os ambientes de análise e simulação de ataques. Ele citou ferramentas como o CrowdStrike (segurança de nuvens) e o Cobalt Strike (ambiente de simulação de ataques). O sistema Linux em si, promove uma camada de proteção, mas hoje em dia são necessárias múltiplas camadas e modularização para se obter uma boa segurança em serviços de grande porte. Não sei qual versão do Linux ele costuma utilizar, mas eu trabalhei em uma empresa que utilizava o Ubuntu Server + ferramentas.
Comunidade ajuda aí para ver se falei besteira rsrsrs mas foi o que entendi da conversa.
Obg @tijolaum . Sou leigo no assunto, mas gosto muito.
Cyber segurança é realmente uma carreira muito interessante e promissora @augustodev.
eu conheço o kali linux, esta distribuição tem pré-instalado ferramentas de pentest e invasão, mas as mesmas ferramentas podem ser instaladas em outras distribuições, sem problema
acho que a pergunta correta seria “quais aplicativos são indicados para estudantes e profissionais de cibersegurança”. tem distros que já os tem instalados, o que poupa trabalho. de resto, qualquer linux serve. no fundo, é tudo a mesma coisa, o mesmo principio de funcionamento. muda uma coisica aqui ou acolá mas todos tem a mesma gênese.