Olá pessoal tudo bem? É o seguinte, quero fazer uma melhoria no meu equipmento e montar um outro PC para ser um servidor, provavelmente um NAS, bem provável que vá ser ele. Então, quero a opinião de vocês.
Atualmente, no meu desktop de trabalho, tenho a seguinte configuração:
- Processador Intel Core I5 4590, 4N / 4T, a 3.30GHz, 22nm de litrogratia, de 4a geração (fab. 2012)
- Placa mãe ASUS Z 97-A Gaming com 4 slots de memória.
- 32Gb de RAM DDR 3, sendo 4 pentes de 8Gb a 1666MHz
- Air cooler torre, 1 fan, com base de cobre
Esse kit intel não possui vídeo integrado então uso uma Nvidia RTX 2060.
Pois bem, aconteceu o seguinte, eu recebi dois kits de 8a. geração com com o seguinte:
- Processador Intel Core I5 8400T 6N / 6T, a 1.70GHz e turbo de 3.70GHz, 14nm de litografia. (fab. 2018)
- IGPU Intel UHD 630 4K
- Placa mãe ATX H310M, DATEN com 2 slots de memória DDR4
- Placa mãe micro ATX com alimentação por fonte específica, não convencional. Ela retirada de um micro PC
- 8Gb de RAM DDR4, 2666MHz, de botebook
A H310M, usa meória convencional DDR 4 e não veio com nenhuma. A placa micro ATX, por conta da fonte específica, só possui uma conexão de alimentação SATA e não possui nem PCI Exprss.
A pergunta que faço a vocês é a seguinte:
O que compensa mais:
- Trocar o kit i5 do desktop para este i5 de 8a geração usando a H310M fazendo o servidor no de 4a e vendendo a placa micro ATX com a fonte?
- Vender todo esse kit de 8a geração, tentar pegar um mais novo, deixando o de 4a. para o servidor?
- Vender meu kit de 4a geração, e investir num i7 de 8a mais a memória para a H310M deixando o i5 pro servidor?
- Vender o kit de quarta e o kit de 8a investindo em dois kits mais novos?
no caso da opção 1, pra não ter que gastar com memória DDR 4 que está absurdamente cara. Eu, até, pensei em comprar um adaptador de memória de notebook para o padrão convencional de desktop, pois é bem mais barato, e eu aproveitaria os 8gb DDR4 que já tenho. Dai despacho, somente, a placa micro ATX. Já no caso da opção 3, usando esse kit micro para o servidor, teria que montar uma dock station USB que comporte 3 HDs SATA para usar nela, visto que essa placa só tem um SATA operacional.
Então quero saber de vocês qual seria a melhor saída? Comentem ai e me ajudem a decidir: