Qual é o melhor destes 2 kits intel, 4590 ou 8400T?

Olá pessoal tudo bem? É o seguinte, quero fazer uma melhoria no meu equipmento e montar um outro PC para ser um servidor, provavelmente um NAS, bem provável que vá ser ele. Então, quero a opinião de vocês.

Atualmente, no meu desktop de trabalho, tenho a seguinte configuração:

• Processador Intel Core I5 4590, 4N / 4T, a 3.30GHz, 22nm de litrogratia, de 4a geração (fab. 2012)
  • Placa mãe ASUS Z 97-A Gaming com 4 slots de memória.
  • 32Gb de RAM DDR 3, sendo 4 pentes de 8Gb a 1666MHz
  • Air cooler torre, 1 fan, com base de cobre

:warning: Esse kit intel não possui vídeo integrado então uso uma Nvidia RTX 2060.

Pois bem, aconteceu o seguinte, eu recebi dois kits de 8a. geração com com o seguinte:

• Processador Intel Core I5 8400T 6N / 6T, a 1.70GHz e turbo de 3.70GHz, 14nm de litografia. (fab. 2018)
  • IGPU Intel UHD 630 4K
  • Placa mãe ATX H310M, DATEN com 2 slots de memória DDR4
  • Placa mãe micro ATX com alimentação por fonte específica, não convencional. Ela retirada de um micro PC
  • 8Gb de RAM DDR4, 2666MHz, de botebook

:warning: A H310M, usa meória convencional DDR 4 e não veio com nenhuma. A placa micro ATX, por conta da fonte específica, só possui uma conexão de alimentação SATA e não possui nem PCI Exprss.

A pergunta que faço a vocês é a seguinte:

O que compensa mais:

1. Trocar o kit i5 do desktop para este i5 de 8a geração usando a H310M fazendo o servidor no de 4a e vendendo a placa micro ATX com a fonte?
  2. Vender todo esse kit de 8a geração, tentar pegar um mais novo, deixando o de 4a. para o servidor?
  3. Vender meu kit de 4a geração, e investir num i7 de 8a mais a memória para a H310M deixando o i5 pro servidor?
  4. Vender o kit de quarta e o kit de 8a investindo em dois kits mais novos?

:warning: no caso da opção 1, pra não ter que gastar com memória DDR 4 que está absurdamente cara. Eu, até, pensei em comprar um adaptador de memória de notebook para o padrão convencional de desktop, pois é bem mais barato, e eu aproveitaria os 8gb DDR4 que já tenho. Dai despacho, somente, a placa micro ATX. Já no caso da opção 3, usando esse kit micro para o servidor, teria que montar uma dock station USB que comporte 3 HDs SATA para usar nela, visto que essa placa só tem um SATA operacional.

Então quero saber de vocês qual seria a melhor saída? Comentem ai e me ajudem a decidir:

Estou montando uma Web TV e vamos usar esse servidor para arquivos de mídia. Então teremos um tráfego de grandes arquivos. Liberarei, também, o acesso externo a este servidor.

O I5 8400T e compativel com Windows 11, eu ia nele, uso aqui um i3 1200T e consome menos energia, mais quando precisa ele ativa um “turbo”.

Seguindo aqui, montei o 8400T e vou dizer que deu uma leve diferença. Mas pelo fato de estar, no momento, com apenas 8Gb de RAM isso está sendo o “limitador”.

Entrei no Windows 11 e no Bazzite Linux pra analisar o desempenho e o consumo, afim de comparação com nesse 8400T. Pois bem, sendo bem transparente não notei uma diferença tão “absurda” assim não entre o Core i5 8400T e o i5 4590.

Na pratica o que eu tive de ganho foi:

• Saí de um processador de 2014 para um de 2018 - 4 anos mais novo
  • Saí da 4a geração para a 8a geração - 4 gerações acima
  • Saí de um processador de 22nm de litografia para um de 14nm - 8nm de diferença
  • Saí de 4 núcleos físicos e 4 threads para 6 núcleos físicos e 6 threads
  • Saí de memórias DDR3 e 1600MHz de frequência para DDR4 e 2666MHz de frequência - 1066MHz a mais por cada pente.
  • Sai de um processador com consumo de 84W para um de 34W

Onde “saí perdendo”:

• Sai de uma placa-mãe “hi-end”, uma ASUS Z97-A, que aceita qualquer processador de 4a geração da Intel. Fui, para uma placa mais modesta, uma H310 “capada de fábrica”, que aceita processadores Intel de 8a e 9a geração. Pega, inclusive, o Core i9.
  • Saí de um processador i5 com a frequência base de 3.20GHz para uma base menor.
  • Saí de 32Gb de RAM para 8Gb de RAM

Conclusão:

Senti que o ganho foi mais em termos técnicos do que prático. Tenho notado que usando apps que exijam da máquina, no 8400T em stiock o consumo fica equivalente ao 4590. Com o processador batendo 100% de uso em parte considerável do tempo. Isso se dá mais quando estou jogando ou renderizando algo. Em uso “normal”, no Windows eu notei haver uma atividade maior da CPU do que no Bazzite Linux. Notei, principalmente no Linux, que é o que uso no dia a dia que houve uma queda perceptível nos picos de uso do processador, em relação ao 4590.

Já no que tange a temperatura do processador, notei que ambos parecem ficar mais ou menos empatados. Mesmo sabendo que, tecnicamente, o 8400T é mais cabeça fria que o 4590. No caso estou usando o mesmo CPU Cooler tipo torre com 1 fan e velocidade máxima de 2300rpm, com pasta térmica cinza.

Segue o comparativo técnico entre o I5 4590 e o i5 8400T: