Sei que o ecossistema Linux é gigantesco e que, hoje em dia, quase toda distro serve para quase tudo se você configurar direito. Mas sabemos que cada uma costuma “brilhar” mais em um nicho/aplicação específico.
Seja pela estabilidade para rodar servidores, ferramentas nativas para desenvolvimento, ou otimizações de kernel para extrair cada frame em jogos.
Fiquei curioso em saber como o pessoal aqui do fórum utiliza o sistema no dia a dia e o que pesou na escolha da distribuição atual de vocês.
Para organizar o assunto, se puderem responder nesse formato ajuda bastante:
- Sua Distro atual:
- Interface (DE):
- Uso Principal:
- Porque Linux?: O que te motivou a migrar/escolher o Linux?
- O Fator determinante: O que essa distro entrega nativamente (ou facilita muito) que te faz não querer mudar dela para essa função específica?
Bom, eu começo:
-
Minha distro atual: Cashy OS.
-
Interface: KDE Plasma
-
Uso principal: Jogos. Para trabalhar, tenho o Windows em um drive separado.
-
Porque Linux?: Bom, eu sempre fui um admirador do Linux, e sempre quis utilizar como meu OS principal. Porém sempre tive algumas barreiras. Meus hardwares antigos eram Nvidia, e sabemos que o suporte da Nvidia no Linux era bem ruim. Meu foco era jogar (jogo no PC desde 2006, com meus 08 anos) e fazer os principais jogos funcionarem também era tarefa exaustiva.
Hoje o cenário mudou completamente, e minhas escolhas de hardware também se alinharam, de volta a uma build 100% AMD (Yuhuu time vermelho!
). Com base nisso, sabendo do suporte nativo a hardware AMD, o trabalho da Valve com o Proton, etc, decidi mergulhar de vez. E como eu previa, foi caminho sem volta… Além disso, as decisões de engenharia e comerciais da Microsoft (como sempre bem questionáveis) já me deixavam torcendo o nariz. A quantidade de processos, bloatwares, telemetria, overhead sempre me fizeram ter aquele peso nos ombros com os Windows, por saber que mesmo com as inúmeras alterações no registro, scripts e afins, não iria extrair 100% do meu hardware bruto. -
O Fator determinante: Atualmente o CashyOS tem sido a distro que melhor atendeu as minhas expectativas. A otimização em nível de instrução, (x86-64-v3) tem se mostrado bem eficiente.
Notei ganhos expressivos em estabilidade nos games, em que eu hoje digo que minha máquina não “roda” os games, ela flui com eles. 0 engasgos, frametimes excelentes. Fora as demais métricas que demonstram o desempenho bruto sendo extraído. (*)
Eu consigo sentir o hardware sendo extraído 100%. Baixa latência, o uso do massivo cache L3 (96mb) e a responsividade do sistema tem sido maravilhosas.(*) Eu pretendo ainda documentar e fazer uma analise minuciosa do meu uso especifico.
Bem, isso é tudo pessoal! ![]()
Agora é com vocês, quero conhecer e aprender sobre a decisão e uso de cada um!