Qual é melhor em questão de desempenho Ubuntu ou Zorin Os 16.1?

Faz uma semana que entrei no mundo do linux porque meu notebook não lida bem com o windows 10 (ganhei usado com o windows 10 já instalado), pesquisei um poucos quais as melhores distros para pc mais antigos e uma das melhores opções foi o Zorin Os Lite, porém a interface Xfce não supriu minhas expectativas para uma iniciante, buguei algumas coisas que não soube conserta então meu amigo que já usa linux a anos me sugeriu usar o ubuntu (ele usa o fedora, mas a distro não foi compatível com meu pc) pela comunidade ser mais ativa, no momento estou usando ele, mas está exigindo muito do meu notebook e gerando lentidão, vi algumas comparações que parecem mostrar que a versão core do Zorin mesmo usando a interface da Gnome ainda é melhor em desempenho e tem menos consumo de RAM que o Ubuntu. queria uma opinão mais experiente sobre o tema para saber se deveria continuar com Ubuntu ou poderia ser melhor usar o Zorin.

Especificações do meu notebook
Ram: 4gb ddr3
processador: Intel® Celeron(R) CPU B815 @ 1.60GHz × 2
placa de vídeo: Mesa Intel® HD Graphics 2000 (SNB GT1)
HDD: 500gb

Nem um e nem outro. Pois ambôs usam um Gnome bastante modificado, o que resultará em desempenho bastante comprometido nesse Celeron com 4Gb de memória. Experimente o Linux Mint com XFCE ou o Solus Mate. Se quiser passar longe de terminal, minha recomendação é o ArcoLinux XS

1 curtida