Qual é a melhor distro para programadores iniciantes em linux? Mint ou Ubuntu?

Eu sou dev. web e gostaria de saber qual seria a melhor distro para mim, já tive uma experiência nada agradável com Ubuntu, ele estava dando erros para instalar, mas como eu já tinha apagado o Windows, eu tinha que instalar de qualquer maneira, desativei a opção de instalar drivers de terceiros e funcionou, porém qualquer coisa dava erro, não acho que isso seja culpa do Ubuntu. Enfim achei o Mint bem interessante para iniciantes em linux como eu, mas eu sou um cara que presa muito pela customização do sistema, por isso o Ubuntu me atrai demais, o Mint é tão customizável quanto ele? Não achei muito conteúdo com profundas customizações nele, queria uma ajuda para decidir, mas fora os erros que me aconteceram, achei o Ubuntu bem atrativo.

Qualquer distro Linux serve pra desenvolvimento. Fica a seu gosto decidir.

2 curtidas

Arch é extremamente configurável, você pode instalar o MySQL e configurar cada mínima coisa, manipular as versões do java desde as estáveis até as instáveis, tendo várias versões no seu sistema e decidindo qual usar em qual momento preferir, além do repositório da comunidade que por vezes oferecem versões mais recentes ou correções de bugs com alguns pacotes para programas de desenvolvimento. Enfim, recomendo o Arch, sou programador e tem me suprido bem.

Antes de escolher uma distro, vê se no repositório tem a IDE que está acostumado a trabalhar ou estudar.

Não fique preocupado em procurar comandos na internet para instalação de pacotes no momento, como é um iniciante, é melhor se acostumar com o Linux para evitar frustrações.

Talvez seja interessante você testar o Pop-os, ele é totalmente customizável também.

A melhor delas só vc pode decidir. De uma olhada no Ubuntu, nas flavors e nos desktops do Mint, daí o q te agradar mais, vc passa a usar,

Por curiosidade, quais são as especificações de seu hardware?

Pessoalmente, acredito que o KDE Neon possa ser interessante para você, levando em consideração o seu perfil de uso, uma vez que Neon possui uma base estável e por ser o sistema do projeto KDE, você sempre terá as novidades do ambiente gráfico mais poderoso disponível para um sistema operacional: o PLASMA (não estou exagerando, o Plasma é isso mesmo). Customização não vai ser problema para você.

O Neon também é bem amigável, você não precisa ficar quebrando a cabeça e em caso de dúvida ou problemas, você pode pedir ajuda no grupo “KDE neon Brasil” no Telegram.

Ademais, existe também o Kubuntu, que é o Ubuntu com o Plasma, mas como você disse que está com alguns problemas com o Ubuntu, depende de você testar ele ou não.

Sugiro uma distro com KDE

Eu recomendaria o Mint, ela consegue ser a distro mais amigável e eu acho o Ubuntu bugado.

Todo Linux é customizável, uns mais fáceis que outros. Da uma olhada no Mint com cinnamon e com xfce.