Isso é um tablet fingindo ser notebook. Talvez um lubuntu rode bem, mas não sei se consegue instalar. Esses tablets são complicados de formatar, tem que desabilitar um monte de coisa na bios. Alguns até vem com ssd de 120GB que dá pra trocar, não é esse o caso.
Irmão eu instalei o mint xfce nele, funcionou até mais ele está demorando muito ligar . Vou testar o Lubuntu entt. Só desativei o secure boot que deu para instalar.
Lubuntu é leve, mas 2GB é realmente o gargalo. O sistema vai rodar tranquilo, mas as aplicações de hoje facilmente esgotarão sua RAM. Vai funcionar, mas vai precisar do swap (memória alocada em disco), deixando o sistema mais lento.
Tenta usar o Mint Xfce, vai por mim, já tive um desse e não rodava nem o Zorin direito, tenta interfaces gráficas mais leves, se não funcionar tenta usar o Linux Lite ( independente do sistema você vai precisar usar swap)
todas as sugestões acima são excelentes. cuide apenas de usar aplicativos leves. em vez do libreoffice ou onlyoffice, abiword e gnumeric. n usar gimp, vlc e outros, que exigirão muito de seu hardware. vc terá de pesquisar equivalentes para os clássicos pesadões.