Qual é a diferença entre o Padoka, Oibaf e Kisak?

Não sei direito como chamar, se é driver, ppa ou algo do tipo. Mas de qualquer forma, qual a diferença entre eles, e existe algum outro? E qual seria melhor em questão de desempenho? (sou bem iniciante, e possa ser que estou falando algo errado)

São donos de 3 PPAs (fontes adicionais de software) que contém o Mesa driver mais atualizado do que vem por padrão no Ubuntu. Se isso é o peixe, Padoka, Oibaf e Kisak são os vendedores.

O PPA do Padoka e do Oibaf têm quase as mesmas coisas. Nos dois tem drivers OpenGL e Vulkan mais atualizados (literalmente atualizados dia após dia, conforme os desenvolvedores vão adicionando coisas no código fonte “raiz” do Mesa). Além disso, o Padoka em específico também atualiza o LLVM, um componente utilizado para otimizar o código gráfico do jogo.

O Kisak tem uma proposta diferente, ele começa com um Mesa e LLVM marcado como “estável” pelo Projeto Mesa e remenda em cima, por conta dele, em cima recursos mais novos.

Teoricamente, o Padoka seria o melhor de todos para desempenho, já que ele renova a maior quantidade de componentes gráficos do Linux possível sem atualizar o sistema todo (outros sisteams fora da família do Ubuntu, como Manjaro, Arch e openSUSE Tumbleweed, permitem inclusive renovar tudo).

O Oibaf seria um segundo lugar bem próximo, única diferença é que ele não atualiza um componente otimizador que dependendo do jogo pode nem mudar nada.

Já o Kisak é mais conservador, ele só traz alguns recursos mais novos conforme “demanda popular” e é melhor testado.

6 curtidas

Entendi! Quando descobri esses PPAs me surgiu uma dúvida de qual era o “melhor”, mas sua resposta me esclareceu tudo, obrigado!

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.