Pesquisa simples e sem possibilidade de ser tendenciosa (já que não tem como votar pra derrubar o que a pessoa não gosta, seguindo as “recomendações” do Átila Iamarino), a tempos atrás o @Dio fez uma enquete desse tipo mas o tempo passa, teoricamente as preferências mudam também
@PietroMan, @Roldon, e @Ana então pessoal, a ideia é como disse o @Keviny mostrar a preferência ou o mais usado adicionar a opção ‘todos’ e ‘nenhum’ seria pelo menos na minha visão seria ir contra isso, toda via se vocês quiserem podem votar nesse comentário, uma vez que a edição da enquete principal não tá indo, no dia que finalizar eu levo em consideração essas opções também, um abraço.
Tenho maior preferência pelo Snapd, mas não quer dizer que não possa usar outros formatos, o flatpak tem uma aversão à minha internet de casa e o Appimages nem me lembro que existe Xd
Independentemente da preferência penso que vêm acrescentar mais software, modos de utilização e software mais atual.
Dos 3, prefiro o appimage, acho bem mais pratico, só não ter que instalar nada já ajuda e muito, principalmente quando quero testar algum programa em específico.
AppImage, pois é o único realmente universal, sem contar que ele é bem mais maleável, tem como criar qualquer coisa com ele, é como um .exe no Windows, é um executavel compactado com vários outros arquivos dentro, ele pode ser um portable como a maioria, mas ele pode ser um instalador também (DaVinci Resolve é assim, o instalador dele usa a extensão .run, mas é um AppImage), enfim, um AppImage pode ser varias coisas, tudo depende do que vc quer fazer
Voltei a usar Ubuntu no começo desse ano e desde então minhas experiências com Snapd sempre foram horríveis. Alguns apps crasham, outros nem abrem, fora que o próprio serviço snapd sempre atrasada por demais a inicialização do sistema. Horrível a forma que este funciona, certamente precisa de melhorias. Com flatpak e appimage nunca tive problemas, mas sempre evito.
Eu pessoalmente evito por conta da péssima interação com o resto do sistema. AppImages e Flatpaks não respeitam os temas e configurações do SO e no caso do Flatpak/Snap, o confinamento/sandboxing faz eles terem problemas para acessar arquivos fora da home e me leva a ter que fazer comandos de terminal para isso.
Até uso sim, mas eu evito porque não gosto de gerenciar pacotes a não ser pelo gerenciador da própria distro, que no meu caso é o APT. E também porque são bem pesados. Então eu prefiro usar ao máximo o próprio repositório mesmo porque fica mais simples e rápido de se mexer nos pacotes, dependências, resolver problemas, etc.