Qual dos formatos universais você mais usa/gosta?

Pesquisa simples e sem possibilidade de ser tendenciosa (já que não tem como votar pra derrubar o que a pessoa não gosta, seguindo as “recomendações” do Átila Iamarino), a tempos atrás o @Dio fez uma enquete desse tipo mas o tempo passa, teoricamente as preferências mudam também

  • AppImage
  • Flatpak
  • Snap

0 votantes

O resultado sai sexta feira

7 curtidas

Cadê a opção “Todas as alternativas”?

3 curtidas

kkkkkk, mas acredito que todos tenha uma certa preferência por alguma forma de empacotamento (apesar de eu usar todos) :wink:

2 curtidas

Faltou a opção nenhum também.

5 curtidas

Gosto de nenhum. Acho muito confuso hahaha :rofl:

3 curtidas

Eu antigamente prefiria o AUR mas ultimamente tenho baixado mas AppImages na página dos desenvolvedores oficiais por preferir pacotes mais “Portable”.

2 curtidas

Kkkkk eu não acho confuso. Só não uso nenhum, é uma solução que não me agradou, pelo menos por enquanto. Acho que tem muito o que “amadurecer” ainda.

2 curtidas

@PietroMan, @Roldon, e @Ana então pessoal, a ideia é como disse o @Keviny mostrar a preferência ou o mais usado adicionar a opção ‘todos’ e ‘nenhum’ seria pelo menos na minha visão seria ir contra isso, toda via se vocês quiserem podem votar nesse comentário, uma vez que a edição da enquete principal não tá indo, no dia que finalizar eu levo em consideração essas opções também, um abraço.

    • Nenhum
    • Não sei dizer qual

0 votantes

5 curtidas

Tenho maior preferência pelo Snapd, mas não quer dizer que não possa usar outros formatos, o flatpak tem uma aversão à minha internet de casa e o Appimages nem me lembro que existe Xd

Independentemente da preferência penso que vêm acrescentar mais software, modos de utilização e software mais atual.

2 curtidas

Dos 3, prefiro o appimage, acho bem mais pratico, só não ter que instalar nada já ajuda e muito, principalmente quando quero testar algum programa em específico.

4 curtidas

Haha! Amei! É bem isso.

2 curtidas

AppImage.
Por quê? Apenas prefiro os AppImages, questão de gosto mesmo :sweat_smile:

3 curtidas

Prefiro o AppImage. Dá conta de fornecer as bibliotecas necessárias e não precisa instalar.

6 curtidas

AppImage, pois é o único realmente universal, sem contar que ele é bem mais maleável, tem como criar qualquer coisa com ele, é como um .exe no Windows, é um executavel compactado com vários outros arquivos dentro, ele pode ser um portable como a maioria, mas ele pode ser um instalador também (DaVinci Resolve é assim, o instalador dele usa a extensão .run, mas é um AppImage), enfim, um AppImage pode ser varias coisas, tudo depende do que vc quer fazer

5 curtidas

Que interessante, essa eu não sabia

1 curtida

Voltei a usar Ubuntu no começo desse ano e desde então minhas experiências com Snapd sempre foram horríveis. Alguns apps crasham, outros nem abrem, fora que o próprio serviço snapd sempre atrasada por demais a inicialização do sistema. Horrível a forma que este funciona, certamente precisa de melhorias. Com flatpak e appimage nunca tive problemas, mas sempre evito.

1 curtida

Comigo também

Mas porque não os usa?

1 curtida

Eu pessoalmente evito por conta da péssima interação com o resto do sistema. AppImages e Flatpaks não respeitam os temas e configurações do SO e no caso do Flatpak/Snap, o confinamento/sandboxing faz eles terem problemas para acessar arquivos fora da home e me leva a ter que fazer comandos de terminal para isso.

3 curtidas

Eu nao entendo nada das diferencas, mas pelo visto, quem vai ganhar eh Appimage. Vou dar preferencia por Appimage de agora em diante rsrsrs

2 curtidas

Até uso sim, mas eu evito porque não gosto de gerenciar pacotes a não ser pelo gerenciador da própria distro, que no meu caso é o APT. E também porque são bem pesados. Então eu prefiro usar ao máximo o próprio repositório mesmo porque fica mais simples e rápido de se mexer nos pacotes, dependências, resolver problemas, etc.

2 curtidas