Qual distro vocês recomendariam para o meu caso? Fedora KDE, Bazzite, CachyOS ou outra?

Fala, pessoal!

Estou planejando trocar de distro depois de aproximadamente 8 meses usando Linux Mint XFCE e queria ouvir a opinião de quem já usa essas distros no dia a dia.

Não tenho problema em instalar o sistema. O que pesa bastante para mim é a experiência pós-instalação. Uma das coisas que mais gostei no Mint foi justamente isso: depois de instalar, ele já oferece praticamente tudo que preciso e não fico dependendo do terminal para configurar o básico.Também não sou um usuário avançado de Linux. No Mint, por exemplo, quase nunca uso o terminal. A única vez em que realmente precisei usar bastante foi quando meu áudio simplesmente desapareceu . Passei umas duas horas procurando a solução até finalmente encontrar um fórum com alguém que tinha passado pelo mesmo problema.

Meu hardware

• CPU: Intel Core i3-1315U (13ª geração, 6c/8t)
  • RAM: 8 GB LPDDR4X (soldada, sem possibilidade de expansão)
  • GPU: Intel UHD integrada
  • SSD: 256 GB NVMe + slot adicional para expansão

Meu uso

O notebook é principalmente para:

• Estudos
  • Microsoft Teams
  • Navegação
  • Jogos mais antigos, como FIFA 16, Blur etc.
  • Personalização do sistema

E aqui está uma das principais razões para eu querer trocar de distro:

Gosto bastante de personalizar o Linux e fazer um rice. No Mint XFCE eu consigo fazer isso, mas achei o processo bem trabalhoso para chegar em algo realmente diferente. Tenho interesse em migrar para KDE Plasma justamente pela liberdade de personalização.

Estou pensando principalmente em:

• Fedora KDE
  • Bazzite KDE
  • CachyOS KDE

Existe mais uma particularidade

Minha mãe também usa esse notebook para fazer exercícios em casa.Por isso, configurei o Mint de uma forma extremamente simples para ela. Então preciso que a distro continue sendo estável e simples para esse tipo de uso, mesmo que eu queira personalizar bastante o sistema para mim.

Não quero trocar uma distro estável por outra que me obrigue a ficar consertando alguma coisa toda semana.

Qual me indicariam?

E, principalmente, qual delas vocês acham que mais se aproxima daquela experiência “instalei e está praticamente tudo pronto” que eu gosto no Mint?

Obrigado a quem ler esse textão kkkkkk

Eu evitaria o Bazzite (e qualquer outra distro imutável) pq é bem chato instalar e configurar os aplicativos para uso como um desktop normal: se todos os aplicativos que vc precisa já vem instalados por padrão no Bazzite, ótimo. Se não, por exemplo, driver de impressora e qualquer programa que precise de acesso a sistema para funcionar adequadamente, ferrou…

Já as outras duas, Fedora e CachyOS, exigem muitos passos de pós configuração, especialmente o CachyOS. Eu gosto muito do Fedora KDE (é a minha distro principal) mas como toda grande distro precisa de seguir um roteiro de pós instalação (habilitar flatpak e os repositórios de terceiros na instalação, instalar os codecs de audio e video, instalar a linguagem português brasil para o LibreOffice, etc). Nada impeditivo mas que é até mais fácil de se fazer no terminal.

O CachyOS é ainda pior nessa situação, pq nele nem o teclado sai configurado corretamente e exige configuração pelo utilitário do KDE Plasma, alem de todos os programas terem que ser instalados depois (evite usar o AUR sempre que possível - prefira flatpaks ou appimages).

Entre os 3 eu iria no Fedora, mas eu tb acho que vc pode considerar o Kubuntu (que como o Mint usa base Debian) ou até mesmo o próprio Debian KDE seguindo o ótimo video do Eddie com a pós config dele. O CachyOS como todo Arch based exige muita configuração e toda rodada de updates é uma “loteria” pra ver se o sistema vai subir certinho no próximo boot.

[]'s

Obrigado!

Estou assistindo muitos vídeos sobre o fedora ultimamente e venho cada vez mais criando um certo interesse em testar. Sobre o Kubuntu vou dar uma pesquisada a mais, pois só ouvi falar e nunca tinha visto nada da distro

O Fedora é muito bom, realmente. Consegue, na minha opinião, unir na medida certa características de distro bleeding edge com excelente estabilidade. Os passos de pós config não são muitos, mas existem. Só que, após isso, é só usar e esquecer. Estou com ele aqui no meu Desktop e nos 4 notebooks da família, inclusive como único SO do notebook da minha filha de 10 anos, que faz trabalhos da escola e joga emuladores só nele.

[]'s

Normalmente eu falaria que, se o Linux Mint está te atendendo, ficasse com ele. Mas no caso de querer personalizar o sistema ele deixa muito a desejar. Experimente o BigLinux, já vem com muitas ferramentas da própria distro que ajudam muito no uso diário além de ter algumas personalizações de desktop bem interessantes, estou usando ele há alguns meses e é bem legal. Outra distro que eu gosto muito é o Opensuse, estável como uma rocha. Ambas com KDE Plasma.

Com o Fedora ficas muito bem servido !

Uso-o tanto para produtividade, personalização, jogos … !
E além disso tens sempre as atualizações “mais fresquinhas”

O DE pode ser Gnome, KDE, XFCE … no Fedora podes ter os DEs que precisares, ao contrário da filosofia Ubuntu para Gnome, Kubunto com KDE, e Xubuntu com XFCE

Salve @Marcos_Mycael! Essa dúvida é clássica e as três distros que você citou são excelentes, mas têm propostas e públicos-alvo bem diferentes.

Para uso geral em desktop (trabalho, estudo, navegação e jogos), aqui está um resumo direto para te ajudar a decidir:

1. :trophy: Fedora KDE Spin (A mais recomendada para o seu caso)

• Por que escolher: É o equilíbrio de ouro do mundo Linux. Você tem um sistema extremamente estável, confiável e com pacotes sempre novos (Kernel recente, KDE Plasma moderno e suporte impecável a Wayland).
  • Para quem é: Quem quer um sistema moderno para o dia a dia, produtividade e jogos sem a fragilidade de um rolling release puro e sem a rigidez de um sistema imutável.
  • Pós-instalação: Basta ativar o RPM Fusion e o Flathub (dois cliques na loja ou no terminal para codecs de áudio/vídeo e drivers da Nvidia) e o sistema fica redondo para anos de uso.

2. :video_game: Bazzite (Se o PC for 90%+ voltado para jogos)

• Por que considerar: É baseada no Fedora Silverblue/Kinoite, mas já vem pronta de fábrica com Steam, Lutris, drivers proprietários da Nvidia, emuladores e otimizações de Game Mode (estilo SteamOS do Steam Deck).
  • O contraponto: Por ser um sistema imutável (read-only), instalar programas fora do Flatpak exige usar contêineres (Distrobox) ou comandos específicos do rpm-ostree. Se você precisa instalar drivers específicos de impressoras antigas ou ferramentas de desenvolvimento complexas direto na raiz, ela pode gerar uma curva de aprendizado chata no início.

3. :high_voltage: CachyOS (Para entusiastas que buscam desempenho bruto)

• Por que considerar: É uma das distros mais rápidas do mercado, com pacotes compilados em x86-64-v3 e v4, além de kernels ultra otimizados para jogos e baixa latência.
  • O contraponto: É Arch Linux. Embora venha com instalador gráfico facilitado, ainda é uma distribuição rolling release que exige que o usuário saiba como funciona o ecossistema Arch, gerenciamento pelo terminal e manutenção periódica. Não é a mais indicada para quem ainda está no nível iniciante/intermediário.

:light_bulb: Veredito:

Vá de Fedora KDE Spin! Você terá a melhor vitrine do KDE Plasma moderno, excelente suporte para jogos com Steam/Lutris via Flatpak, segurança corporativa da Red Hat e estabilidade de sobra para não perder tempo consertando o sistema.

Se quiser uma alternativa base Arch que já venha com tudo mastigado e configurado para o público brasileiro, o BigLinux (com KDE) também é uma opção espetacular!