Qual distro vocês recomendam para jogos, hardware novo e para trabalhar com design?

To na duvida entre debian, mint e ubuntu.
Dessas qual vocês acham que é melhor para jogos, hardware novo e para trabalhar com design?

0 Likes

Quanto a design… o Deepin é indiscutivelmente o mais bonito do ecossistema Linux (o resto é mimimi :joy:).

Como você menciona “Jogos e Hardware Novo”… vc precisar optar por um sistema que esteja atualizado com as últimas versões de programas e pacotes (neste caso, o Deepin não é a opção ideal).

Sugiro optar pelo Ubuntu… e quem sabe pelo Pop!_OS, que traz 2 .ISOs (uma destinada a GPU da NVidia e a outra para a GPU da AMD).

2 Likes

O que vc quer dizer com design? Um distro que tenha uma interface bonita ou uma distro para trabalhar com design?
E se tu quer suporte pra hardware recente passa longe do Debian, dentro das LTS acho que o Pop_OS seria uma boa opção pra isso, dentro dos rolling release praticamente qualquer um funcionaria bem.

2 Likes

Se vc for jogar, Ubuntu ou Mint. Debian vc vai ter q fazer muitos malabarismos para tal. Ja para hardware novo, creio q qualquer uma q esteja atualizada. E se vc for trabalhar com designer, veja qual distro rode as suas ferramentas de trabalho, mas agora se for design da Interface, ai vai de cada um o gosto.

1 Like

Uma distro pra trabalhar com design

1 Like

E para trabalhar com design.
Mas ai esta o prolema, como eu to começando agora eu conheço poucas ferramentas, so as mais famosas (gimp, inkscape, blender), ai não sei qual distro tem mais variedade

0 Likes

Ah cara, tu pode usar qualquer programa em qualquer distro, não tem nenhuma com mais variedade, pode pegar qualquer uma (menos o Debian)

1 Like

Dá uma olhada na distro Ubuntu Studio

1 Like

Muitas distros serão citadas aqui, de acordo com o gosto pessoal de cada um, mas qq distro q se mantenha atualizada pode lidar com hardware novo e para trabalhar com design ñ interessa a distro, mas os programas q vai utilizar, q são independentes das distros.

Escolha uma q goste ou q conheça pessoas q usam para lhe ajudar e o mesmo pra DE, daí pra frente é só escolher os programas.

2 Likes

Essas ai já funcionam. E pra escolher a interface, veja qual o seu setup (PC). Se ele for muito de entrada, escolha interfaces leves, como XFCE, MATE e o Cinnamon. Mas se vc nao tiver esse problema, ai é o céu é o limite kkkk aí só testando mesmo e vendo qual mais vai lhe agradar rs.

1 Like

Manjaro, Mint e Ubuntu são as melhores para jogos. Só testando para ver qual te agrada

1 Like

Gostaria de destacar o Elementary OS para design, que além de você conseguir usar as ferramentas básicas, como você mesmo citou, ele conta com alguns programas feitos pelos próprios desenvolvedores do Elementary OS (meu palpite é que eles usam esses programas para auxiliar no site e no próprio OS deles), nada exatamente complexo, mas que é no mínimo interessante.

Os mais interessantes sem dúvidas, é um que diminui o tamanho do arquivo da imagem sem perder qualidade, um pra criar wallpaper e alguns que te ajudam com cores etc.
(não posso upar imagem dos outros, pois sou usuário novo e novos usuários só podem postar uma foto :smile: )
Segue print de um desses:
image

1 Like