Fala, Galera. Preciso de ajuda. Comprei um notebook Compaq presario 427 para estudar. Ele veio com o debian mas eu não sabia mexer, então, coloquei o windows 10 só que trava muito quando estou assistindo vídeo aula no YouTube. Quero uma distro fácil de mexer e leve. Coloquei a zorin os mas dá umas travadas tbm.
Mano, baixei o mint xfce só que tava travando muito, agora tô usando o zorin os lite se apresentar algum problema vou ver esse mate aí. Eu só uso pra assistir aula no navegador e ler material em PDF. Mas tipo o navegador puxa muito do Pc.
Eu iria de Manjaro Sway (ou I3, mas acho o Sway melhor) é uma “DE” super leve, to usando ela inclusive.
Fora ele eu recomendo o Mint XFCE ou Manjaro XFCE, porem vc disse que ja esta usando o Mint e ainda ta travando, nesse caso eu realmente iria de Manjaro Sway (so lembrando que o Google Chrome não esta disponivel para o Manjaro, se vc não usa o Chrome, então ta vc vai gostar).
O Sway/i3 é a “DE” mais leve que conheço, se vc for testar e ainda sim ficar travando, eu iria de Arch XFCE (ele hj ta bem facil de instalar). O Arch vem bem enchuto, o que faz ele ser bem leve e rapido (pode ser um diferencial para vc), mas diferente do Manjaro, o Sway/i3 não vem configurado no Arch, por isso o XFCE (é leve, ja vem configurado e facil de customizar) e como vc so vai ficar navengando na internet (acho) não vai ter que mexer muito nas configurações do Arch, coisa que seria diferente se vc fosse usar ele para jogar.
Mano, eu gostei muito do zorin os lite mas qua do eu coloco o fone não sai som no fone e não consegui resolver. Eu instalei o lubuntu e o mint xfce pra testar os dois, o que se sair melhor eu vou usar.
Se surgir o mesmo problema do fone, tenta mexer no pavucontrol, tive esse problema de audio uma vez, fiz o seguinte: Abri o pavucontrol, fui em “configuraçao” e mudei o “perfil”, fui passando as opções ate q em uma delas o fone pegou, mudar a “porta” em “dispositivos de saida” tb pode resolver
É nem a GPU integrada nem a CPU e nem a RAM é boa para os dias atuais, deve ser por isso que o Windows não roda.
Algumas distros também não vão rodar bem, você tera que usar distros que são mais focadas em usar um menor recursos do hardware.
Agora lagar o youtube não tem muito o que fazer. Seu hardware é fraco.
Sim, eu comprei esse notebook do para estudar e me arrependo de não ter pego um Pc mais potente senão eu iria voltar a jogar e não iria estudar. Mas coloquei o Linux mint xfce novamente e tá rodando bem. O zorin os lite rodou bem tbm, o lubuntu melhor ainda mas vou segurar no Linux mint xfce ele tá usando 1gb de ram. Aí quando abro o YouTube não trava mais igual no w10.