Qual distro seria um "fedora debian based"?

Eu adoro o fedora! Sou realmente muito fã do workflow do gnome puro e da forma como as novidades chegam rápido no sistema.

O meu problema é que sempre usei distros debian based e já estou familiarizado com a linha de comando (até prefiro fazer algumas coisas assim). Sinceramente, não estou muito afim de ter que aprender os comandos equivalentes no fedora. Sendo assim, qual distro debian based poderia me oferecer uma experiência equivalente? Gnome puro, softwares atualizados, etc e etc.

N sei se faz diferença nesse caso, mas meu hardware é esse:
dell g5 5590
gtx1660ti
16gb ram
i7 9750h
atualmente uso fedora 37 beta

Debian Testing ou Ubuntu Server + Gnome instalado na mão

1 curtida

Vai de Debian Gnome, mas instale a versão minimal, configure a Gnome Software pra instalar apenas flatpak.

1 curtida

O PCLinuxOS usa o apt (na verdade, APT-RPM); e o Synaptic como GUI… :scream:

Mas acho mais simples aprender os comandos dnf (Fedora), zypper (openSUSE), urpmi (Mageia) pacman (Arch) etc., pois todos acabam seguindo +/- a mesma lógica.

Para sair um pouco, das recomendações do Debian com Gnome, fica uma nota para experimentar o PureOS, onde o mesmo tem sua base no Debian, e parafraseando “um sistema amigável, seguro e que respeita a liberdade para o seu uso diário”. Segue abaixo links uteis.

4 curtidas

No caso do Debian com gnome, o ambiente gnome seria como no fedora? Digo, recebendo as novidades, bem integrado etc e etc

É uma das coisas que valorizo muito no fedora. Atualizar apps e sistema pela gnome-software, gnome na ultima versão e tals

Se você usar a versão Testing, sim, estará bem atualizado:

2 curtidas

Quando me dá na telha usar um sistema mais “puro” eu vou de Debian Sid e instalo manualmente o que eu quero, é simples na verdade. Na primeira vez dá um friozinho mas depois é só emoção. Eu não sou muito fã do Gnome, mas já o instalei instalei num Debian Testing só pra testar mesmo.

Eu uso a iso “netinstall” do Debian, instalo só o sistema básico com as ferramentas padrão e depois de instalado altero o /etc/apt/sources.list para a versão testing, faço um apt full-upgrade, depois altero para a Sid (não recomendo para quem não estiver disposto a lidar com uns probleminhas de dependências de vez em quando, uns pacotes quebrados etc. no testing não tem isso).

Aí é só instalar o meta-pacote gnome-core via apt mesmo, se quiser um gnome bem purinho, sem quase nada instalado, ou o metapacote gnome que vem com mais apps e mais personalizações do pessoal do Debian.

3 curtidas