Qual distro recomendam para trabalhar com TI (Provedor/Redes)

Olá.

Qual distro vocês recomendam para quem trabalha em provedor de internet?

Tarefas básicas do dia-a-dia como Monitoramento de rede, criar documentação de rede e afins, Monitoramento via Winbox, Acessos via SSH e Telnet.

Olá @DanSilva :wave:t2:

Eu acredito que a distro Ubuntu Server poderia ser o mais adequado. Quando eu estava trabalhando com redes, num hipermercado, usavamos o pfSense, Ubuntu, Red Hat, Windows, IOS e Mac. Mas para monitoramento de redes o The Dude da MikroTik no Windows era muito poderoso(ele me ajudava a economizar um tempo muito bom), eu havia mapeado a loja inteira e todos os dispositivos IPs excelente e para SSH tem o Putty.

Se o pessoal tiver mais sugestões…

:pray:t2:

2 curtidas

Nesse caso o ideal é abraçar a estabilidade do Debian, sendo q inclusive daqui uns meses sairá a versão 11.

Sem querer desmerecer o Ubuntu (server inclusive), mas ele não é tão Stable quanto o Debian.

1 curtida

Já vi trabalharem com Debian e CentOS.

1 curtida
  • Ubuntu é tão estável quanto o Debian Unstable

Não faz sentido, mas é a realidade

1 curtida

Muito obrigado pelas dicas pessoal, agradeço muito a colaboração de vocês.

Consegui me encontrar no Ubuntu 20.04 LTS mesmo, que me permitiu fazer todas as configurações que precisei para ter uma boa produtividade no trabalho, além de ter conseguido organizar muito bem meu Workflow, aliás, foi esse o motivo principal de ter migrado para o Linux, a possibilidade de colocar as coisas com a nossa cara, ter a liberdade de personalizar com nosso estilo e necessidade, acabei até migrando meu próprio PC de casa também para o Ubuntu definitivamente. Só vou testar se o League of Legends ainda funciona no Lutris rs.

Abraços!

Funciona sim.

@DanSilva
Pois é, chega a ser engraçado, mas é real. Ubuntu usa versões LTS de muitos programas, porém, as testa por poucos meses (acho q 4 meses). Já o Debian faz o faz por 2 anos, tornando-o muito mais estável e seguro que o Ubuntu, open Suse, open Mandriva dentre muitas outras.

Debian, tem uma grande variedade de pacotes que podem ser baixados direto dos repositórios e ainda por cima você pode utilizar pela CLI (linha de comando/sem interface gráfica)

Desisti brother, não roda. Tentei todos os tutoriais mais recentes, ontem até consegui abrir o jogo, mas hoje ele diz que está aberto e sendo executado mas nada abre. O jeito é abandonar o jogo e procurar outra diversão.

Legal demais. Talvez o Debian funcionaria no meu trabalho sim, principalmente a versão Gnome (eu adoro a funcionalidade da tecla Super, acho bem produtivo haha). Só não daria certo para meu PC Gamer, pois de todas as distros acho que o Pop!_OS e Ubuntu são os que mais nos deixam livres com relação aos drivers Nvidia, porém Pop!_OS não me deixou fazer algumas personalizações no wine como o Ubuntu me deixou, por isso mantive o Ubuntu mesmo.

Para a parte de jogos, já testou a remaster BR Regata OS?

Opa, vou testar agora, mas é tão pouco falada que nem passou pela minha cabeça em testar.

Regata OS e Big Linux são excelentes.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.