Qual distro Linux vocês recomendam para notebook antigo?

Oi,

Estou com um notebook mais antigo aqui (Intel Core i3 de 3ª geração, 4GB de RAM, HD normal) e queria dar uma vida nova pra ele com alguma distro Linux mais leve. Meu foco é usar para tarefas básicas: navegar na internet, assistir vídeos, escrever documentos e talvez ouvir música.

Já testei o Linux Mint XFCE, que achei legal, mas queria saber se tem outras opções que vocês recomendam com base na experiência real de uso. Vi gente falando bem do Zorin OS Lite e do MX Linux, mas queria opiniões mais práticas, principalmente sobre desempenho e suporte.

Ah, também me interesso por distros com uma comunidade ativa e atualizações frequentes, sem precisar ser rolling release.

Agradeço demais quem puder compartilhar um pouco da experiência pessoal com essas distros ou sugerir outras. Qual delas está funcionando melhor pra vocês em máquinas mais modestas? Eu também passei por esse tópico https://plus.diolinux.com.br/t/qual-a-melhor-distro-para-notebook-antigo-linux-training-in-pune mas ainda preciso de mais ajuda.

Valeu, galera!

Marcelo

Dá uma conferida nesse meu projeto AQUI.

Vale ressaltar que, o mais importante é vc usar de maneira consciente o sistema, evitando abrir vários programas e bilhões de abas no navegador.

1 curtida

:leaf_fluttering_in_wind: TOP distros Linux leves para o seu notebook:

1. Linux Mint XFCE :herb:

• Interface leve, mas bonita
  • Extremamente fácil pra quem está vindo do Windows
  • Muito estável e bem documentada
  • Requisitos mínimos: 2 GB RAM | 15 GB HD

:wrench: Ideal pra: uso diário, navegar, editar documentos, assistir vídeos.

2. Zorin OS Lite :ice:

• Visual parecido com Windows 10
  • Muito leve (versão Lite usa XFCE)
  • Atualizada e focada em quem está migrando do Windows

:wrench: Ideal pra: usuário iniciante que quer leveza + aparência familiar

3. Lubuntu :high_voltage:

• Super leve (usa LXQt, mais leve que XFCE)
  • Foca em performance máxima, ideal para HD
  • Interface simples, mas um pouco mais “crua” que Mint/Zorin

:wrench: Ideal pra: quem quer o sistema mais leve possível sem complicação

4. Peppermint OS :ice::cloud:

• Ultra leve e com integração com apps da web
  • Baseado no Debian/Ubuntu, com uma pegada moderna
  • Ótimo para PCs com pouca RAM

:wrench: Ideal pra: quem usa muito navegador, YouTube, Google Docs etc.

5. MX Linux XFCE :penguin:

• Leve, mas muito completo e poderoso
  • Baseado no Debian
  • Reconhecido por rodar MUITO bem em máquinas antigas

:wrench: Ideal pra: quem quer leveza + controle sobre o sistema

1 curtida

primeiro, faça um investimento nele: este notebook deve usar memórias DDR3, assim como menos de 100 reais você compra uma memória DDR3 de 8GB ficando com 12GB de RAM no total (assumindo que tenha mais um slot livre ).

Agora, com 12GB de RAM poderá usar qualquer distro que desejar sem problemas.

no mercado livre você encontra memória DDR3 de 8GB por 60 / 70 reais. Se possivel compre duas de 8GB e va logo para 16GB.

Será uma nova vida para o notebook e você vai conseguir usa-lo por um bom tempo ainda.

Se eu te contar que eu já usei windows 11 nisso, e ainda jogava samp…

Mas eu tenho 12gb de ram e ssd no lugar do HD. E transformei no servidor de casa.

Bom, tu consegue rodar praticamente qualquer distro. Evita somente Gnome.

Alguns que tu pode usar.

• Linux MInt XFCE (sou inimigo do Cinammon)
  • Lubuntu
  • AntiX Linux
  • Bodhi Linux
  • Xubuntu
  • Montar uma do jeito que você quiser com debian ou arch.

Mas que nem te falei, se meter mais ram e trocar o HD por SSD é um pczinho bem competente para tarefas básicas. Eu mesmo já programei para Android(não me pergunte como) com esse processador.

• Eu poderia recomendar o Ubuntu Mate. É uma boa distro e ela é relativamente leve.

Mint, Pop ou Manjaro.

Qualquer interface vai rodar bem ai, so se lembre de deixar uns 8 ou 6gb de swap

Acho que o DIO explicou bem aqui sobre o mito do Xfce (tal como Mate) ser mais indicado pela sua leveza:

Se puder por mais um pente e ficar com 8GB e trocar por um SSD vai ajudar mais, via de regra KDE vai lidar melhor com hardware assim, XFCE e companhia não são sinônimo de opção pra hardware fraco, eles escalam muito rápido o consumo de recursos, o Plasma hoje começa com 800 a 1 GB, porém é muito mais resiliente esse uso vai se manter estável mesmo se abrir quase todos os utilitários padrão (claro que estou tirando Krita e Kdenlive do jogo)

1 curtida

Ou seja, não importa muito se um ambiente usa menos RAM que outro, se o que você usa demanda RAM.

O Archcraft, instalado no meu notebook antigo, consome uns 800 MB após o Boot. Mas só de gravar a tela pelo SSR e usar o Krita por um tempo, o consumo vai lá para os 3,9 GB.

Hoje em dia, o negócio é usar o que te agrada mais. E se tiver um PC fraco, não exigir mais do que o seu PC consegue entregar.