Qual distro Linux leve e considerávelmente fácil pra quem está aprendendo programação?

Estou iniciando no mundo Linux e juntamente estou também aprendendo programação, gostaria de entender mais sobre o mundo Linux e como os sistemas e computadores funcionam, atualmente estou usando Linux Mint cinnamon.

Da uma olhada nesse vídeo

Fala @Samuelhzx , é muito legal saber que tem mais um pinguim se juntando ao bando, ainda mais aprendendo programação… isso é demais!

Para entender mais sobre o mundo Linux, é interessante saber pelo menos quem criou o kernel Linux e como se tornou um sistema operacional, graças ao GNU.

Isso tudo, você vai encontrar na biografia do Linus Torvalds e do Richard Stallman. São dois ícones muito importantes para o mundo Linux e Open Source. Acredito que depois de saber como tudo começou o resto fica mais leve.

É importante saber que nasceram distribuições que fizeram e fazem história até hoje. Por exemplo: Vi que você anda utilizando o Linux Mint com Cinnamon.

O Linux Mint é uma distro baseada no Ubuntu, que por sua vez se baseou no Debian. Em resumo, o que você aprender utilizando Mint, na verdade conta como aprendizado para o Debian.

Uma coisa que queria resumir para você é que, quando você usa uma Distro, na realidade você está utilizando um sistema operacional único. Ou seja, utilizar Ubuntu ou Mint é a mesma coisa que usar Windows ou OS X.

Por mais que venha do mesmo lugar, são sistemas operacionais diferentes. No final das contas, Linux não é uma coisa só, é apenas um kernel. Somente com o kernel, você não consegue usar o seu computador. Precisa de mais ferramentas essenciais que juntas, compõe um sistema operacional completo.

O que muda então?
O maior impacto entre distribuições (sistemas operacionais) diferentes, é o sistema de arquivos de execução ou o sistema de gerenciamento de pacotes.

Por exemplo, quando precisamos instalar um programa no nosso sistema operacional, é importante notar qual distribuição estamos utilizando. Nesse caso eu e você utilizamos o Mint, então ao baixar um programa, na seção de downloads, procuramos por versões linux para Debian, Ubuntu ou Mint.

“Pera aí, vou baixar uma versão Debian para instalar no Mint?”
Isso mesmo, pois como todas essas distros se baseiam no Debian, o gerenciador de pacotes é o mesmo. Nesse caso, um pacote com a extensão *.deb (debian).

Se por um acaso, você use o Fedora algum dia, então os instaladores que serão compatíveis para esse sistema é o RPM (Red Hat Package Manager).

Considere que cada distro “base” (se podemos chamar assim), tem características diferentes principalmente nos executáveis e nos gerenciadores de pacotes. Sendo esses; Debian, Slackware, Fedora e Arch.

Existem distros feitas totalmente do zero e que tentam ganhar espaço, assim como o Arch conseguiu o quarto espaço, iniciando em 2002.

Acredito que aqui tem informações básicas e iniciais para você se aventurar no mundo Linux. Não tente correr no tempo, tentando aprender rápido. Por mais que seja um tema simples de entender, demanda muita leitura e pesquisa para você conseguir enxegar o ‘todo’.

Um grande abraço!
(Eu sou da família Debian até o fim!)

Muito obrigado pela dica! Esses vídeo me ajudou a me basear e entender melhor qual caminho vou seguir.

Muito obrigado pelo explicação, me deu um norte importante do que aprender primeiro nessa jornada do mundo Linux !