Boa noite pessoal!
Eu usei por um tempo o Manjaro KDE no meu notebook, e estava rodando até que bem, apesar de mais lento do que eu esperava (comparado com o Linux Mint Cinnamon, que rodava melhor mesmo achando que era mais pesado). Eu também usei por um dia o Manjaro KDE no meu PC, mas ele estava muito lento comparado a outros sistemas operacionais como o Windows 10, Pop!_OS e Linux Mint. Enquanto qualquer aplicativo abre de forma quase instantânea neles, no Manjaro KDE demorava de cinco segundos para mais.
Isso me fez criar uma “imagem ruim” do KDE, de que ele era pesado, apesar de ver todos dizendo que ele é bem leve. Ontem decidi testar o Kubuntu em modo Live e tive uma surpresa: tudo carregava e funcionava extremamente rápido, diferente do Manjaro. Também testei o KDE Neon e o resultado foi o mesmo. Depois, testei o Manjaro KDE em Live novamente e a lerdeza era igual a que eu me lembrava.
Não sei exatamente o culpado dessa lentidão no Manjaro KDE, mas esse não é o ponto. Fiquei em dúvida sobre qual dessas duas distribuições com KDE devo escolher. Dei uma testada, achei as duas igualmente boas, mas queria ler algumas opiniões. Queria uma distribuição meio “mastigada” que não fosse muito complicada de resolver eventuais problemas (como o Debian que não funcionava o som e dava artefatos em jogos).
Grato!