Qual distro KDE escolher: KDE Neon ou Kubuntu?

Boa noite pessoal!

Eu usei por um tempo o Manjaro KDE no meu notebook, e estava rodando até que bem, apesar de mais lento do que eu esperava (comparado com o Linux Mint Cinnamon, que rodava melhor mesmo achando que era mais pesado). Eu também usei por um dia o Manjaro KDE no meu PC, mas ele estava muito lento comparado a outros sistemas operacionais como o Windows 10, Pop!_OS e Linux Mint. Enquanto qualquer aplicativo abre de forma quase instantânea neles, no Manjaro KDE demorava de cinco segundos para mais.

Isso me fez criar uma “imagem ruim” do KDE, de que ele era pesado, apesar de ver todos dizendo que ele é bem leve. Ontem decidi testar o Kubuntu em modo Live e tive uma surpresa: tudo carregava e funcionava extremamente rápido, diferente do Manjaro. Também testei o KDE Neon e o resultado foi o mesmo. Depois, testei o Manjaro KDE em Live novamente e a lerdeza era igual a que eu me lembrava.

Não sei exatamente o culpado dessa lentidão no Manjaro KDE, mas esse não é o ponto. Fiquei em dúvida sobre qual dessas duas distribuições com KDE devo escolher. Dei uma testada, achei as duas igualmente boas, mas queria ler algumas opiniões. Queria uma distribuição meio “mastigada” que não fosse muito complicada de resolver eventuais problemas (como o Debian que não funcionava o som e dava artefatos em jogos).

Grato!

Se vc gosta de ter todas as novidades do Plasma em primeira mão, mesmo que com alguns bugs as vezes, vá de Neon sem dúvidas. Agora se vc não quer lembrar de dor de cabeças que vc passou antes, vá de Kubuntu.

5 curtidas

Se ambas funcionaram bem qualquer uma te agradaria igualmente
Eu ficaria no KDENeon, pois e bem melhorado em comparação ao Kubuntu e bem exuta em apps

1 curtida

Recomendo testar o Fedora KDE tambémn, estou usando aqui e essa lentidão também já tinha percibido em outras mas agora no Fedora não.

2 curtidas

Utilizei o Kubuntu 20.04 por quase um ano e não tenho que reclamar. O sistema sempre foi muito responsivo e rápido, tem instalação minimal também, se vc quiser um sistema mais enxuto. Contudo, ele sempre traz versões mais antigas do Plasma e nisso o Kde Neon é muito melhor, pois traz a base sólida do Ubuntu 20.04 com as versões mais recentes dos pacotes do Plasma, fora que é um sistema muito enxuto.
Então vai do que vc quiser, os dois sistemas são muito parecidos.
Eu optei pelo Kubuntu por trazer algumas coisas a mais na instalação, e utilizei o Neon só em VM, mas imagino que o desempenho de ambos deva ser bem similar.
Fora da base Ubuntu já ouvi falar bem do KDE Plasma no openSuse e no Solus

1 curtida