Eu recentemente voltei ao PC, tô muito em duvida de qual distro deveria usar. Não quero ficar no Windows, mas ainda estou inseguro para migrar, ainda mais depois de saber que o Manjaro Deepin foi descontinuado ;-;. Alguma recomendação para um ex-usuario de Manjaro de distro que eu poderia me adpatar rapido e que seja similar baseada em Arch?
Adendo: claro, há o manjaro em outras interfaces, mas eu nunca me adpatei. O mais proximo seria o KDE mas deixa a minha cabeça doida com tanta informação.
Você pode observar todas as características de cada distro antes de instalar, acessando o distrowatch. Minha opinião é que as que estão melhores atualmente são o Mint e o Deepin.
Dois sistemas que estão mais no “espírito” do Manjaro: EndeavourOS e RebornOS.
Ambos dão várias opções de ambiente gráfico a vir instalado.
O ambiente do Deepin está sendo deixado de lado como boa opção, parece que há vários problemas de compatibilidade de suas últimas edições com o “ecossistema” Arch.
Talvez o Budgie ou o Cinnamon sejam boas alternativas. Mas o RebornOS AINDA É OFERECIDO EM AMBIENTE DEEPIN, ao contrário de outra distro cheia de opções, o Arcolinux.
Meu nobre, faz o seguinte. Vai no YouTube e procura as distros mais inusitadas e as mais famosas. Reflita e escolha… Por exemplo, eu não curto de ficar configurando KDE, logo, escolho Gnome, eu não curto ficar salvando versões então uso o POP que qualquer problema eu uso a funcionalidade de restaurar distro.
Serei repetitivo. Mas como a pergunta também é repetida, aqui vai.
A melhor pessoa para decidir que distro usar, é você mesmo. Teste várias e aí poderá escolher a melhor pra atender as suas necessidades. Como você já tem alguma experiência, fica fácil fazer um pré-filtro para decidir o que testar.
Mas no seu lugar eu colocaria o TigerOS na lista das distros a serem testadas. Uma distro brasileira, de um colega aqui do fórum.