Qual distro e gerenciador de janelas me recomendam?

De 2017 até 2023 utilizei o Void Linux + DWM. Por algum motivo que não me recordo, acabei instalando o Windows 11 e permaneceu assim até 2025. Porém agora tenho tido muita dor de cabeça com o Windows 11 e desejo voltar para uma distro Linux. Vi que o Wayland se popularizou muito junto ao Hyprland, então gostaria de experimentar o Wayland.

Obs: Minha máquina é um Thinkpad T480 com i5-8th e gpu integrada.

Vai de arch com hyprland ou NiRi wm
E se quiser um desktop para acompanhar KDE plasma.

1 curtida

Cara, eu tô pensando seriamente em migrar do Linux Mint (com Cinnamon) para o Debian com GNOME.
A experiencia na interface É MUUUITO BOA! A navegação entre as janelas e áreas de trabalho é tudo muito fluido, facilita demais o uso pra quem trabalha com muitas janelas abertas, o Workflow em si é muito bom de se trabalhar. Sem contar que o Debian tem uma robustez e confiabilidade muito boa. Não te passa aquela sensação de que você vai ligar a maquina num certo dia e o SO não subir. rsrsrs

Outra distro que andei usando recente foi o PopOS, que também usa o GNOME mas por incrível que pareça tem um Workflow melhor do que o GNOME no Debian, isso por conta de algumas custons que já ta integrada no Pop, tipo, o Tiling deles é muito massa de usar. algo que eu sinto falta em várias outras Distros, por ser algo que já ta no sistema por padrão sabe!?

E por ultimo mas não meno importante… ZorinOS! Simples e prático, pra quem vem do Windows é muuuito bom por conta da interface ser bem familiar, e também ter um Workflow bem típico do Windows.