Qual distro boa para essa configuração do notebook?

Olá pessoal!
Meu primeiro tópico aqui na comunidade e também como usuário novo no Linux.

Há 1 mês atrás eu resolvi formatar o notebook Asus x45u da minha esposa. Ele veio com windows 8 só que o sistema começou a travar muito, principalmente quando ia ver um vídeo no Netflix ou YouTube dava uns engasgos no início.

Então resolvi passar para o windows 7, demorei para achar os drivers dele e continuou com mesmo problema. Achei uma distro do zorin os pela internet e resolvi pesquisar sobre até que cai no vídeo do diolinux e decidi dar uma chance e instalar a mesma.

Estou usando a um mês o zorin os lite, está me atendendo bem, porém percebo que o uso da CPU continua aumentando em vídeos do YouTube e Netflix. O PC é só para uso do dia a dia nada de jogo ou algo mais pesado.

Essa é a configuração dele:
Processador AMD APU C-60 Dual core
Chipset AMD A68M
Memória 4gb
Placa de vídeo AMD Radeon HD 6290
HD 750gb

Já procurei por ele na internet e vi que esse modelo de notebook é fraco mesmo e as pessoas resolveram instalando Linux nele. E pesquisando aqui no fórum vi que o Linux mint é um pouco mais leve que o zorin os lite. E aí o que acham devo partir para o mint ou será que a forma que instalei o zorin foi errado?

Olá! Seja bem vindo ao fórum!
Neste notebook, com toda certeza, o maior gargalo é o processador. É praticamente inevitável que o uso da CPU fique alto apenas por ligar o computador.
Tenho um computador com uma configuração básica assim como o seu, mas com 1.5GB de RAM e um processador Celeron de uns 13 anos. Instalei o Ubuntu com XFCE (Xubuntu) e ele se tornou “utilizável”, da pra acessar um navegador e assistir ao youtube etc. Mas o sistema não é muito bonito, pois precisa ser leve.
Para configurações fracas assim distros com o XFCE ou o Mate (nao tão leve quanto o XFCE, porém mais bonito na forma padrão, sem muitas modificações) costumam ser boas alternativas.
Neste vídeo: Como LINUX pode SALVAR seu computador VELHO! - YouTube o Dio ressucita Notebook que acredito ser bem mais fraco que o seu.
Espero ter ajudado! :slight_smile:

1 curtida

Eu iria de xfce ou lxde esse processador e placa de vídeo é muito fraquinho.

Xubuntu
Lubuntu
Debian Buster

Eu tenho o mesmo notebook aqui praticamente só que ele é pior ainda kkkk

AMD C-60
2GB de RAm

Eu instalei nele o Xubuntu 18.04 e ta rodando tranquilo pode se dizer kkkk, uso ele mais pra baixas algumas séries e conecta via HDMI pela TV e assisti já que a bateria dele dura bastante.

1 curtida

Isso é bem relativo, XFCE pode ficar muito bonito com a personalização certa. Já viu o RaDiX? Ele perdeu o suporte, mas é o XFCE mais bonito que já vi.

Enfim, @alissonryan, te recomendo um ambiente mais leve, como LXDE, LXQt (LXDE é feio por padrão), MATE (MATE parece o Gnome2, também é muito personalizável) ou mesmo o XFCE. Aliás, o XFCE do Xubuntu não é feio.

2 curtidas

opa pessoal obrigado pelas respostas e pelos boas vindas :wink:

eu vi esse vídeo também, pensei nessa distro mais preferi vir aqui perguntar.

o seu pc está com quase a mesma configuração mais pelo que eu vi ele vc roda os vídeos fora do navegador né? aqui no meu eu rodo tranquilo pelo vlc sem engasgo, mais o travamento começa quando abro um vídeo no youtube ou netflix.

agora eu fiquei na dúvida, pois já uso o zorin os lite e ele usa o ambiente xfce porém esse problema de cpu vive aumentando. Mais na pesquisa rápida o lxde é fluído e quem sabe vai resolver meu problema de cpu alta.

Instalar o xubuntu ou lubuntu, eis a questão?

Xubuntu é mais personalizável, mas o LXQt do Lubuntu 19.10 é muito bonito e funcional. O LXQt e o XFCE têm quase o mesmo desempenho. Se você instalar o Lubuntu 18.04, ele virá com LXDE, que é mais feio porém muito mais leve. Deve se levar em conta que o XFCE do Zorin Lite não é necessáriamente leve. O XFCE do Xubuntu é mais leve que o do Zorin Lite.

1 curtida

boa explicação!

pelo jeito o xubuntu ganhou de lavada aqui nas respostas;
mais o lubuntu é mais leve também né, vou baixar essas duas distros e testar numa VM. Não to levando em conta a beleza da interface gráfica, prefiro o desempenho. Esse notebook vai ser mais para uso de vídeos streaming e no máximo usar para montar uns sites, sendo que já tenho um outro mais rápido que é o meu.

Se o problema está em ver videos e a cpu ficar com uso muito alto pode fazer assim:
Instale o Firefox
Vá em about:config
Procure layers.acceleration.force-enabled e mude para true
Gfx.webrender.all mude para true
Reinicie o Firefox
Instale ublock origin

1 curtida

Se n liga pra beleza, Lubuntu 18.04 com LXDE.

1 curtida

se n ligar para configurar pode tentar o devuan 32bits com lxde, já que não vai ter systemd, é mais leve

1 curtida

Ainda sou um iniciante no Linux, sei alguns comandos apenas.

Quero deixar esse notebook só para rodar os vídeos mesmo. Por isso que não ligo para a beleza do ambiente. Quanto mais rápido ele ficar melhor sem os engasgos que ele da no começo do vídeo.

Eu configurei o Firefox dessa forma que vc falou, o YouTube rodou bem até. Só o Netflix é mais pesado mesmo travou.

Eu vejo uns cursos nele agora e programo php por ele, mais quero trocar para usar meu outro PC com Win 7 que tem uma configuração melhor. Por isso tô atrás de uma distro do linux só pra deixar ali de boa no canto :smile:

Não importa a distro que você instala você vai ter engasgo no YouTube/Netflix, se você quiser assisti vídeo online com essas configurações você tem que diminuir a qualidade e deixa entre 360p e 720p no máximo e mesmo assim não iria roda bem.

1 curtida

Só passando aqui pra dizer a vocês que instalei o xubuntu nessa máquina.

Relutei para instalar, usei por um tempo na máquina virtual o lubuntu também e gostei mais da interface do xubuntu.
Agora estou usando o notebook senti que está sim um pouco mais rápido, até cheguei a dar uma mexida no tema. E outra coisa que notei que a internet ficou mais rápida para download. Antes no ZorinOs eu baixava numa média de 2.5mb chegando 3.5mb e agora no xubuntu eu tô na média de 5 MB chegando a 7.5mb.

Obrigado a todos pela ajuda e por indicarem essa distro.

Sei que já faz tempo, mas se ainda estiver com vontade de testar mais uma distribuição, tente o Linux Mint XFCE.

Acredito que para uso comum é uma interface mais amigável, um visual mais bonito e com alguns recursos interessantes como a central de updates e outras ferramentas básicas que já vem com o sistema operacional.

1 curtida

Eu cogitei usar o mint porém para essa minha configuração precisava de um sistema bem leve.

O mint pelo que eu vi chega a ser na mesma linha que o ZorinOs lite que eu usava e tem o xfce também como interface.

Mais valeu pela dica, vou testar o mint pelo virtual box e ver o que acho dele.

Bom… pelo menos em comparação com o Xubuntu 19.10, eu achei o Mint XFCE mais leve (e se você desativar algumas coisinhas da inicialização, fica melhor ainda).

E não… o ZorinOS Lite o desempenho é muito pior (apesar do XFCE), não sei se eu que sou “cricri”, mas em relação a outros sistemas o ZorinOS Lite fica pra trás fácil no quesito “leveza”. Ele pode até ser lite em relação a versão original do ZorinOS, mas de resto…

1 curtida

Estou usando o xubuntu 18.04 LTS
O uso da CPU para navegar usando o Firefox está bom comparado ao ZorinOs.
Pensei no mint até porque sou iniciante no Linux e é mais parecido com o Windows.
Vou ver melhor o mint e quem sabe daqui um mês tô com outra distro kkkk

1 curtida

Internet sempre será o calcanhar de aquiles de distros para hardwares modestos ou antigos. O ideal é no caso da WEB só consumir o básico e com apenas 1 ou 2 abas por vez.

É tive que aprender a usar só duas abas, até por questão de produtividade.

Mais esse Ubuntu a internet está mais rápida, pelo menos senti isso. Ou eu que esqueci de atualizar no ZorinOs

1 curtida

Ola tudo bem,qualquer distro com xfce deve rodar bem nessa configuração, caso queira continuar no ZorinOS veja esse tutorial pra ver se o desempenho melhora.

1 curtida