Qual distro + ambiente grafico mais estavel a longo prazo?

Pessoal, eu uso linux no dual boot, e estou querendo largar de vez o win10, qual a distro linux + ambiente grafico mais estavel a longo prazo hoje em dia?
Tipo eu com manjaro + kde, mas o kde buga muito, e tem varios bugs, me indicaram o arch + lxtq, ou fedora + xfce.
Novamente preciso de uma indicação de uma distro estavel. Meu hardware é bom, R7 5700x 32gb ram nvme 1tb RTX3060
Meu objetivo é colocar algo bem estavel a longo prazo e ir testando em VMs, outras distro e ambientes graficos, e ir personalizando algo com o tempo.

1 curtida

Boa noite rapaz.
Você pode testar se for de seu agrado o EndeavorOS baseado no arch linux e o BigLinux baseado no manjaro ou se preferir o próprio Ubuntu que é uma distro empresarial que te dá até 10 anos de atualizações.
O fedora workstation e o linux mint talvez possa lhe agradar.
Você tem opções boas.
Boa Sorte.

2 curtidas

Isso vai depender muito, acho que ninguém vai conseguir te dar uma resposta “perfeita” pois cada setup é um setup, meu hardware é mais modesto que o seu e estou me dando muito bem com o Fedora KDE assim como me dei bem com o BigLinux (KDE também).

Se você quer testar estabilidade, na minha humilde opinião, acho que essa é a pior opção, pois em uma VM você não vai ter o mesmo ambiente que na sua máquina real, os drivers usados não serão o da sua máquina real e sim os da VM então isso pode dar uma enganada, tanto pro bem como pro mal.

Uma ultima sugestão, que sei que você não pediu mas vou dar esse pitaco, eu só migrei para o Linux pois quando chegou meu SSD novo eu nem instalei Windows em dual boot nele, desse jeito eu “não tinha pra onde voltar”, caso contrário no primeiro problema (e tive vários na migração) a minha tendência era voltar para o local mais comodo.

5 curtidas

Cinnamon, o ambiente do Linux Mint

1 curtida

Pela configuração do seu setup e como comentou, você pode ir sem medo de Arch com KDE ou Gnome. Hoje tem o archinstall que é uma mão na roda e dependendo de como for a sua conexão, tu formata em 10/15 minutos. Além do que a galera aí em cima comentou, tem o TigerOS do @Daigo.

Tem também distribuições como PopOS, Debian, Ubuntu, Fedora, Mint.

Se quiser algo mais “hardcore”, tem os tiling window manager como Hyprland, Sway (para wayland), LeftWM, BSPWM, i3 (para XORG), além de distribuições que dependem de um tempinho a mais para configuração como NixOS, Void e Gentoo.

4 curtidas

Vai de Debian, pode ser com o Gnome mesmo; não vai te decepcionar, exceto se vc quiser drives e pacotes mais novos. É o feijão com arroz, mas funciona.

3 curtidas

Depende muito do que você gosta. Você gosta de estabilidade? Vá de Ubuntu LTS, Debian e openSUSE Leap. Você gosta das últimas novidades? Vá de Fedora, Arch e openSUSE Tumbleweed.

Por outro lado, se você quer algo mais fácil, tem o trio Linux Mint, TigerOS e ZorinOS.

3 curtidas

Distros baseadas em debian, desde que você use o pc igual gente normal e não fique fuçando as entranhas do sistema. Ou parta logo pra um sistema imutável.

2 curtidas

acho que em estabilidade em longo prazo, nada ganha de um Debian, lembrando que o lançamento do Debian 13 (Trixie) tá bem próximo

2 curtidas

Arch ou Mint

Arch se quiser muito desempenho, entretanto a distro não facilita o uso

Mint se quiser uma distro facil e com desempenho normal

De ambiente gráfico, Gnome ou KDE pro Arch e Cinnamon pro Mint

1 curtida

Antes de qualquer coisa veja isso, vale para desktop também, Manjaro e Arch não são estáveis por definição e o Manjaro faz isso (ver sessão Stability)

1 curtida

De fato nao são estaveis, mas ele ta usando “estável” em outro sentido. “Estavel” é algo que muda pouco, mas ele ta usando como sinônimo de “tem poucos bugs”, e o Arch definitivamente tem poucos bugs, entao seria “estavel” no sentido que ele esta falando

de orelha, vc deve experimentar o linux mint, debian stable, fedora, distros LTS. sem desmerecer as outras, que n utilizei

2 curtidas

Estavel a longo prazo?
Ubuntu LTS

Quer o KDE?
Kubuntu LTS

Eu adoro o arch, manjaro e big mas como queria um desktop para trabalho sem dor de cabeça a cada atualização fui de Kubuntu, to nele a alguns meses e nenhum problema até agora.

1 curtida

mn, não existe distro mais estavel que o Debian, e o anbiente grafico mais estavel que ja testei (muitos deles) oq mais estavel que encontrei e o xfce

2 curtidas

Se você quer uma distro estável e segura pra largar o Windows de vez, dá uma olhada no BigLinux! Ele é baseado no Manjaro (que vem do Arch), mas a grande sacada é que a galera do BigLinux já deixou tudo redondinho pra você - sem aquela dor de cabeça de ficar configurando tudo do zero.

O melhor de tudo? Se der alguma quebrada (porque vamos combinar, com rolling release às vezes acontece), você tem um sistema de snapshots automáticos que salva seu dia. Dá pra voltar pro ponto anterior em dois palitos, sem stress. E se o GRUB der problema (aquela clássica), tem uma ferramenta no Live USB que resolve na hora - coisa que em outras distros te faria perder horas.

Pra apps, o esquema é inteligente: pacotes nativos pra garantir estabilidade, Flatpak pra apps mais isolados (evita bagunçar as dependências), e se precisar de algo muito específico, o Distrobox deixa você criar um container de outra distro rapidinho. Quer rodar MariaDB, PHP ou outros serviços? O Docker já vem com uns pacotes otimizados que instalam com um clique - perfeito pra quem quer praticidade.

E pra sua RTX 3060, já vem tudo pronto com os drivers NVIDIA. Sem ficar caçando PPA ou compilando módulo. Só botar pra rodar e ser feliz.

Dá pra testar sem instalar pelo Live USB (usa o Ventoy que é mais fácil). Se curtir, a instalação é tranquila. E o melhor: você pode ir personalizando aos poucos, testando coisas novas, sabendo que se der ruim, o snapshot te salva.

Não é a distro mais “conservadora” do mundo (se quiser algo parado no tempo, teria que ir pro Debian Stable), mas pra quem quer um sistema atualizado, com ótimo suporte a hardware e zero medo de quebrar, o BigLinux manda bem. Vale a pena pelo menos testar!

(Ah, e se um dia você sentir saudade do Windows… pelo menos aqui o sistema não decide reiniciar sozinho pra instalar atualização!) :laughing:

Importante: É importante destacar que é uma Refisefuqui e que não tem CNPJ, é feita só por voluntários e amigos, todos são amadores! Não tem nenhuma empresa sustentando sua existência! E você pode se voluntáriar!

Grato
Rafael Ruscher

8 curtidas

[Atualizacao 31/05/2025:]
Decidir usar o Debian + xfce, agradeço a todos pelas dicas!
Depois volto aqui daqui há 1 ano pra dizer como foi minha xp :slight_smile:
Estarei testando varias distros e ambeintes graficos em VM pra ver como é.
Novamente muito obrigado pessoal!

4 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.