Qual distribuição linux você ficou mais tempo usando esse ano?

Debian. Comecei o ano com o Debian 9 e estou terminando com o 10. Na outra partição que tenho disponível para outras distros, usei na maior parte do tempo o Mageia (6 e depois de lançado a versão final, o 7). E agora, de uns 3 ou 4 meses para cá, resolvi dar outra chance ao Arch. Estou com ele ao lado do Debian. Alias, estou escrevendo esse post pelo Arch.

geral de cima usando e querendo experimentar o Opensuse…
ah… SDA acho que irei voltar denovo para testar o Opensuse…
esse camaleão sempre me deixou intrigado…

Vai acabar nisso mesmo, afinal o openSUSE é muito mal divulgado. Não tem tanta notoriedade como as outras distros como Ubuntu, Manjaro, Deepin e essa galera toda. Mas por enquanto é, de longe, a melhor distro que usei. Nenhuma distro é perfeita, mas essa chegou bem perto na minha opinião.

Bom estou agora indo testar o Regata OS e espero que esse sistema tenha um bom futuro pois ele tem umas propostas bem interessantes alem de ser baseado No openSUSE

Bom teste! Mas devo dizer que o Regata OS não é um openSUSE Leap com ferramentas extras. Na verdade algumas estão faltando, como algumas opções no YaST. O Aptitude sumiu e a única forma de gerenciar pacotes é pelo zypper.