Qual distribuição linux você ficou mais tempo usando esse ano?

Olá, Gostaria de saber qual ou quais as distros que você mais utilizou e por curiosidade a interface, essa é especial pros saltadores de distros qual será a mais comum entre nós? se você já tem uma distro e interface fixas nos conte também. Começando por mim, este ano a distro que mais usei foi o Fedora em meus teste descobri a distro em janeiro e desde lá está é a principal com testes regulares a outras sempre em dual boot haha. e vocês?

    • Ubuntu
    • Mint
    • Fedora
    • Deepin
    • Debian
    • Manjaro
    • Elementary OS
    • OpenSuse
    • Solus
    • KDE Neon
    • Regata OS
    • Outras (comente conosco)

0 votantes

4 curtidas

Eu estou utilizando o Linux Mint 19.2, mas estou doido para testar o openSUSE :sweat_smile:

2 curtidas

openSUSE Tumbleweed com Plasma. Também tem o Regata OS no Laptop mas é openSUSE Leap no fundo no fundo.

2 curtidas

Deepin, está bem fluído em meu 2º laptop (antigo).

1 curtida

Pensando em testar OpenSUSE já que a integração dele com KDE parece ser muito boa (e eu adoro KDE). Porém com um pouco de “receio”, talvez de não entender como funciona o ecosistema do OpenSUSE? Já que eu venho usando base apt/deb a um bom tempo.

1 curtida

Arch Linux é a distro que eu mais usei na minha vida huashhausaa.

1 curtida

Eu estou há praticamente 8 meses usando apenas Pop!OS, única mudança é que eu atualizei do 19.04 para o 19.10.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Eu usei o Pop Os por um 4 meses e agora to no KDE neon vai ja fazer 1 mês.

1 curtida

Linux mint Mate 19.1

1 curtida

Eu curti muito o Deepin, porém ocorreram problemas na distro, e tive que larga-la, atualmente uso o Mint 19.2 com o Cinnamon

1 curtida

Zorin em primeiro, quase perdendo lugar pro Ubuntu

1 curtida

Bem, nesse caso eu diria para não se preocupar. Quando eu estava olhando alguns pacotes usados pelo openSUSE, eu descobri que o gerenciador de pacotes gráfico na verdade é um fork do aptitude, então deve ter uma base apt-rpm na parte gráfica. Já para o terminal, o zypper funciona quase de forma idêntica ao apt. Eu já havia comentado sobre isso em outro tópico mas como eu não me lembro qual foi, vou resumir numa coisa:

zypper refresh

zypper search

zypper install

zypper upgrade ou zypper dist-upgrade

Molezinha. É fácil de pegar, afinal a forma como instala RPM é idêntica ao do DEB. rpm -i nomeDoPacote.rpm ou é usar o zypper com zypper install pacote.rpm

Mas se abrir o pacote com duplo clique, o YaST instala para você, da mesma forma como o Gdebi.

2 curtidas

KDE Neon user edition, é a que to por mais tempo.

2 curtidas

Manjaro XFCE, 3 dias contando hj kkkkkkk acabo sempre rodiando o ubuntu e o mint mas não duram 1 dia ate formatar tudo outra vez
Agora estou parado nessa… Vamos ver quanto tempo eu fico por aq

1 curtida

Radix e Manjaro… Mas estou encerrando o ano com o Debian 10 :joy::joy:

1 curtida

Realmente, falando assim parece ser mais simples. Talvez após o término deste semestre darei uma olhada. Estava querendo um Rolling Release porém tenho um pouco de receio do arch pois tenho medo de quebrar ele devido a experiência que possuo no momento (Apesar de já ter feito uma instalação e setup completo sem problemas anteriormente).

Usei o Mint até junho desse ano e venho utilizando o Neon desde então, exceto por alguns dias em que eu testei o Manjaro KDE.

A que usei mais tempo e estou utilizando no momento é o Arch. Instalei o Manjaro , mas tive alguns problemas e voltei para o Arch,
Em outro computador tem o Linux Mint mate instalado e funcionado prefeitamente.

Também é possível quebrar o Tumbleweed se não souber o que está fazendo. Mas é mais difícil do que com o Arch. Acredite, eu usei os dois.

Mas posso deixar umas dicas de como evitar quebrar o sistema:

  • Priorize os repositórios oficiais:
    Esse é bem fácil de explicar e de entender. Tanto o Leap como o Tumbleweed possuem a openSUSE Software para dar um help em encontrar alguns programas ou pacotes. Mas muitas vezes não existe um pacote específico nos repositórios oficiais, então ele mostra pacotes mantidos pela comunidade caso seja o caso, lembrando que ele deixa claro quando é mantido pela comunidade, a versão do pacote e quem é o mantenedor. Desse jeito fica parecido com o AUR mas na real parece mais o Launchpad do Ubuntu, por ser necessário instalar esses repositórios. Mas se instalar pelo openSUSE Software, ele instala os repositórios automaticamente. É só tomar cuidado na hora de atualizar o sistema. É possível que o zypper puxe pacotes dos repositórios da comunidade ao invéz dos oficiais, então cabe ao usuário gerenciar esses repositórios. Mas é fácil, é só usar o YaST

  • BTRFS ainda é experimental:
    Uma das dores de cabeça mais chatinhas quando eu comecei a usar o openSUSE foi não trocar de BtrFS e XFS para EXT4. BtrFS é excelente em conceito mas muitas vezes vai resultar em lentidão extrema do computador quando começar a fazer a limpeza do sistema de arquivos automaticamente. Chega a ser pior do que as atualizações constantes do Windows. Dá para desativar depois mas já pode começar a contar os dias porque sem limpeza, a partição vai encher de snapshots depois de cada instalação de pacotes ou atualização. Recomendo trocar tudo para EXT4 na hora da instalação.

2 curtidas

É, amanhã eu tenho a entrega do meu último trabalho da faculdade. Acho que depois de voltar para casa irei preparar tudo para mover o sistema para o OpenSUSE. Obrigado pelas dicas, vou ver se consigo fazer a conversão de todo sistema para lá sem maiores problemas. (Principalmente PgAdmin… que as vezes irrita para instalar o 4 então volto a usar o 3).

1 curtida