Qual custom ROM vocês me recomendam?

Com o último vídeo do Dio, eu acabei me incentivando a trocar a ROM do meu celular.
A última experiência que eu tive com esse “universo” foi há um tempo atrás quando eu tinha um SAMSUNG TAB 3 Lite, que eu sempre fazia ROM e resturava. Então eu não sei mais de quase nada.


Mas então, atualmente tenho um Moto E4 XT1763, e gostaria de colocar uma custom rom, alguém me indica alguma? Ou dicas que eu devo aprender para escolher uma em específico.

3 curtidas

LineageOS é uma boa, só que vocẽ vai ter que torcer pra ela ter suporte pro teu dispositivo.

5 curtidas

Rom especifica para o aparelho eu não tenho, mas eu conheço algumas boas:

LineageOS

Pixel Experience - Parecido com a Rom dos Pixel da google

Aosp - O Android puro, mas puro mesmo

AospExtended - Aosp com mais opções de customização de interface e tals

E tem varias mais como: ViperOS, crDroid, Resurrection Remix e assim vai

3 curtidas

Eu sempre utilizei as ROMs da Equipe GZR (Validus, Tesla e Tipsy), mantendo uma versão não oficial delas para o J5 2015 (2018) e para o S4 Mini Duos (2015).

Mas existem uma infinidade de ROMs (assim como as distros), é só testar e ver qual se encaixa no seu gosto/uso.

Saudações.

1 curtida

Alguém conhece alguma pro Samsung SM G355M?

Existem dois modelos do Moto E4, um com Snapdragon e outro com MediaTek
Provavelmente sua versão é a com MediaTek (Creio que é a versão vendida no Brasil), mas cheque baixando algum aplicativo na Play Store, tipo o AIDA64 e verifique o processador.
Pelo que pesquisei, esse celular não tem um suporte muito legal, existem Custom ROMs, mas infelizmente estão desatualizadas em sua maioria, então, pensaria duas vezes em trocar de sistema nesse aparelho.
Mas o que temos de ROM pra ele?
LineageOS, Resurrection Remix, AOSP Extended e várias outras… (Link do XDA referente ao Moto E4 MediaTek)
Todas no Android Nougat (7.1.2)
Recomendo testar a LineageOS se quiser algo mais simples, sem muitas customizações e tendo uma base mais solida, já, se quiser personalizar o sistema, recomendo tanto a Resurrection e a AOSP Extended, elas são bem similares, a RR tem como base a LineageOS e a AOSP o próprio AOSP mesmo, as duas trazem mais atenções pra parte de customização, então, são ótimos candidatos se você quer personalizar seu device.
Mas qual é a mais estável e sem bugs ?
Infelizmente não sei :\ alguém tem que testar e dar o feedback, mas recomendo dar umas lidas nas respostas do tópico referente a ROM, dá pra ter uma pista de como ela tá.
Porem, uma coisa é fato, as compilações são bem antigas, terá de se conformar em usar Patch de Segurança mais antigo ou tentar compilar uma versão mais recente pra uso pessoal.
Particularmente nunca troquei a ROM de um device MediaTek, mas antes de fazer o processo, recomendo pesquisar bastante, conheço colegas que não tiveram bons resultados trocando firmware de MediaTek.
Boa sorte amigo, seu device tem suporte oficial do TWRP, então pode conseguir diretamente pelo site oficial, o desbloqueio é efetuado no site da Motorola e pode ser feito pelo Linux sem problemas, só baixar o fastboot em sua distribuição e rodar os comandos de acordo com o site.

2 curtidas