Qual curso de TI é melhor?

Quero fazer uma faculdade de tecnologia. Mas o foco é para sair do Brasil.

No estado o de eu moro, há na rede pública 4 cursos: Ciência da Computação, Engenharia de Hardware, Análise de Sistemas e Sistemas de Informação.

Todos os cursos públicos são altamente demandados, eu passei uma vez em Computação na UFMA, mas estava doente e não tinha ninguém para fazer a inscrição.

O Sistemas de Informação é novo no Maranhão, vai começar agora nesse segundo semestre, logo, acho que seria menos concorrido.

Minha preferência é a rede pública, pois fica mais fácil para sair do Brasil, a questão é qual dos cursos devo escolher?

Durante 2020 até o final de 2023 cursei ciência da computação, infelizmente não tive como concluir pois mesmo com bolsa, ficou difícil pagar, ainda mais com meu pai desempregado no início de 2024. O curso é bem focado na área de desenvolvimento, com um dedo no toba para matemática e um pouco de hardware. Atualmente curso sistemas de informação e o foco é mais no negócio da empresa do que em desenvolvimento em si. Análise de desenvolvimento de sistemas é um combinado entre ciência da computação e sistemas de informação, porém é bem pincelado, não tem tanta profundidade, sendo bom para te dar uma base rápida pois tende a ser tecnólogo e você se forma mais rápido (eu gostaria de ter mudado para esse curso ao em vez de sistemas de informação, ainda mais por ter altas chances de me formar ainda este ano). Engenharia da computaçãao o foco é no hardware e em embarcados (dispositivos IoT, Arduíno e low level programming, por exemplo, desenvolvimento de firmware para pcb). Acho que em resumo seria isso que posso passar de visão.

“Gringo” tá pouco se lixando para qual dessas você escolher, tenho amigos que são formados em ADS pela “Unisquina” e trabalham para fora.

2 curtidas

Opa, valeu amigo por todo o seu depoimento. Eu não sei qual seu estado, mas no nordeste, devido ao coronelismo na cultura do trabalho, a galera prefere quem é formado em federal.

E aqui no Maranhão tem muita gente que contrata com essa ideia de ir em faculdades federais para ter mão de obra barata, e aí os “coroneis” indicam os alunos das federais, que em boa parte não são boas peças… Enfim, eu tenho que jogar com as cartas que tenho, estou desempregado, moro com minha avó e ela está muito chateada comigo por eu não conseguir um emprego, logo estou jogando com as mãos amarradas e as cartas de outra pessoa.

Boa Noite,

Acho que poderia fazer Ciência da Computação (grade curricular mais pesada) eu acho uma boa e depois fazer alguns cursos para tirar certificado na área que você gosta e quer trabalhar.

Já Sistemas de Informação vai te dar uma base de desenvolvimento Web, UX/UI, Mobile First, algorítimo, redes, banco de dados, sistemas operacionais, mais ou menos vai ser isso sua grade.

Você quer atuar em qual área ou você já atua em qual área?

Certificados como cloud AWS, AZURE, GCP e/ou certificados que hoje estão falando bastante como DataBricks , colocando isso no Linkedin empresas vão atrás de você.

1 curtida

Obrigado, pelo visto vou manter as cartas Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Como falei, SI é novidade no Maranhão, logo, o pessoal vai ficar com receio e depois vão se mat4r pela vaga… Vou seguir sua dica sobre certificação no LinkedIn, muito obrigado.

1 curtida

Ciências da computação, por experiência própria, é mais generalista, e você vai precisar estudar mais por fora para trabalhar na area que quer.

Por outro lado, ela te dá uma base muito mais solida que ADS, por exemplo.

Eu diria q pra trabalhar pra fora vai ser melhor já que vc pode ter base em programação baixo nível e análise de dados, duas coisas q tem um mercado bem interessante no exterior, sem contar que provavelmente pode ter matéria de inteligência artificial ou ML, eu pelo menos vou ter.

A dica de ouro é dar uma olhada nas matérias, ver qual tem uma boa base matematica, qual tem matérias mais interessantes.

não da pra saber como o mercado vai estar daqui a 5 ou 6 anos, por isso acho q CC acaba sendo mais seguro

1 curtida

Entendo que CC seja uma aposta mais segura, mas aqui no Maranhão é muito concorrido, eu vou fazer concurso para CC e SI então… Meu foco é federal pois a possibilidade aqui é maior, a galera contrata gente da Federal enquanto estudo privado é oferecido a pobres que não tem condições e para se formar paga uma faculdade meia-boca. Obrigado pela suas observações

1 curtida

psé, aqui onde eu moro a unijui é mt boa
nota 5 no mec e mais ou menos uns 2k a mensalidade, financiado 10 semestre pra 10 anos fica até q suave de pagar

1 curtida