Qual CPU AMD pegar pra montar pc?

Gostira de saber uma CPU AMD pra linux por mas que não é algo muito complexo, para um desempenho agradavel sem ter problemas nvidia recomenda AMD apenas CPU, ou GPU ?, caso for apenas uma CPU amd qual é boa pra games atual ?, e caso necessitar de uma GPU amd qualquer uma va funcionar diferente da nvidia correto ?, lembrando que caso a placa amd seja lancamento novo tem que esperar o gap de adcionarem ao kernel correto ?

Dito isso, uma cpu amd boa pra games qual modelo ?

Hoje o linux da suporte total a amd, você pode escolher qualquer um CPU que você quiser, por exemplo eu peguei uma AGPU AMD Ryzen 5 5600gt com graficos integrados, para não investir em uma placa grafica atualmente muito cara, fica ao seu criterio, o kernel do linux já vem com todos os drivers necessários.

As GPU da intel como a arc b580 tb não precisam de drivers é plug and play se compara à uma radeon rx7600 dai é bom ver qual tá mais barata e comparar reviews dos jogos q VC joga nessas placas.

Depende do quanto você pode gastar e qual sua definição de bom.

Eu iria num Ryzen AM5 da série intermediária hoje em dia e talvez uma RX7600, é um ótimo meio termo. Se for pegar usado ou no aliexpress, pode ir num AM4 que vai economizar bastante grana (R5 5600 por exemplo), mas tenha em mente que AM4 é end of life, não tem mais lançamentos para ele.

E sim, vai full AMD que é sucesso, tenho usado tudo AMD nas minhas máquinas desde 2016 por aí e sempre rodando suave no Linux. Processadores Intel também funcionam bem sem muitos problemas, mas não acho que valem a pena hoje em dia, não tem concorrência com Ryzen.

Agora me diga, depois de anos entendi e ainda faz sentido o Linus ter estirado o dedo pra nvidia, peguei uma RX580 vai ser superior minha 1650 4gb?, e processador Ryzen qual é bom pra acompanhar a gpu?

Um ryzen 5 5600 ou melhor já da p jogar de boa o foco maior tem q ser na placa de video a Rx 580 já não vai performar muito com jogos novos.
Dê uma olhada nesse canal de hardware q pode te ajudar.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.