É… parando pra pensar o Gnome é bem vintage mesmo
As analises do Kubuntu 22.04 LTS me convenceram mais do que ubuntu com gnome shell, pra mim o ubuntu ficou muito mais redondo com o Plasma, tudo funcionando muito bem. Será que não seria hora da canonical deixar o ubuntu com gnome apenas como uma flavor e migrar oficialmente de vez para o Plasma?
O projeto do GNOME é importante demais para a Canonical deixá-lo em segundo plano. Repare que quase todos os sistemas de amplo uso em servidores têm o GNOME como interface padrão (RHEL, CentOS, AlmaLinux, Rocky Linux, Debian…). Dentre os grande projetos em Linux, apenas o do OpenSUSE dá mais peso ao KDE Plasma. (Não considero ainda o Manjaro um “grande projeto”, pois não é bancado por uma grande corporação.)
Acho que o KDE deveria ser o padrão para desktop, o GNOME para servidores.
Porque? Só porque o Plasma é Windows-like?
O GNOME é incompleto e carece de funcionalidade, um servidor não precisa de mil e uma funcionalidades o que o torna ideal nesse caso.
O KDE seria ideal para desktops pois ele é o DE mais completo, simples e fácil de usar e ao mesmo tempo rico em funcionalidades, o KDE tem tudo que o usuário precisa, enquanto o GNOME necessita de instalar extensões para acrescentar funcionalidades básicas.
Acho que nenhuma DE sem customização vai ter o ambiente gráfico do gnome.
Atualmente estou usando o XFCE e, depois de algumas configurações, ele tá com a “cara” do gnome só que com a vantagem de consumir apenas ~500mb de ram.
Revivendo o post só pra dizer que instalei algumas delas e ficou sensacional (uma delas vai só até o 41, mas no primeiro comentário coloca o link da extensão pra 42).
Lâmpada mágica, cubo de áreas de trabalho e efeito de TV na abertura e fechamento de janelas
Eu as tenho instaladas, porém no momento nenhuma ativada, qual delas não está funcionando? Das que postei link todas estavam funcionando no G42.
Voltando ao assunto do tópico o Josh Strobhl já começou a empacotar o budgie para o Fedora.
No meu tem leves atrasos e travadas, mas conte-se o fato de que uso 3 monitores, a GPU integrada sofre um tiquinho com isso…
indo na wikipedia aprender o q é esse tal de “skeumorphic designers”. kkkkk
o gnome -e maio sem pé nem cabeça para nobos e telas normais. nas touch deve fazer sentido.
KDE é mais fácil para quem tem experiência com o Windows.
Gnome é mais fácil para pessoas que tem dificuldade de lidar com o computador, ou ainda vai ter a primeira experiência com um computador.
Usuário mal configura o papel de parede. A maioria pega e usa do jeito que foi entregue.
Ou pra galera que usa notebook, como eu. Única DE que se compara em questão de workflow e fluidez em notebook é o Pantheon, e ainda sim não chega tão perto assim.