Qual a vantagem em usar BTRFS ao invés de ext4 no Ubuntu?

Neste caso peço desculpas. Apenas tentei ajudar. :confused:
Eu utilizava esse parâmetro quando usava BTRFS e nunca tive problemas.
@Pirapora @aguamole @anon34547030

3 curtidas

Tranquilo. Nem prestei atenção q vc tinha falado sobre isso. Eu falei de forma geral q alguns parâmetros podem não se encaixar em todas as situações.

1 curtida

Tranquilo meu povo.

Eu estou usando BTRFS agora no Ubuntu. Vou ficar observando o que ocorre. A princípio não estou notando mudanças, a não ser na velocidade de contagem de arquivos. Quando em propriedades, ele exibe rapidamente o número de arquivos da pasta.

Acho que na cópia foi mais rápido também, mas teria que medir o tempo.

Único medo que tenho é com a corrupção dos dados.

1 curtida

Relaxa. BTRFS já bem maduro e o Ubuntu tem bom suporte. Basta vc n tentar alterar nenhum parâmetro sem o conhecimento para tal e seu sistema vai ficar de boas.

2 curtidas

Mds velho já expliquei tantas vezes porque n se desfragmenta memoria flesh.
Talvêz eu deva criar um tópico para isso.
Memoria flash não possui partes mecanicas diferente de hdd.
A cabeça demora para mudar de um setor para outro que não seja sequencial.
As memorias flash foram inspiradas na memoria RAM.
Elas não tem um braço com uma cabeça que tem que mover para alcançar um setor.
A leitura de setores é instantania porque usam enpulsos eletricos para fazer leitura.

No final deixar um ssh fragmentado não faz diferença.
A desvantagem do ssh é o seu ciclo de escrita e desfragmentar faz escrita.

@Diolinux muitas pessoas não sabe como funciona um hd e memorias flesh.
Fazer um video sobre o funcionamento deles e uma conclusão do porque não desfragmentar memorias flash daria uns 20min de video.

Memória flash você se refere a pendrives? Ou nisso você inclui também SSDs?

Meu conhecimento sobre BTRFS é limitado, mais pelo pouco tempo que tive no openSUSE tempos atrás o segredo é não mexer nas configurações, simplesmente instale o sistema com BTRFS e esquece que ele existe assim como os demais sistemas de arquivos. Um dos recursos que vale apena estudar são os snapshots, o openSUSE o faz de forma automática mas não sei como isso funciona em outras distros.

Bom saber que BTRFS esta funcionando bem no Ubuntu, talvez na próxima versão 21.10 eu vá utilizar.

1 curtida

É exatamente isso. Os devs do Ubuntu, Fedora, Opensuse já deixa o btrfs com as configs adequadas ai vem o pessoal q nem entende direito como o filesystem funciona, lota o fstab de parâmetros e reclama que o filesystem tem problemas. N to dizendo que a pessoa n possa alterar algo se quiser, mas tmb tem q saber exatamente o q tá fazendo e quais efeitos vai ter. Por isso que uso a 4 anos o btrfs no Ubuntu e nunca tive nenhum dos problemas que já vi o pessoal citando. Simplesmente instalo o sistema com btrfs e uso. N me preocupo em tá mexendo em parâmetros até porq n vi necessidade.

2 curtidas

Eu to no cell então eu to com dificuldade de explicar as coisas esses dias.
Na wikipedia tem uma pagina sobre memoria flash.
Existe varios tipo de memoria flash.
Ssh é um tipo de memoria flash(nand).
Pendrive é outro tipo de memoria flash você nunca ouvio falar em desfragmentar pendrive agora ssd já olha a descrepancia.
Cartão de memoria SD é memoria flash.
E por ai vai.

E é assim que o btrfs-progs detecta se o armazenamento é hd ou memoria flash na hora de formatar.
Ele mede o atraso de leitura de varios setores aliatorios se for instantaneo ele aplica as otimização.
Se tiver o atraso devido ao movimento do braço do hd então ele otimiza para hd.

Eu também não mexo nos parametros.
E importante entender que o btrfs ainda esta em desenvolvimento.
E todo software em desenvolvimento pode acontecer de ocorrer novos bugs.
Os desenvolvedores consideram ele estavel mas periodo de desenvolvimento é desemvolvimento.

Ele já é considerado maduro desde 2016. Claro q está em desenvolvimento assim como o Kernel Linux tmb está. Não confunda desenvolvimento com “não estável”

1 curtida

Então, o já encontrei bug em uma versão lts do kernel linux e então n pode atualiza-lo porque o bug quebrava a minha swap.

Todo software tem bugs. Um software estável não quer dizer 100% livres de bugs, e sim que deve funcionar 100% na maioria dos casos. Enfim, n quero me aprofundar muito nessa discussão pra n fugir do proposito do topico.

Toda vez que se implementa novas linhas de codigo em um software essa linha pode gerar novos bugs que não tinha nas versão anteriores.
Você sabe aqueles bugs do kernel que existe a 7 anos então isso que dizer que a 8 anos tras o bug não existia.
Pois é esse é o problema de desenvolvimento.

O ext4 esta em versão final diferente do btrfs.

Enfim, n quero me aprofundar muito nessa discussão pra n fugir do proposito do tópico.
Tem uma boa discussão btrfs vs ext4 no fórum. Te sugiro dar uma olhada lá.

1 curtida

De toda forma foi bem educativo por parte do @aguamole essas informações sobre memória flash, pois não são todos que sabem sobre esse tipo de coisa e isso pode servir para ajudar outras pessoas em algum momento de necessidade. Conhecimento a mais nunca é demais. A comunidade como um todo agradeceria caso você produzisse algum tipo de artigo sobre esse assunto.

@anon34547030 Eu também considero o BTRFS estável, porém, para evitar problemas é sempre bom manter uma rotina de backups consistente fazendo uso de discos-rígidos externos e afins. Como você mesmo disse, estabilidade não significa que não vá haver falhas e a qualquer momento pode surgir um problema que afete o usuário de maneira extremamente negativa e não possuir uma ou mais cópias de seguranças de seus arquivos mais importantes pode vir a ser algo bem danoso.

Um exemplo simples são as distros rolling release. Já vi relatos de usuários dizendo sofrer sérios problemas após certas atualizações, no entanto, utilizo esse tipo de sistema há mais de um ano e nunca passei por tais apuros. Acho que depende muito do perfil de usuário e não das distros em si. Todavia, isso não tem nada a ver com o tópico em questão.

1 curtida

Todos o file system estão em contaste desenvolvimento, Kernel 5.12, 5.13, 5.14 possues patchs do EXT4, XFS, F2F, BTRFS, Raizer4 e 5. BTRFS é considerável estável a muito tempo.