Qual a melhor ROM?

Pessoal,
Tenho um Celular LG K10 2017.
Ouvi dizer que uma das melhores formas de deixar o Android da forma que nós queremos inclusive na questão de liberação de espaço, seria instalando uma ROM personalizada.
Porém, ouvi dizer que alguns aplicativos não aceitam muito bem uma ROM que não seja original, como por exemplo, os aplicativos de banco.
Gostaria de sugestões dos amigos que puderem me ajudar nesse sentido e desde já agradeço muito.

2 curtidas

Olá
Então, normalmente as customs roms realmente são mais leves e ocupam menos espaço que as originais de fábrica do dispositivo, mas isso também vai depender de rom pra rom, na maioria dos casos as que recebem menos modificações (no caso isso é determinado pelo quanto parecida a rom é com o projeto AOSP) são mais leves.
E realmente alguns apps de banco não funcionam (PicPay por exemplo) e o motivo disso é por conta de uma API dos serviços da Google no Android que se chama SafetyNet que verifica alguns fatores como se o Bootloader do dispositivo foi desbloqueado, se ele ainda está executando a rom de fabrica (Stock)e se ele tem acesso root.
E segundo o Google garantindo a segurança de execução para determinados apps assim não permitindo que você faça alguma modificação prejudicial nele.
Mas é possível contornar esses fatores usando uma solução de root como o Magisk que além de permitir fazer root e gerenciar o seu acesso, também permite a instalação de chamados módulos que modificam arquivos e partições no sistema que assim permitem contornar a SafetyNet e usar esses apps de bancos por exemplo.
A questão é:
Por que Utilizar uma custom rom então se vou ter todo esse “trabalho”?

  1. O Primeiro motivo é a privacidade, não é de hoje que o Google é famoso por coletar dados mais que o necessário dos seus usuários.
  2. O Segundo motivo é o suporte de atualizações mais prolongado que o fabricante, por exemplo uma fabricante pode parar de dar suporte em um dispositivo no Android 9. E por custom roms serem algo comunitário você não deixa de receber atualizações desde que tenha um mantenedor do seu dispositivo, assim recebendo as atualizações de segurança mais recentes e novas versões do Android como o 11 por exemplo.
  3. O Terceiro motivo já foi algo maior mas que ainda está presente que são as customizações que podem ser feitas, podendo instalar desde customizações que mudam alguns aspectos nas interfaces e outras que melhoram o desempenho da bateria tendo como exemplo.

Motivos para NÃO utilizar uma custom rom:

  1. Chance de brickar o aparelho (deixar ele inutilizável).
    Apesar de instalar uma custom rom hoje ser um processo relativamente simples ainda há uma chance nem que seja pequena de algo dar errado e você acabar perdendo o aparelho.
    Atualmente ja instalei custom rom em 2 aparelhos e todos estão completamente normais e funcionais, mas vale ficar ligado com os riscos e pesquisar um pouco antes.
  2. Perda de garantia do fabricante.
    Para conseguir instalar uma rom modificada é necessário desbloquear o bootloader e isso que causa a perda de garantia de muitos fabricantes, então caso não tenha pressa pode ser uma boa esperar terminar o prazo da garantia do seu aparelho.
  3. Incompatibilidade com alguns aplicativos.
    Como já dito antes alguns apps de bancos não funcionam em custom roms, mesmo tentando contornar usando o Magisk.
    Mas a grande maioria de apps funcionam, o WhatsApp ele da um aviso ao abri-lo pela primeira vez mas não impede seu uso.
    Já alguns apps como a Netflix, Disney+ e outros serviços de streaming nem aparecem na Google play para instalá-los (mas ainda é possivel usá-los instalando por outras lojas ou baixando o próprio arquivo .apk por exemplo).

Conclusão:
Caso tenha paciência e disposição pode ser um bom aprendizado instalar uma custom rom além de dar uma vida prolongada ao seu aparelho.
Então indo a pergunta do título a resposta é igual a qual a melhor distro linux, não existe uma melhor apenas uma na qual atende melhor suas necessidades.
Mas minha recomendação é usar uma que seja mais famosa por conta do melhor suporte que traz como benefício, e a LineageOS sendo atualmente uma das mais famosas se encaixa nesse quesito.
A maioria das Roms não vem com os serviços do Google pré-instalados por padrão então caso necessite é aconselhável instalar o OpenGapps que traz esse suporte de maneira sublime.
Se ainda desejar usar os serviços do Google mas com um maior nível de privacidade recomendo instalar no lugar o MicroG que é uma reimplementação dos serviços do Google de código aberto e que te garante mais privacidade mas com a possibilidade de ainda utilizar os serviços do Google.
Então é isso, caso tenha interesse recomendo antes assistir esse vídeo aqui que explica melhor algumas coisas que falei e se você se interessa por Android em geral o canal VegaData tem bastante conteúdo que pode ser de seu interrese.
Muito obrigado por ter lido até aqui e abraços :grinning:

3 curtidas

Meu amigo bom dia,
Te agradeço muito pelo sua bela e paciente explicação.
Mas no seu caso qual ROM utiliza ? O seu aparelho tb tem pouco espaço livre ?

1 curtida

Uso a LineageOS 18.1 no meu Xiaomi redmi note 7, e logo após a instalação da rom ele ficou com cerca de 53 GB livres de 64 que tenho.
Não tenho problema de faltar espaço no meu celular, mas se você tiver e for instalar uma custom rom normalmente em algum lugar diz quanto de espaço ela ocupa após instalada.
Uma opção também é comprar um cartão micro SD e armazenar nele fotos e vídeos e até arquivos de alguns aplicativos.

Há também um detalhe a ser observado: o suporte do dispositivo por parte da comunidade. Especificamente para o K10 2017, sequer há um fórum específico no XDA. Ou seja, você teria de compilar um recovery customizado (aka TWRP) por conta própria, além da própria ROM que quiser usar, dispondo do source code da Lineage, por exemplo, e arrumando todos os erros sozinho. E, claro, seu PC também deve ser bom.

Muitos acham que é um processo tão simples quanto colocar uma distro diferente no seu PC – entretanto, para o caso de dispositivos móveis, não há um kernel com drivers para todos os dispotivos (existem sim projetos como o GKI, mas suportados por pouquíssimos dispositivos, ou mesmo GSI, que usa o kernel já instalado no celular, mas requer suporte ao Project Treble, o que o K10 2017 não tem). Ou seja, para cada dispositivo específico, uma ROM nova tem de ser compilada, com as particularidades de cada dispositivo em mente, corrigindo erros que com certeza surgem, e habilitando suporte às peças de hardware do dispositivo. Ou seja, se você não tem os dispositivos “mainstream” da customização (como pine, sanders, whyred, star, montana, beyond e etc), é bem difícil você conseguir achar uma compilação já feita de alguma ROM customizada para ele, devendo a fazer por conta própria.

Desculpe-me por acabar com a sua ilusão, mas, se você não estiver disposto a aprender a adaptar e compilar uma ROM por conta própria, não tiver um computador capaz nem dinheiro para pagar alguém para fazer isto para ti, você vai permanecer na stock mesmo.

Mas no caso dessa Lineage OS, vc sabe se ela serviria para o meu ? (LG K10 2017) ??

Eu encontrei esse “sub-fórum” do XDA pro K10, mas não sei se seria do 2017.

Só tem algumas ROMs com alguns androids mais antigos, mas você pode verificar o codinome do dispositivo e ver se ela é compatível.

Na dúvida não instale, pode quebrar o celular.

As ROMs não dão suporte a maioria dos smartphones da LG.
Instalar qualquer outra ROM além da stock nos smartphones dessa marca é quase impossível.

3 curtidas