Qual a melhor maneira de montar meu NAS no Pop!_OS?

Possuo um NAS que atualmente roda o sistema TrueNAS, e ele tem suporte nativo para criar shares em SMB, NFS e iSCSI. Eu testei montar o share em SMB e NFS para acessar do meu notebook (que atualmente está com o Pop!_OS 24.04), eu estou realizando a montagem modificando o arquivo /etc/fstab e inserindo o IP do servidor.

Normalmente eu acesso meu NAS fora da minha rede local, então uso o Tailscale como VPN para conseguir ter acesso a meus arquivos.

A dúvida é: Estou tendo um acesso muito lento, tanto quando eu tento via SMB, quanto NFS, quando clico para abrir qualquer pasta no NAS, demora alguns segundos para abrir, alguns segundos pra carregar os arquivos, e qualquer coisa que eu movimente lá dentro, leva algum tempo, o que deixa o fluxo de trabalho muito lento mesmo.

Existe alguma maneira de otimizar o acesso via SMB ou NFS? Ou existe outro protocolo que eu conseguiria acessar de maneira mais ágil?

Minha necessidade é simplesmente conseguir acessar meu NAS de maneira que ele esteja montado no meu gestor de arquivos, e que eu consigo salvar arquivos, copiar, modificar, de maneira minimamente rápida.

Segue as configurações que tentei no /etc/fstab para referência:

//192.168.1.[IP]/SHARE /media cifs username=[username],password=[password],rw,uid=1000,gid=500

ou

192.168.1.[IP]:[PATH] /media nfs defaults 0 0

Amigo, eu não tenho um NAS em si, mas tenho um servidor de arquivos baseado no NFS. Eu não uso montagem de bloco pelo fstab pois descobri o autofs, que faz uma montagem totalmente transparente. A config. não é tão direta como no fstab, já que vc precisa editar dois arquivos:

/etc/auto.master
# ponto de montagem , arquivo de configuração dos paths , parâmetros
/media/coisas    /etc/auto.nfs    --ghost --timeout=300

e

/etc/auto.nfs
# nome da pasta que será montada* , parâmetros , servidor+path
imagens     -fstype=nfs4,rw    192.168.1.[0]:/path

*uma pasta com esse nome será criada para montar o NFS do path em questão.

Minha performance é ótima, dado meus requisitos, mas talvez dependa mais de hardware que software.

Aqui, pule a parte de setup do servidor, pois vc já tem o NAS: Vídeo tutorial da Linode.

Espero ter ajudado! :call_me_hand:

1 curtida

Eu acesso minha rede através de Wireguard, consigo velocidades 4x mais altas em relação ao openVpn, quanto ao Tailscale nunca utilizei.

E também não configuro no Fstab no Linux Mint, basta logar 1 vez com seu usuário e senha e apertar para salvar.
Coloca seu notebook em um cabo de rede que também irá ajudar na estabilidade e velocidade.

1 curtida

Mas me tira uma dúvida @help, o autofs tem a vantagem só pela transparência, ou ele tem alguma diferença de performance em relação ao fstab?

1 curtida

Na minha experiência teve um pouco. Mas não é nem velocidade é a responsividade sabe, achei mais fluido. Não fiz, nem pretendo, um teste minucioso, mas pra mim tá de bom tamanho.

Talvez sua perca maior esteja no Tailscale. Ele é um wireguard tunado, saberia dizer como estão os parâmetros dele?