Qual a melhor forma de ativar o recurso CUDA de GPU Nvidia no Pop Os 21.10?

Olá pessoal. Estou iniciando agora no mundo linux, doido pra deixar o Windows na saudade. Trabalho com animação 3D e audiovisual, portanto tenho no Blender e no DaVinci minhas ferramentas principais. Acontece que já fiz várias tentativas de ativar o recurso CUDA no Pop Os, sem resultado até agora. Acabei de fazer uma nova instalação do Pop Os 21.10 com os drivers da Nvidia inclusos. Já fiz o update do sistema, e agora eu vejo que tem 2 caminhos para instalar o CUDA. Um deles é o sugerido por este blog:

E o outro é sugerido pelo suporte da System 76:

Qual o melhor caminho?
Obrigado

Qual é o hardware da máquina em que você pretende instalar o CUDA? A própria System76 tem um tutorial muito bom sobre como ativar o CUDA no Pop!_OS.

1 curtida

Boa noite, obrigado pelo retorno. Segue informações do meu hardware conforme instruções do link na sua pergunta:

System:
  Kernel: 5.15.15-76051515-generic x86_64 bits: 64 Desktop: GNOME 40.5 
  Distro: Pop!_OS 21.10 
Machine:
  Type: Desktop Mobo: ASUSTeK model: P5N-E SLI v: 1.XX serial: <filter> 
  BIOS: Phoenix v: ASUS P5N-E SLI Revision 1101 date: 06/11/2008 
CPU:
  Info: Quad Core model: Intel Core2 Quad Q8400 bits: 64 type: MCP cache: 
  L2: 2 MiB 
  Speed: 2667 MHz min/max: N/A Core speeds (MHz): 1: 2667 2: 2667 3: 2667 
  4: 2667 
Graphics:
  Device-1: NVIDIA GP107 [GeForce GTX 1050 Ti] driver: nvidia v: 470.86 
  Device-2: NVIDIA GP107 [GeForce GTX 1050 Ti] driver: nvidia v: 470.86 
  Display: x11 server: X.Org 1.20.13 driver: loaded: nvidia 
  unloaded: fbdev,modesetting,nouveau,vesa resolution: 1920x1080~60Hz 
  OpenGL: renderer: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti/PCIe/SSE2 
  v: 4.6.0 NVIDIA 470.86 
Audio:
  Device-1: NVIDIA MCP51 High Definition Audio driver: snd_hda_intel 
  Device-2: NVIDIA GP107GL High Definition Audio driver: snd_hda_intel 
  Device-3: NVIDIA GP107GL High Definition Audio driver: snd_hda_intel 
  Sound Server-1: ALSA v: k5.15.15-76051515-generic running: yes 
  Sound Server-2: PulseAudio v: 15.0 running: yes 
  Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.32 running: yes 
Network:
  Device-1: NVIDIA MCP51 Ethernet type: network bridge driver: forcedeth 
  IF: enp0s20 state: down mac: <filter> 
  Device-2: Realtek RTL-8100/8101L/8139 PCI Fast Ethernet Adapter 
  driver: 8139too 
  IF: enp4s7 state: unknown speed: 100 Mbps duplex: full mac: <filter> 
Drives:
  Local Storage: total: 931.51 GiB used: 10.68 GiB (1.1%) 
  ID-1: /dev/sda vendor: Seagate model: ST1000DM010-2EP102 size: 931.51 GiB 
Partition:
  ID-1: / size: 97.87 GiB used: 10.68 GiB (10.9%) fs: ext4 dev: /dev/sda5 
Swap:
  Alert: No swap data was found. 
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 34.0 C mobo: 35.0 C gpu: nvidia temp: 32 C 
  Fan Speeds (RPM): cpu: 2657 case-1: 0 case-2: 0 gpu: nvidia fan: 30% 
Info:
  Processes: 235 Uptime: 6m Memory: 7.76 GiB used: 1.7 GiB (22.0%) 
  Shell: Bash inxi: 3.3.06 

Aparentemente solução da System76 apenas funciona até a versão 21.04 e o que diz no site da Nvidia apenas o Ubuntu 20.04. De verdade, não recomendo que use versões não LTS do Pop!_OS ou derivados do Ubuntu, especialmente sendo um usuário leigo/novo.

Faz bastante sentido! Obrigado. Vou deixar uma instalação preparada do LTS.

Olá Eddie, tentei instalar pelo caminho da System76, conforme o link, mas não obtive sucesso para ativar o CUDA. Segui a dica do JG22 de utilizar a versão 20.04 LTS do Pop Os, com os drivers da nvidia, antes de fazer a tentativa com o CUDA. Percebi que o driver da nvidia aponta a versão 11.4 do CUDA, enquanto a solução dada pela System76 instala a versão 11.2. Vc acha que pode ser esse o problema?

±----------------------------------------------------------------------------+
| NVIDIA-SMI 470.86 Driver Version: 470.86 CUDA Version: 11.4 |
|-------------------------------±---------------------±---------------------+

Enfim, reinstalei o Pop Os 20.04 LTS + Nvidia para zerar com a instalação do CUDA via System76. Estou pensando em fazer a instalação do CUDA utilizando instalador da própria Nvidia, para obter a versão 11.4:

Vc acha que o problema é esse mesmo? De versão do CUDA? Vale a pena fazer essa tentativa?

1 curtida

Eu usaria o método da System76, pois é testado por eles. A não ser que você precise de algum recurso muito específico da versão 11.4

1 curtida

É muito provavel que as versões dos drivers tenha mudado desde quando o manual foi escrito, você pode usar as próprias ferramentas de pesquisa do APT para identificar as versões atuais.

Como no exemplo abaixo:

apt-cache search cudnn

Aí basta atualizar o nome+versão do pacote nos comandos do manual. No momento, não estou utilizando Pop!_OS em nenhuma das minhas máquinas, fica um pouco mais complexo dar coordenadas exatas.

Essa observação é totalmente válida, se você não precisa da última versão, não tem motivos para se preocupar.

:vulcan_salute:

1 curtida

Na verdade eu não preciso que seja vs 11.4, apenas achei que esse fosse o problema. Eu usei o método da System76, instalando o cuda 11.2. Mas o Blender não reconheceu as minhas GPUS quando tentei fazer a opção de Render pelo CUDA. Estou com duas GTX 1050ti, e meu computar está em dual boot com o windows 10. No W10 as GPUS aparecem normalmente no Blender.
Eddie, qual distro vc está usando? Se for o caso, eu poderia usar a mesma que a sua, pra poder receber uma orientação melhor. Mais do que uma escolha pela distro, a prioridade é fazer o Blender (e DaVinci) funcionarem.

Ah, fazendo a busca, realmente a ultima vs. do CUDA pela system76 é mesmo a 11.2

O Pop é um dos sistemas mais tranquilos para instalar o CUDA que eu já testei, quando você instala os pacotes rola alguma mensagem de erro?

Outro ponto, está usando o Blender do repositório ou a versão Flatpak? Como os flatpaks dependem de atualização das bibliotecas para funcionar, muitas vezes eles ficam “quebrados” até o Flathub subir as versões mais recentes.

Eu estou usando o Debian SID com o repositório “Multimidia” ativado, aqui está rodando tudo perfeito… mas, não sei se é a melhor solução para quem está tendo os primeiros contatos. :slight_smile:

2 curtidas

Bom ponto. As vezes flatpak é enjoado, lembro que o Rider não detectava o Mono e precisei instalar via toolbox da Jetbrains. @Ferrorama você instalou via APT ou loja? Se foi pela loja, chances altas de ser flatpak, pois o Pop!_OS está dando preferência por esse tipo de empacotamento a um tempo.

JG22, eu fiz o teste a partir da versão 3.1 Alpha, que baixei direto do blender.org. Não foi por APT nem pela loja PopShop. Pelo que entendi, vc pode descompactar o tar.xz em qualquer lugar e rodar o Blender a partir do executável da pasta raiz. No Windows rola de rodar esta mesma versão assim, e as GPUS são reconhecidas. Vc acha que seria uma boa então instalar pelo APT? Qual seria o comando?

Entendi, vou fazer esse teste

Não, champs… Ai não! Pra que complicar sua vida?
Abre o terminal e digita: sudo apt update && sudo apt install blender
Instalar via apt já é tratado, usar o targz é apenas um pacote genérico que funciona em todas* as distros Linux.
Dica: crie a boa prática de instalar via software center ou usando apt. Dessa forma, é mais jogo de vir a possíveis necessárias dependências do pacote e de forma tratada pelo mantenedores da distribuição. Até no Windows acabou usando o winget e não ir internet a fora buscando o .exe que preciso :sweat_smile:

Kkk dá um desconto pro iniciante aqui. Ok, preciso refazer a instalação do cuda toolkit, vai demorar bastante. Na sequência mando o APT e te falo o que rolou.

Pois é, eu sou desse tempo aí. Cara, por hora super obrigado! Tomara que dê tudo certo agora.

Relaxa. É só uma dica, o bom de estar no Linux é que podemos tirar o máximo proveito de cada ferramenta :grin:

Amigo, as notícias não são boas. Vamos lá, primeiro, reinstalei o Pop OS para a versão 21.10. Na vs 20.04 LTS, mesmo após os updates do sistema, não consegui instalar o Krita, via PopShop. Preciso desse app também.
Fiz a instalação do cuda via system76 (“sudo apt install system76-cuda-latest” e depois “sudo apt install system76-cudnn-11.2”.
Instalei o Blender conforme vc indicou: “sudo apt update && sudo apt install blender”. Esta sua opção instalou a versão 2.93 do Blender (a penúltima oficial).
NÃO DEU CERTO.
Não encontrou as GPUS na preferências de Render.

nogpus

Também instalei a versão 3.0 do Blender via PopShop, mas a resposta foi a mesma. Não encontrou as GPUS.
Por último, acessei este site após uma busca na internet:

… e tentei compilar o código de exemplo que consta ao fim da página, para testar se realmente o CUDA está funcionando.

São estas as linhas de comando para fazer o teste:

$ nvcc -o hello hello.c@
$ ./hello

A resposta disso deverá ser:

Max error: 0.000000

Porém, ao dar somente a primeira linha de comando (“nvcc -o hello hello.c@”), o resultado foi:

ferrorama@pop-os:~/Documents$ nvcc -o hello hello.c@
In file included from /usr/lib/cuda/bin/…/targets/x86_64-linux/include/cuda_runtime.h:83,
from :
/usr/lib/cuda/bin/…/targets/x86_64-linux/include/crt/host_config.h:139:2: error: #errorunsupported GNU version! gcc versions later than 10 are not supported! The nvcc flag ‘-allow-unsupported-compiler’ can be used to override this version check; however, using an unsupported host compiler may cause compilation failure or incorrect run time execution. Use at your own risk.
139 | #errorunsupported GNU version! gcc versions later than 10 are not supported! The nvcc flag ‘-allow-unsupported-compiler’ can be used to override this version check; however, using an unsupported host compiler may cause compilation failure or incorrect run time execution. Use at your own risk.
| ^~~~~

Enfim, pelo que entendi, eu tenho agora que remover o cuda 11.2 e instalar a versão 10, pois é esta que deverá ser suportada pelo sistema operacional. Vou fazer essa tentativa.

Imagino que você deva já estar estressado com essa situação, em geral, costuma ser bem simples instalar o CUDA no Pop!_OS.

Sugiro darmos um passo atrás antes para tentarmos encontrar uma solução.

Relaxing Deep Breath GIF by Talk Stoop

Quando você executou o "sudo apt install system76-cuda-latest” " o processo terminou sem problemas? Após isso, você reiniciou o computador antes de instalar os demais pacotes e fazer mais testes?

Tente executar um passo de cada vez e garantir que ele foi concluído com sucesso antes de seguir adiante.

1 curtida

Oi Eddie, eu estou bem, sem stress. Eu que agradeço a sua paciência.
Vamos lá. Estou fazendo tudo isso em computador desktop, com um Intel core2quad, 8gb RAM e duas GTX 1050ti. O que está segurando o stress é que consegui fazer dual boot na máquina, com o Windows 10, então não estou com meu trabalho interrompido por conta destes testes.
Meu único problema é não ter uma internet com fibra óptica aqui em casa. Então o que realmente exige paciência é baixar o cuda toolkit, pois demora cerca de 3 horas pra baixar.
Ontem eu fiz uma nova instalação do Pop Os, substituindo a versão 20.04 LTS + Nvidia pela versão 21.10 + Nvidia. Fiz esta substituição porque não conseguia instalar o Krita. Na vs. 21.10 não tem esse problema.

Sim, terminou sem problemas.

Não reiniciei depois deste comando. Rodei o comando “sudo apt install system76-cudnn-11.2” logo em seguida.

O que aconteceu de diferente com este segundo comando é que o computador travou durante a descompactação do pacote já baixado. Então, com o terminal mostrando essa descompactação em mais ou menos 50%, com a tela travada, eu desliguei o computador pelo botão do gabinete.
Reiniciei o computador, rodei novamente o comando “sudo apt install system76-cudnn-11.2”, que retornou uma mensagem de erro, acusando um arquivo corrompido. Consegui deletar este arquivo, consegui remover toda esta instalação (sudo apt remove system76-cudnn-11.2) e reinstalei em seguida (novamente “sudo apt install system76-cudnn-11.2”).
Esta última instalação não retornou mensagem de erro.
Não me lembro de ter reiniciado depois disso.
O que se seguiu foram as instalações do Blender (via APT e PopShop), depois a tentativa de compilação do código teste do cuda.