Olá pessoal. Estou iniciando agora no mundo linux, doido pra deixar o Windows na saudade. Trabalho com animação 3D e audiovisual, portanto tenho no Blender e no DaVinci minhas ferramentas principais. Acontece que já fiz várias tentativas de ativar o recurso CUDA no Pop Os, sem resultado até agora. Acabei de fazer uma nova instalação do Pop Os 21.10 com os drivers da Nvidia inclusos. Já fiz o update do sistema, e agora eu vejo que tem 2 caminhos para instalar o CUDA. Um deles é o sugerido por este blog:
Aparentemente solução da System76 apenas funciona até a versão 21.04 e o que diz no site da Nvidia apenas o Ubuntu 20.04. De verdade, não recomendo que use versões não LTS do Pop!_OS ou derivados do Ubuntu, especialmente sendo um usuário leigo/novo.
Olá Eddie, tentei instalar pelo caminho da System76, conforme o link, mas não obtive sucesso para ativar o CUDA. Segui a dica do JG22 de utilizar a versão 20.04 LTS do Pop Os, com os drivers da nvidia, antes de fazer a tentativa com o CUDA. Percebi que o driver da nvidia aponta a versão 11.4 do CUDA, enquanto a solução dada pela System76 instala a versão 11.2. Vc acha que pode ser esse o problema?
Enfim, reinstalei o Pop Os 20.04 LTS + Nvidia para zerar com a instalação do CUDA via System76. Estou pensando em fazer a instalação do CUDA utilizando instalador da própria Nvidia, para obter a versão 11.4:
Vc acha que o problema é esse mesmo? De versão do CUDA? Vale a pena fazer essa tentativa?
É muito provavel que as versões dos drivers tenha mudado desde quando o manual foi escrito, você pode usar as próprias ferramentas de pesquisa do APT para identificar as versões atuais.
Como no exemplo abaixo:
apt-cache search cudnn
Aí basta atualizar o nome+versão do pacote nos comandos do manual. No momento, não estou utilizando Pop!_OS em nenhuma das minhas máquinas, fica um pouco mais complexo dar coordenadas exatas.
Essa observação é totalmente válida, se você não precisa da última versão, não tem motivos para se preocupar.
Na verdade eu não preciso que seja vs 11.4, apenas achei que esse fosse o problema. Eu usei o método da System76, instalando o cuda 11.2. Mas o Blender não reconheceu as minhas GPUS quando tentei fazer a opção de Render pelo CUDA. Estou com duas GTX 1050ti, e meu computar está em dual boot com o windows 10. No W10 as GPUS aparecem normalmente no Blender.
Eddie, qual distro vc está usando? Se for o caso, eu poderia usar a mesma que a sua, pra poder receber uma orientação melhor. Mais do que uma escolha pela distro, a prioridade é fazer o Blender (e DaVinci) funcionarem.
O Pop é um dos sistemas mais tranquilos para instalar o CUDA que eu já testei, quando você instala os pacotes rola alguma mensagem de erro?
Outro ponto, está usando o Blender do repositório ou a versão Flatpak? Como os flatpaks dependem de atualização das bibliotecas para funcionar, muitas vezes eles ficam “quebrados” até o Flathub subir as versões mais recentes.
Eu estou usando o Debian SID com o repositório “Multimidia” ativado, aqui está rodando tudo perfeito… mas, não sei se é a melhor solução para quem está tendo os primeiros contatos.
Bom ponto. As vezes flatpak é enjoado, lembro que o Rider não detectava o Mono e precisei instalar via toolbox da Jetbrains. @Ferrorama você instalou via APT ou loja? Se foi pela loja, chances altas de ser flatpak, pois o Pop!_OS está dando preferência por esse tipo de empacotamento a um tempo.
JG22, eu fiz o teste a partir da versão 3.1 Alpha, que baixei direto do blender.org. Não foi por APT nem pela loja PopShop. Pelo que entendi, vc pode descompactar o tar.xz em qualquer lugar e rodar o Blender a partir do executável da pasta raiz. No Windows rola de rodar esta mesma versão assim, e as GPUS são reconhecidas. Vc acha que seria uma boa então instalar pelo APT? Qual seria o comando?
Não, champs… Ai não! Pra que complicar sua vida?
Abre o terminal e digita: sudo apt update && sudo apt install blender
Instalar via apt já é tratado, usar o targz é apenas um pacote genérico que funciona em todas* as distros Linux.
Dica: crie a boa prática de instalar via software center ou usando apt. Dessa forma, é mais jogo de vir a possíveis necessárias dependências do pacote e de forma tratada pelo mantenedores da distribuição. Até no Windows acabou usando o winget e não ir internet a fora buscando o .exe que preciso
Kkk dá um desconto pro iniciante aqui. Ok, preciso refazer a instalação do cuda toolkit, vai demorar bastante. Na sequência mando o APT e te falo o que rolou.
Pois é, eu sou desse tempo aí. Cara, por hora super obrigado! Tomara que dê tudo certo agora.
Amigo, as notícias não são boas. Vamos lá, primeiro, reinstalei o Pop OS para a versão 21.10. Na vs 20.04 LTS, mesmo após os updates do sistema, não consegui instalar o Krita, via PopShop. Preciso desse app também.
Fiz a instalação do cuda via system76 (“sudo apt install system76-cuda-latest” e depois “sudo apt install system76-cudnn-11.2”.
Instalei o Blender conforme vc indicou: “sudo apt update && sudo apt install blender”. Esta sua opção instalou a versão 2.93 do Blender (a penúltima oficial).
NÃO DEU CERTO.
Não encontrou as GPUS na preferências de Render.
Também instalei a versão 3.0 do Blender via PopShop, mas a resposta foi a mesma. Não encontrou as GPUS.
Por último, acessei este site após uma busca na internet:
… e tentei compilar o código de exemplo que consta ao fim da página, para testar se realmente o CUDA está funcionando.
São estas as linhas de comando para fazer o teste:
$ nvcc -o hello hello.c@
$ ./hello
A resposta disso deverá ser:
Max error: 0.000000
Porém, ao dar somente a primeira linha de comando (“nvcc -o hello hello.c@”), o resultado foi:
ferrorama@pop-os:~/Documents$ nvcc -o hello hello.c@
In file included from /usr/lib/cuda/bin/…/targets/x86_64-linux/include/cuda_runtime.h:83,
from :
/usr/lib/cuda/bin/…/targets/x86_64-linux/include/crt/host_config.h:139:2: error: #error – unsupported GNU version! gcc versions later than 10 are not supported! The nvcc flag ‘-allow-unsupported-compiler’ can be used to override this version check; however, using an unsupported host compiler may cause compilation failure or incorrect run time execution. Use at your own risk.
139 | #error – unsupported GNU version! gcc versions later than 10 are not supported! The nvcc flag ‘-allow-unsupported-compiler’ can be used to override this version check; however, using an unsupported host compiler may cause compilation failure or incorrect run time execution. Use at your own risk.
| ^~~~~
Enfim, pelo que entendi, eu tenho agora que remover o cuda 11.2 e instalar a versão 10, pois é esta que deverá ser suportada pelo sistema operacional. Vou fazer essa tentativa.
Imagino que você deva já estar estressado com essa situação, em geral, costuma ser bem simples instalar o CUDA no Pop!_OS.
Sugiro darmos um passo atrás antes para tentarmos encontrar uma solução.
Quando você executou o "sudo apt install system76-cuda-latest” " o processo terminou sem problemas? Após isso, você reiniciou o computador antes de instalar os demais pacotes e fazer mais testes?
Tente executar um passo de cada vez e garantir que ele foi concluído com sucesso antes de seguir adiante.
Oi Eddie, eu estou bem, sem stress. Eu que agradeço a sua paciência.
Vamos lá. Estou fazendo tudo isso em computador desktop, com um Intel core2quad, 8gb RAM e duas GTX 1050ti. O que está segurando o stress é que consegui fazer dual boot na máquina, com o Windows 10, então não estou com meu trabalho interrompido por conta destes testes.
Meu único problema é não ter uma internet com fibra óptica aqui em casa. Então o que realmente exige paciência é baixar o cuda toolkit, pois demora cerca de 3 horas pra baixar.
Ontem eu fiz uma nova instalação do Pop Os, substituindo a versão 20.04 LTS + Nvidia pela versão 21.10 + Nvidia. Fiz esta substituição porque não conseguia instalar o Krita. Na vs. 21.10 não tem esse problema.
Sim, terminou sem problemas.
Não reiniciei depois deste comando. Rodei o comando “sudo apt install system76-cudnn-11.2” logo em seguida.
O que aconteceu de diferente com este segundo comando é que o computador travou durante a descompactação do pacote já baixado. Então, com o terminal mostrando essa descompactação em mais ou menos 50%, com a tela travada, eu desliguei o computador pelo botão do gabinete.
Reiniciei o computador, rodei novamente o comando “sudo apt install system76-cudnn-11.2”, que retornou uma mensagem de erro, acusando um arquivo corrompido. Consegui deletar este arquivo, consegui remover toda esta instalação (sudo apt remove system76-cudnn-11.2) e reinstalei em seguida (novamente “sudo apt install system76-cudnn-11.2”).
Esta última instalação não retornou mensagem de erro.
Não me lembro de ter reiniciado depois disso.
O que se seguiu foram as instalações do Blender (via APT e PopShop), depois a tentativa de compilação do código teste do cuda.