Qual a melhor ferramenta para criação de site estático?

Ando pesquisando muito para a criação de um podcast e, aparentemente tenho que criar um site apenas fato de ser mais “fácil” continuar a discussão iniciada no programa. Todo mundo que ensina como criar site para podcast, fala do Wordpress e tals, mas não tenho grana para já iniciar com hospedagem e afins e, principalmente depois de ler bastante sobre sites estáticos, acho que este cabe mais para o começo do projeto. Enfim, dei uma lida por aí que o Wordpress também “cria” sites estáticos, mas todos os artigos que li sobre sites estáticos, apresentam o Jekyll, Pelican e por aí vai. O Wordpress parece de simples uso, e não preciso de muita coisa. Posso mesmo confiar nele ou é melhor partir para o Jekyll ou Pelican? Qual é a ferramenta de uso mais simples para podcasting? Tenho um pouco de conhecimento sobre HTML e CSS.

Desculpem o textão ai rs

1 Like

Não consigo responder sobre o desenvolvimento do site, mas sobre hospedagem, você pode usar o serviço de arquivos da Amazon (S3) para hospedar seu site estático. É uma hospedagem sólida e grátis (até 5gb por 12 meses): Tem um tutorial de como fazer aqui: Hospedagem de um site estático no Amazon S3 - Amazon Simple Storage Service

1 Like

Vlw man, vou dar uma olhada.

Cara, o WordPress é o padrão de mercado. Não fuja dele. Inclusive praticamente todas as plataformas tem algum tipo de integração com ele, o que vai facilitar bastante sua vida.

Quanto a hospedagem, você pode começar com um servidor gratuito, como o 000webhost, ou um bem barato, como o Hospeda Meu Site.

Só mais uma dica, recomendo o Anchor.fm para quem está começando com podcasts!

3 Likes

o wordpress tem hospedagem gratuita, n rola n? tem tambem o google sites.

1 Like

É, vou continuar dando uma lida, mas certamente vou ficar no WordPress.

Eu li sobre o Anchor.fm, fiquei bem interessada, mas alguns artigos falaram de problemas em relação a direitos autorais, daí fiquei meio desanimada com ele. Cheguei até a questionar o Dio sobre isso e ele me recomendou o Castbox, o qual um bom número de poscasters que eu ouço usam. Mas o meu problema maior nem é esse, é mais em relação ao site mesmo.

Cê ta falando do wordpress .com?

Jekyll é uma boa escolha. Relativamente fácil de usar, cria sites muito leves.
Wordpress, apesar de muito prático, acaba trazendo muita coisa que você não precisa e acaba ficando mais pesado que o necessário.

1 Like

sim, tem um plano simples e gratuito lá

Mas os plugins lá são liberados?

Se você está sem grana para pagar hospedagem uma alternativa é criar site estático, existem diversos “geradores” de sites estáticos, meu blog mesmo é feito em Jekyll, mas existem vários, a questão é que você terá que aprender a utilizá-los.
Ou então você pode criar, já que pode ser feito utilizando somente HTML, CSS e JavaScript por exemplo.
Em relação a hospedagem no caso de sites estáticos também tem vários, meu site está hospedado no Netlify
Se você está querendo algo simples e rápido acredito que o Google sites possa atendê-lo.
Em relação ao WordPress você pode “converte-lo” para site estático acho que tem um plugin que faz isso.

Pode usar o Blogger, o GitHub Pages (esse eu acho que se enquadra melhor) ou fazer na mão, nesse caso recomendo ostamplates do HTML 5up

1 Like

Sim, eu vi essa parada que o WordPress pode ser convertido. Então ele realmente é uma alternativa melhor que os outros geradores? Eu to meio que pra começar um cursinho de Jekyll, mas perguntei aqui pra saber se seria interessante prosseguir mesmo.

Rapaz… Vi em algum lugar que o Blogger foi descontinuado… E mesmo assim, ele não é uma boa opção para podcasting

Não foi não descontinuado, tem gente que usa, por isso indiquei

Olha sinceramente … eu não acho que converter o Wordpress seja a melhor alternativa, a não ser que você já tivesse um site pronto e quisesse converter. Se sua intenção é já criar um site estático “estilo Blog” e você está disposta a aprender eu iria de Jekyll.

1 Like

@lunita Se não estou enganado o blog @Diolinux é feito no Blogger acredito que seja uma boa alternativa tb, mas eu nunca usei então não sei dizer se tem que pagar alguma hospedagem ou algo assim.

1 Like

Ah! Vou dar uma olhada no Blogger então. O site seria para algo bem simples mesmo. De qualquer forma, vou seguir o curso de Jekyll já que aprender algo novo nunca é demais.

1 Like

Se a ideia é podcast apenas, simplesmente use o https://castbox.fm/ , nem site você vai precisar criar se não quiser, ainda será possível integrar nos outros agregadores, como Google Podcats, Spotify,e tc. O DioCast roda por ele hoje e eles também são nossos parceiros.

Mas se quiser criar uma página simples com poucos cliques, o blogger é interessante, usamos ele no blog Diolinux até hoje, você iria precisar gastar com os domínios apenas. Se precisar de algo mais versátil, também acho que Wordpress é o melhor. Mas pelo que você descreveu, acho que um blog
no blogger resolveria, se precisar de um site estático simplesmente, a HostGator (patrocinadora do Canal) tem aquele sistema de criação de sites por um valor baixinho.

1 Like

Beleza, vou dar uma olhada lá no Blogger. O site seria mesmo bem simplizão.