Qual a melhor distro para Positivo Mobo S7? *Função pedagógica

Especificações técnicas:
POSITIVO MOBO S7
*Processador Intel Atom N455
*MANDRIVA LINUX
*MEMÓRIA SODIMM 1 GB
*CARTÃO DE MEMÓRIA SD 4GB
*PLACA DE REDE SEM FIO
*TELA LCD 7’’

Olá! Meu nome é João Paulo, professor de Artes da rede pública de Cubatão. E estudante de programação, mas com pouco conhecimento em Linux. A situação é o seguinte: há uns 5 anos a prefeitura distribuiu esses netbooks para os alunos, mais de 10000 unidades. No entanto, já na época, alguns celulares já superavam em capacidade e, em virtude da ausência de um trabalho mais efetivo, passada a euforia inicial, os alunos tiveram pouco interesse no uso desses netbooks, ao mesmo tempo que foi perdendo capacidade pq a MANDRIVA foi descontinuada.
O que acontece é que hj em dia algumas escolas ainda tem dezenas desses Pc s na caixa ainda, novos, sem possibilidade de uso pq não é possível nem acessar a internet por causa do MANDRIVA, o browser não conecta. Ao mesmo tempo temos alunos completamente a margem da computação por não possuírem nem celulares que sempre perguntam do uso desse PC’s.
A minha ideia é instalar uma distro simples, que acesse a internet, com um editor de texto, de imagem ( se possível) e entregar esses PC’s com nova distro, somente após um curso básico de Linux e das ferramentas disponíveis na distro. E, principalmente, explicar o que significa o Linux e a importância de sua existência.Esse ponto pra mim é fundamental pq a rejeição se deu principalmente pela comparação com o Windows e o desconhecimento do Linux.
Uma distro que ja sugeriram foi o puppy mas tive muita dificuldade para rodar
Obrigado!
E parabéns pelo forum!

Teste um Xubuntu, Slax quem sabe até um Tails. Se o Xubuntu funcionar você vai estar bem servido, com uma distro completinha e rápida com um bom suporte. Baixa, instala, customiza e tenta otimizar ao máximo e depois usa o Systemback por exemplo para criar uma ISO base para instalar em todos os PC’s ou fazer um live usb, é uma oportunidade bem legal.

PS: Lubuntu pode ser ainda mais leve que o Xubuntu, mas não conheço a interface o suficiente para indicar.

1 curtida

Mas o que é o espaço para fazer a instalação : cartão 4Gb. Então *Ubuntu, complica…

Sim, de fato é um espaço limitado, mas o Slax por exemplo tem 264mb de requisito de HD. Xubuntu ocupa mais, claro, mas por isso disse para ele tentar instalar e otimizar tirando o que tiver “sobrando” na distro e fazer uma iso ou live usb com o Systemback.

Verdade. Tenho Lubuntu instalado em um pendrive de 16GB e funciona bem. Mas num cartão de 4GB, eu recomendo o Slax, inclusive instalei o Slax de 64bit em um cartão de 4GB e o Slax de 32bits num cartão de 2Gb, só para testar. O de 64bits roda bem. o de 32bits eu ainda não testei.

Ia recomendar exatamente esta distro.
Eu já rodei o Slax e um Positivo MOBO de 512mb e 2gb de hd.
Nos testes que eu fiz foi bem!

1 curtida

Obrigado pela ajuda! Pelo que foi indicado, vou testar o Slax e ver o que a distro pode oferecer aos alunos…depois irei postar aqui todo o processo! Valeu!

2 curtidas

Desculpe o desabafo, mas a melhor “distro” para este hardware é a “DISTROição”.
A intenção por trás do projeto é louvável: levar tecnologia à estudantes de escolas públicas.
Mas é incrível como jogam dinheiro do contribuinte no lixo, sem nenhuma preocupação.
Garanto que saiu mais caro que um Core i7. :rage:
E ninguém responde por isso.