Qual a melhor alternativa em termos de distribuição Linux ao Chrome OS?

Considerando leveza, facilidade de uso para o público em geral e modularidade (ou algo equivalente que dificulte a quebra e facilite a recuperação do sistema operacional), para quem quer uma distro Linux com os mesmos adjetivos e predicados do Chrome OS, mas, quer fugir do Google, que sistema operacional “Linux sangue puro”, vocês consideram o mais próximo do presente nos chromebooks e que vocês recomendariam a terceiros?

3 curtidas

Se não se levar em conta o quesito “leveza”, eu diria Endless, sem pestanejar. Vem com praticamente tudo, é inquebrável e preza pelo uso doméstico, além do educacional. A outra opção seria o Fedora Silverblue, mas até onde sei não é tão fácil de usar quanto o Endless.

O problema do Endless é a interface Gnome, o que faz com que torradeiras fiquem com sérias dificuldades de rodar o sistema. E, até onde lembre, não há nada parecido com essa proposta com uma interface mais leve, como XFCE ou LXQt.

1 curtida

Uma pegada legal de sistema leve é o Zorin Lite, um sistema bonito e leve. Além do próprio BigLinux que usa o KDE bem arrojado, com base manjaro, além de ser possível fazer uma versão com LXQt.

Chrome OS é mais leve que um Zorin ou um Mint em Xfce?

Se for, a alternativa está nas distros ultraleves: AntiX, Bodhi Linux e assemelhadas.

@Rodrigo_Chile O Endless é bom mesmo, bem prático, principalmente para uso de pessoas idosas e crianças mais habituadas a tablets e smartphones do que computadores, é uma ótima opção para introdução à informática, uma porta de entrada, o problema é o peso da interface gráfica de fato.
@Hornetman Falam muito da leveza e praticidade do Zorin Lite, nunca usei, mas, creio que seja um pouco mais pesado que o ChromeOS., tanto pela otimização do Gentoo, quanto pelo ambiente gráfico.
@Sergio_H Acredito que seja sim, ao menos na versão embarcada nos Chromebooks (não sei como está o Flex nos X64) por isso estou tentando encontrar um similar em características entre as distros para usar em computador limitados, isso sem partir para distros extremas.

2 curtidas

Gallium uma distro feita para dispositivos com Chrome OS, à mesma utiliza o XFCE e é feita para este tipo de hardware.

2 curtidas

O problema, corrija-me se estiver equivocado, é que essa distro é dedicada e só serve para o próprios chromebooks.

Ubuntu. Fácil de usar, tem ampla documentação e uma grande comunidade.

O Zorin normal é mais pesado, pois vem com o ambiente GNOME. O Zorin Lite vem com o Xfce, que é mais leve, e ele pode ficar mais leve ainda se desativar alguns serviços desnecessários e desinstalar a GNOME Software (mas aí perde um pouco da facilidade para instalar aplicativos).

1 curtida

Eu diria EndlessOS, se tiver algum suporte inicial a mais ao usuário em questão (tipo alguém para apresentar os primeiros passos e preparar o sistema como add flathub instalar app’s comuns…) também diria o Fedora Silverblue: fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.

1 curtida