Considerando leveza, facilidade de uso para o público em geral e modularidade (ou algo equivalente que dificulte a quebra e facilite a recuperação do sistema operacional), para quem quer uma distro Linux com os mesmos adjetivos e predicados do Chrome OS, mas, quer fugir do Google, que sistema operacional “Linux sangue puro”, vocês consideram o mais próximo do presente nos chromebooks e que vocês recomendariam a terceiros?
Se não se levar em conta o quesito “leveza”, eu diria Endless, sem pestanejar. Vem com praticamente tudo, é inquebrável e preza pelo uso doméstico, além do educacional. A outra opção seria o Fedora Silverblue, mas até onde sei não é tão fácil de usar quanto o Endless.
O problema do Endless é a interface Gnome, o que faz com que torradeiras fiquem com sérias dificuldades de rodar o sistema. E, até onde lembre, não há nada parecido com essa proposta com uma interface mais leve, como XFCE ou LXQt.
Uma pegada legal de sistema leve é o Zorin Lite, um sistema bonito e leve. Além do próprio BigLinux que usa o KDE bem arrojado, com base manjaro, além de ser possível fazer uma versão com LXQt.
Chrome OS é mais leve que um Zorin ou um Mint em Xfce?
Se for, a alternativa está nas distros ultraleves: AntiX, Bodhi Linux e assemelhadas.
@Rodrigo_Chile O Endless é bom mesmo, bem prático, principalmente para uso de pessoas idosas e crianças mais habituadas a tablets e smartphones do que computadores, é uma ótima opção para introdução à informática, uma porta de entrada, o problema é o peso da interface gráfica de fato.
@Hornetman Falam muito da leveza e praticidade do Zorin Lite, nunca usei, mas, creio que seja um pouco mais pesado que o ChromeOS., tanto pela otimização do Gentoo, quanto pelo ambiente gráfico.
@Sergio_H Acredito que seja sim, ao menos na versão embarcada nos Chromebooks (não sei como está o Flex nos X64) por isso estou tentando encontrar um similar em características entre as distros para usar em computador limitados, isso sem partir para distros extremas.
Gallium uma distro feita para dispositivos com Chrome OS, à mesma utiliza o XFCE e é feita para este tipo de hardware.
O problema, corrija-me se estiver equivocado, é que essa distro é dedicada e só serve para o próprios chromebooks.
Ubuntu. Fácil de usar, tem ampla documentação e uma grande comunidade.
O Zorin normal é mais pesado, pois vem com o ambiente GNOME. O Zorin Lite vem com o Xfce, que é mais leve, e ele pode ficar mais leve ainda se desativar alguns serviços desnecessários e desinstalar a GNOME Software (mas aí perde um pouco da facilidade para instalar aplicativos).
Eu diria EndlessOS, se tiver algum suporte inicial a mais ao usuário em questão (tipo alguém para apresentar os primeiros passos e preparar o sistema como add flathub instalar app’s comuns…) também diria o Fedora Silverblue: fastoslinux.com - This website is for sale! - fastoslinux Resources and Information.