Qual a forma de saber se tenho Vulkan instalado na minha distro?

Olá pessoas!
Gostaria de saber qual comando ou maneira de descobrir se minha distro tem Vulkan instalado ou qual a forma de instalar no Manjaro.
Obrigado

Intel core i5 6200u
8gb de Memoria RAM
HD Hibrido de 1TB e 8gb SSD (Pelo menos e oque a fabricante fala)
GeForce 930M 2GB
Manjaro KDE

1 curtida

Provável que tenha… busque pelo Vulkan no PAMAC gráfico, ele deve aparecer integrado ao seu driver da Nvidia. Como o meu é Mesa-Intel, ele aparece assim:

Colocando na opção de pacotes instalados, aí ele te mostra o que realmente tem no sistema

2 curtidas

Opa blza @Joaomns??? Vc pode fazer como disseram e tbm conferir se a sua GPU tem suporte ao VULKAN, ai recomendo dar uma olhada no site da NVIDIA pra isso, q é este aqui.

1 curtida

Tem quatro pacotes para isso:

Pro Manjaro, assim como no Arch, os pacote-base do Vulkan são o vulkan-icd-loader e lib32-vulkan-icd-loader (base do Vulkan em 64 e 32 bits).

Daí escolher o driver apropriado para sua placa gráfica:

nvidia-utils # Nvidia
vulkan-intel # Intel
vulkan-radeon # AMD

Para poder usar em Proton/DXVK, é necessário instalar também o correspondente que tem lib32 antes do nome. Por exemplo, para poder usar sua placa Intel no DXVK é preciso instalar lib32-vulkan-intel além de vulkan-intel e, para a Nvidia, lib32-nvidia-utils além de nvidia-utils.

Para confirmar isso, tem o pacote vulkan-tools
Ele traz um monte de informações, mas tem um comando pronto para sair só as GPUs com Vulkan detectadas:

vulkaninfo 2>/dev/null | grep '^GPU id' | sort | uniq

A saída vai ser assim (exemplo meu):

GPU id : 0 (AMD RADV HAINAN (ACO)):
GPU id : 1 (Intel(R) UHD Graphics 620 (WHL GT2)):
3 curtidas

Certo mais no meu caso que e placa hibrida qual escolheria? Sabem a dor de cabeça disso kkkkk, pelo menos no manjaro nunca consegui fazer funcionar direto…

Os dois. Por exemplo, eu tenho vulkan-intel e vulkan-radeon instalados, daí o sistema escolhe automaticamente conforme a placa que está ativa.

1 curtida

Sim minha GPU está listada pela Nvidia…

1 curtida

Então só de instalar os drivers da NVIDIA, em teoria, já é pra deixar ativado o VULKAN ai :v:t2:

1 curtida

Muito obrigado, consegui aqui…Depois de um tempo quebrando a cabeça kkkkk

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.