Qual a finalidade dos dois fios da placa de rede

Bom dia pessoal. Troquei minha placa wifi, a minha original tinha dois fios e troquei por uma que tem entrada para um só. A rede parece estar até melhor. Mesmo com um único fio. A minha dúvida é, qual a finalidade dos fios da placa de rede?

Antena.

2 Curtidas

resposta simples direta e ilustrada

é disso que o povo gosta

1 Curtida

@MotaC eu sei que é uma antena, obrigado pela resposta. Mas eu queria saber se as duas são para wifi, ou uma é para bluetooth. Eu troquei minha placa e coloquei uma de outro notebook que eu tinha em casa. Esse que coloquei tem entrada pra um fio só. Eu coloquei o fio preto e deixei o branco. Será que faz diferença deixar um fio solto?

Até onde conheço, é apenas para wireless. Afinal, bluetooth sempre possuiu alcance limitado (oriundo da própria concepção dele) em qualquer aparelho.

1 Curtida

Uma antena placa de 54/150Mbps
Duas antenas placa de 300/450mbps
Não chega a ser uma regra mais seria interessante colocar as especificações de ambas aqui para termos uma ideia.

2 Curtidas

Entendi, agora tudo faz sentido. No meu caso minha internet é de 100 Mbps, mas nunca passa de 50/60 Mbps. Com a placa com dois fios o sinal não chega 100%, porém com a de um fio só o sinal chega. A placa que retirei é esse:

já as especificações da de um fio só não sei como ver pelo terminal. Seria ifconfig ?
?

Essa é uma placa 802.11 bgn ou seja 150MB/s com transmissão de dados separados.

já as especificações da de um fio só não sei como ver pelo terminal. Seria ifconfig ?

lspci

ou se preferir almo mais detalhado
lshw - requer instalação dependendo da distro.

1 Curtida

o comando lshw tem uma saída muito extensa. Então printei o lspci

essa é a placa com apenas um fio. Ela é melhor que esse outra que postei acima?

É a Realtek RTL8188CE

Olhando nos manuais pois, não conhecia nenhum dos dois modelos a Realtek tem vantagens e trabalhar com canas de configurados em 20Mhz e 40Mhz enquanto no modelo da Atheros AR5B125 apenas 20Mhz, ambas são 150Mb/s.

Pode ser que sua placa antiga já estava apresentando problemas ha algum tempo ou o chipset de fato não daria conta de entregar a velocidade no qual foi proposito ( já que se trada de velocidades teóricas).

Entendi, vou dar uma olhada no manual sim. Eu havia trocado a placa pra ver se meu bluetooth pegava, mas mesmo assim não pega. Está me sendo um desafio fazer o bluetooth e o kdeconnect pegarem no meu notebook. Notei que uma outra maquina que tenho aqui em casa com Lubuntu tem o mesmo problema com o bluetooth. Obrigado pela elucidação a cerca da placa de rede, realmente é uma coisa que eu queria muito saber ^^

Dica de eletrônica:

TX = Transmitter = Transmissor
RX = Receiver = Receptor
TRX = Transceiver = Transceptor

Transmissor só envia. Receptor só recebe. E transceptor envia e recebe.
No caso da sua placa uma antena so recebe sinal e a outra faz os dois trabalhos.
E tanto faz a tecnologia ser bluetooth ou wifi, porque elas utilizam o mesmo meio de comunicação (o espectro eletromagnético) precisando das mesmas antenas. Mas quem define que antena utilizar é o firmware dela.

4 Curtidas

valeu pela dica, mas onde posso ver se minha placa é TX, RX ou TRX? Então no meu caso minha placa (com uma antena) não é TRX?

1 Curtida

a

2 Curtidas

Da uma olhada nessa, TX2
isso no caso seria apenas transmissor. Será que a placa tem algo a ver com o meu bluetooth que não funciona?

image

Esse TX2, nesse caso, não tem nada haver com transmissor. É apenas um código que a FCC atribuiu para identificar o fabricante (Realtek Semiconductor Corp).

Esse modelo TX2-RTL8188CE não tem função bluetooth. Você pode checar no site da FCC clicando aqui.

Já o modelo TX2-RTL8188CEB8 vem com 3 canais de bluetooth. Você pode checar no site da FCC clicando aqui.

Nas imagens abaixo você pode ver que só a segunda tem um chip bluetooth soldado. Os pinos de antenas tanto faz ter um ou dois, mas em geral para bluetooth e wifi funcionar ao mesmo tempo (coexistência) é bom ter duas antenas.
TX2-RTL8188CE
TX2-RTL8188CE
TX2-RTL8188CEB8
TX2RTL8188CEB8

1 Curtida

obrigado meu querido!!! to me matando pra fazer o bluetooth pegar Rs’

Rapaz, você alguma vez já conseguiu utilizar bluetooth com essas placas?
Porque na especificação da FCC tanto a PPD-AR5B125 quanto a TX2-RTL8188CE não tem suporte a bluetooth.
Acredito que você esteja pegando essas imagens da internet e não corresponda ao modelo real delas. O ideal seria postar as fotos das etiquetas nelas sem pegar na net.
A simples mudança ou falta de uma letra ou numero já pode chegar em outra especificação. Por exemplo:

PPD-AR5B125 <---- Sem bluetooth
PPD-AR5B225 <---- Combo bluetooth
1 Curtida

nunca consigue usar o bluetooth nela. Estou pegando as imagens ta internet sim, pois já coloquei a placa no pc. vou abrir e ver a etiqueta dela