Qual a finalidade do Ubuntu Server?

gostaria de saber o que mais da pra fazer com o samba alem de um servidor de arquivos qual mais funcionalidade ele contem

Ubuntu Server é para servidores. O nome é mais marketing, no fundo o sistema é o mesmo do Desktop. A diferença é que o Ubuntu Server não vem com uma interface gráfica e os apps que vem por padrão são mais voltados a administração de servidores e de segurança.

1 Curtida

sim eu sei uso ele em dois servidores so que uso como servidor de arquivos e para dominio so queria saber se o samba tem mais alguma funcionalidade alem dessas

É só isso mesmo, ele foi criado para resolver o impasse entre a comunicação entre máquinas windows e linux. Dá pra dizer que ele permite:

  • compartilhamento de arquivos, impressoras, diretórios, entre outros, com máquinas que rodam o Windows;
  • controle de acesso e privilégios;
  • resolução de nomes (DNS);
  • configurações a partir de ambientes remotos.
1 Curtida

Como o Harold disse, Ubuntu Server é voltado para servidores. Servidores ofertam mais serviços do que só o “Samba”. O samba é apenas um serviço, importante por sinal caso tenha máquinas windows no ambiente.
Além do serviço Samba, existe dns, dhcp, firewall, ips, nas, ids, proxy, etc, que o Ubuntu Server pode ofertar em uma rede de computadores.

1 Curtida